Em São Paulo, um morador de rua vaga pelas ruas da cidade, buscando um lugar onde dormir, e água para se lavar. Aos poucos, conhecemos mais sobre este homem que já foi um renomado professor da USP, e hoje mora nas ruas por opção. Uma jovem pesquisadora, fascinada com o caso do homem que batiza de "Malbou", começa a refletir sobre as maneiras de ajudar pessoas nessas condições.
Distribuidor VITRINE FILMES
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2015
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 1 curiosidade
Orçamento-
IdiomasPortuguês
Formato de produção
-
CorPreto & Branco
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Críticas AdoroCinema
3,0
Legal
Fome
O real e o artifício
por Bruno Carmelo
No filme A Idade do Ouro (1930), um homem passeia pela cidade e, sem razão aparente, agride um morador de rua. O diretor Luis Buñuel confessou, mais tarde, que sempre foi perturbado pela presença de mendigos, porque eles o faziam sentir culpado por ter uma boa condição de vida. Este incômodo, de certo modo, constitui o tema de Fome, produção de Cristiano Burlan que analisa a inserção de um morador de rua (Jean-Claude Bernardet) na cidade de São Paulo.
Burlan constrói sua tensão pelo combate de opostos: os longos planos acompanhando o personagem indicam um registro realista, mas a fotografia em preto e branco impecável remete à ficção. Por um lado, moradores de rua reais prestam depoimento à câmera, em tom documental, mas os registros são feitos a uma pesquisadora fictícia (Ana Carolina Marinho) coletando dados para uma tese. Por um lado, transeuntes reais do centro de São Paulo encara...
Segui-los
33771 seguidores
Ler as 1 793 críticas deles
3,5
Enviada em 19 de abril de 2018
Bom filme! Roteiro poético e simpático, que mostra a vida de um ex-professor que hoje mora na rua. A fotografia em preto e branco é o grande destaque do filme, mas ao mesmo tempo mostra uma direção amadora. a atuação do protagonista ator belga Jean- Claude é boa, nada de excepcional. Aqui temos um filme com cara de documentário que expressa uma vida difícil e também cheia de orgulho.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade