Demon
    • Almanaque Virtual
    • Rubens Ewald

ScreenCrush

por Matt Singer

Embora Piotr esteja possuído por um tipo de dybbuk, "Demon", funciona igualmente bem como metáfora do grande impacto de um trauma emocional. Sem maquiagem elaborada nem efeitos especiais, Tiran passa para uma transformação incrível ao longo do filme...

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Apesar da habilidade em manipular os arquétipos do terror, é na utilização dos elementos de humor, com forte carga irônica, que o trabalho de Wrona realmente se diferencia. Os diálogos e situações cômicas, aparentemente deslocadas, servem para reforçar a sensação de absurdo que beira o surreal da trama.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Playlist

por Kimber Myers

Graças ao talento do diretor Marcin Wrona, "Demon" combina elementos bem distintos do filme de casamento e do filme de possessão para criar uma história perturbadora e divertida, com muito mais a dizer que a maioria dos filmes de terror ou comédias.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cinemascope

por Guilherme Franco

Como "A Bruxa", não é um filme essencialmente assustador, um thriller de terror, mas um retrato da sociedade mascarado de mistério e esoterismo. O que a ciência não explica, o ser humano carrega de simbologias e como o próprio encerramento do filme aponta, dá um jeito de se livrar.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

Embora esteja longe da perfeição, "Demon" é um filme que se constrói em boa parte através da cinematografia, ao invés duma narrativa descritiva, o que hoje em dia quer dizer muita coisa.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Rodrigo Zavala

O roteiro não consegue investir em processos lentos de possessão ou na apresentação da complexidade dos múltiplos personagens que invadem a tela, trazidos pela festa de casamento. E a narrativa corre para colocar tudo no lugar nos enxutos 90 minutos de duração.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Fernando Masini

A situação passa a ser tão maluca, com drama, comédia e terror dançando em sintonia, que uma atmosfera de sonho (ou melhor, pesadelo) toma conta da trama.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Alessandro Giannini

Wrona buscou deliberadamente a diferença e a inovação, embora tenha procurado alguns elementos de identificação com a tradição mais clássica do horror. Um desses pontos está na trilha sonora de Krzysztof Penderecki, compositor dos temas de dois filmes exemplares do gênero, “O Exorcista” e “O Iluminado”.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por John DeForge

As coisas, eventualmente, descambam para um setor abstrato que deve ter funcionado bem melhor nos palcos do que funciona aqui [...] mas sempre mantendo uma atmosfera convincente.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Joe Leydon

A ambiguidade é, de fato, uma meta artística digna. Mas quando "Demon" termina, o público é deixado à sua própria sorte, tentando classificar suas ideias através de uma nuvem de tramas desconexas.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Iara Vasconcelos

Wrona falha em criar uma atmosfera verdadeiramente assustadora, assim como falha em manter o suspense nas cenas que antecedem a possessão. O ritmo arrastado [...] e a interrupção excessiva do clímax fazem o espectador se entediar rapidamente.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Embora não alcance o mesmo nível de "O Batismo", "Demon" deixa o espectador intrigado. Falta apenas apuro ao roteiro, que lança diversas pistas para explicar o enigma, mas deixa todas pelo caminho.

A crítica completa está disponível no site Preview

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O roteiro em tentar teimar que é realista, e não paranormal, cede demais para fofocas de casório e de menos para a ambiguidade entre a loucura e a possessão, que acabam subaproveitados. Não é um filme feito parara sustos. Nem para claustrofobia. É apenas um drama esperto que brinca com crenças.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não é novidade um filme que apresenta um casamento que provoca o pior nos convidados, mas aqui tudo é levado a sério [...] E infelizmente não funciona para fãs casuais do gênero.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald