O Nome da Rosa
    Você assistiu O Nome da Rosa ?

Vinícius d
    Vinícius d

Enviada em 14 de maio de 2023
    Eu adoro ver a criatividade para inventarem novas zoações feitas em cima da igreja católica então nem irei entrar nos méritos filosóficos da obra que advém do escritor Umberto Eco. Sean Connery fez seu trabalho habitualmente muito bem, o retrato dos cenários medievais, sobretudo da biblioteca enriquecem com o quieto monge William. Realmente você embarca no mundo medieval da primeira metade do último milênio. Christian Slater fez uma atuação engraçadíssima através do inconsolado aprendiz franciscano a cada descoberta, o cenário do labirinto tem uma das melhores partes do filme. Nem Bertrand Gui escapa de ser "caricaturalmente" executado, o odiado membro da inquisição. O embate do filme principal é o livro secreto, uma das partes de um romance de Aristóteles traduzido, que deixa os monges malucos incomodados porque em resumo diz: ria até das piores situações, é um remédio para os problemas. A história vai por ai. Mas com certeza o filme enriquece pela presença de grandes atores: Ron Perlman (Hellboy), F. Murray Abraham, Sean Connery, Christian Slater que nos dão um bom suspense.
    ANA EMILIA CARDOSO
    ANA EMILIA CARDOSO

Enviada em 14 de setembro de 2021
    Eu adorei esse filme. Prende a nossa atenção do começo ao fim. Podemos entender o porque da igreja mentir tanto em nome de Deus.
    Deysecibeleo Bezerra
    Deysecibeleo Bezerra

Enviada em 4 de dezembro de 2020
    O filme retrata um franciscano que começa a investigar e descobrir os mistérios de assassinato em um mosteiro italiano.As vítimas aparecem com os dedos e a língua roxo se torna o padrão dos sinais deixados nas vítimas de assassinato,tudo indica que o mistério girava em torno da biblioteca o nome Rosa tinha um sentido de metafísica essa biblioteca era escondido e o monge mais antigo Jorge de Burgos é o autor dos assassinatos,essa biblioteca escondia os escritos profanos da Igreja,todos os monges que tinham acesso aos livros e tocavam as páginas continham veneno.
    Jaldérico Xavier
    Jaldérico Xavier

Enviada em 7 de maio de 2020
    O nome da rosa

Em meio a tantas já destacadas qualidades do trabalho, me atenho a o que mais me chamou a atenção.
    Em primeiro lugar, o título. Só o estudo deste caberia um outro trabalho. O autor do livro que deu origem a película, o italiano Umberto Eco, disse ao comentar sobre seu título que, “...Um título deve confundir as ideias, nunca discipliná-las.” E, realmente, instiga à curiosidade. Como o antagonismo esteve sempre tão presente no desenvolvimento das ciências atuais.
    Depois, as vezes custa crer, nas bases sobre as quais foram erguidas a cristandade geral dos nosso dias – e não se difere do modo em que as ditas igrejas cristãs tem feito atualmente, diga-se de passagem. O filme retrata uma espécie de pequeno congresso no qual a ordem Franciscana, mediada pela ordem que administrava o mosteiro onde se realizaria este evento, os beneditinos, travaram um debate acalorado sobre o tema humildade ou riqueza, em suma. Isto fica claríssimo na vestimenta com que se apresentam os enviado de Roma.
    Muito bem localizadas, estão as cenas em que o diretor destaca que mesmo em um mosteiro onde escribas passavam suas vidas traduzindo obras para os fins da Igreja, havia, o que também não difere de hoje, sexo, opressão, subjugação, consumo de álcool, exploração das comunidades e todas as características que marcam o ser humano como em qualquer outro lugar na terra.
    A simbolização que o autor e diretor deixam estampadas em suas obras parece, aos olhos de hoje, quase uma piada – uma obra de Aristóteles supostamente perdida e guardada na grande e secreta biblioteca do mosteiro que tratava sobre a comédia, o riso, a alegria, ditas estas heresias incompatíveis com a fé cristã, ao ponto de destruí-la (leia-se a Igreja). E pensar que forma mais de mil anos impondo o medo e coletando riquezas.
    A santa Inquisição enviava seus inquisidores para julga e executar a sentença, morte queimado numa fogueira para quem praticasse qualquer ato herege como, por exemplo, discordar do inquisidor. O demônio era sempre a desculpa.
    De resto, vale a simbólica ação do personagem principal William de Baskerville salvando algumas obras do incêndio que consome a biblioteca e seu guardião cego responsável pelos crimes que são pano de fundo da história.
    Vanderlei O
    Vanderlei O

Enviada em 14 de setembro de 2019
    Foi um marco para que inicie o gosto por obras instigantes e apuradas, vale a pena assistir, inclusive devo rever novamente , pois sempre forma-se nova interpretação subliminar
    Murilo Dias
    Murilo Dias

Enviada em 11 de maio de 2019
    Clássico filme de uma obra de Humberto Eco, apenas com essas informações é chamada a atenção de todos. O filme é interessante em muitos momentos, já que mostra a Europa em um momento que a Igreja Católica era a grande poderosa. O filme é acima de tudo didático.
    Loanmarques1
    Loanmarques1

Enviada em 13 de abril de 2019
    Filme ótimo, simplesmente. Um cenário que retrata bem as condições da época, além de um enredo que fisga a atenção do início ao fim da trama
    Elza M
    Elza M

Enviada em 14 de setembro de 2018
    Destaque para o cast de atores
    fantástico para quem leu o livro.
    Assisti ao filme na estréia , e o achei arrepiante.
    A atmosfera lúgubre da abadia , cenário único do filme, compoe o ambiente perfeito para o clima sinistro propiciado pelo suspense da história , um thriller sobre as trevas da era medieval, quando a Igreja Católica, pela ação da Santa Inquisição condenava à morte nas piras assassinas de todos quantos ousavam duvidar dos dogmas da religião católica .
    Dailson V.
    Dailson V.

Enviada em 16 de abril de 2018
    Filme excelente, esse filme mostra a realidade da evolução humana em uma época em que o conhecimento era privilégio de pouco. O conhecimento adquirido era usado de maneira equivocada pela classe religiosa para escravizar o povo.

Enviada em 9 de abril de 2018
    Clássico e um dos melhores filmes dos anos 80 fácil fácil. Aqui temos o grande Sean Connery muito bem e merecia ter sido indicado, mas ... ainda temos F. Murray e Cristian Slater, os dois ótimos ou seja o elenco todo. Roteiro incrivelmente lindo e desenrolar impecável. ainda temos uma direção de arte maravilhosa, sendo ela uma das belas já produzidas para o cinema, na época não concorreu a nenhum óscar, hoje seria facilmente indicado no minimo a 12 óscar, nos principais concorreria para Filme, diretor, ator e ator coadjuvante, roteiro. O nome da Rosa é uma obra de arte das mais bela que o cinema já proporcionou.