Tour de France
    • Folha de São Paulo
    • Critikat.com

Cinepop

por Raphael Camacho

As subtramas conseguem um certo alcance dentro da história. Principalmente a do filho (o produtor de Far’Hook) que não fala mais com o pai (Serge). [...] A variação de tipos de imagens, com câmeras de celulares em alguns momentos, deixam o filme com uma grande personalidade e originalidade.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

O rapper Sadek investe no papel boa parte de sua trajetória pessoal, conferindo ao personagem uma autenticidade que aumenta o interesse. Ao lado dele, o consagrado Depardieu usa sem esforço seu grande talento para compor com humanidade um personagem com todo potencial para ser desagradável

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Matheus Bonez

A distância entre os dois diminui a cada diálogo do roteiro que mostra o ser humano como igual em sua essência, independentemente de ele ser de uma etnia ou de outra. O estreante Sadek, também rapper na vida real, entrega uma performance sensível...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Fátima Gigliotti

O talentoso Djaïdani constrói uma ponte ora com diálogos certeiros, ora com improviso, ora com sua própria câmera, ora com as imagens filmadas pelo celular de Far’Hook durante a viagem. O resultado é um libelo atual, multifacetado e universal sobre a tolerância.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O grande em todos os jeitos Depardieu faz um ex-operário que imita o pintor Joseph Vernet, só que no caso o confronto com os árabes acaba sendo muito importante e cada vez mais fundamental na cultura francesa.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Guillemette Odicino

Gérard Depardieu nos lembra que ele é capaz de uma fusão única de impudor e delicadeza, improvisando um rap furioso sobre a Marselhesa. [...] Diante dele, Sadek se impõe, pudico e inatingível.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Davi Gonçalves

Existe também um contraste entre as atuações do corpulento Depardieu e o modesto, porém esforçado, Sadek – mas isto não é algo que torne Tour de France menos digerível. Pelo contrário, a obra de Rachid Djaidani acerta ao nos proporcionar um interessante retrato da França atual.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

O Globo

por Daniel Schenker

De acordo com o esperado, eles brigam, fazem as pazes e firmam parceria. Mas o filme suscita curiosidade, a começar pela contracena entre atores tão distintos quanto os protagonistas que interpretam.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Charles Gant

Um amável filme de estrada de amigos incompatíveis que lança um veterano lendário da atuação, Gérard Depardieu, com o rapper Sadek em seu primeiro papel de filme. Esta odisseia sentimental não é um filme de baixa qualidade sem charme, [porém lhe] falta uma comédia atraente.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Jordan Mintzer

[...] é um momento estranhamente exuberante em um filme [...] que [coloca Gerard Depardieu] contra um jovem MC de origem árabe (interpretado com fragilidade convincente pelo rapper Sadek), preparando o palco para um conflito cultural onde a velha França bate de frente com a geração bling-bling.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Peter Debruge

Se a ideia de assistir de Gérard Depardieu cantando rap [...] soa como um motivo bom o suficiente para ver um filme, então "Tour de France" faz seu trabalho. [...] Não há como evitar a breguice dessas cenas, mas Depardieu [...] consegue transmitir a maravilha de qualquer situação.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Arte e (in) tolerância racial são os temas principais de "Tour de France", um embate entre a velha e a nova França, registrado com o vigor da juventude e a experiência da maturidade.

A crítica completa está disponível no site Veja

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A escrita habilidosa de Djaïdani se revela em diálogos que expõem as limitações do mundo de cada um, forçados a se abrir na convivência forçada. [...] Quando prefere largar mão da fábula, "Tour de France" desiste também de ser um filme para ser somente uma peça de propaganda.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Critikat.com

por Josué Morel

Os exageros são evidentes, as sequências são as mais constrangedoras possíveis. [...] Filme vazio de objetivos vazios, "Tour de France" marca uma nova etapa bastante triste no fim da carreira, um tanto caótica, de Gérard Depardieu.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com