Belos Sonhos
    • Variety
    • Veja

Cinepop

por Raphael Camacho

O filme é tão bem realizado que prepara o espectador para um gran finale repleto de sentimentos guardados e que precisavam escapar para que o protagonista seguisse em frente com sua vida.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Massimo descobre o mundo como quem precisa restaurar um sentido, mas se choca o tempo todo com a opacidade e o desinteresse dos adultos por sua falta. [...] O filme nos leva a percorrer um caminho equivalente com sua narrativa aleatória.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Há uma nostalgia melancólica na visão de Bellocchio, transmitida pelo olhar desolado de Valerio Mastandrea, mas que o diretor faz questão de fundir ao humor. O confrontamento do poder – elemento indispensável à obra do italiano -, por exemplo, vem no divertido diálogo do jovem Massimo com o padre.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Montado com brilhantismo por Francesca Calvelli, que cria uma estrutura cronologicamente fluida, [...] usa a recorrência dos flashbacks como um modo inteligente e eficaz de ilustrar, através da natureza inesperada de suas aparições...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Neusa Barbosa

Bellocchio compõe com nuances e realismo as diversas fases na vida de Massimo, tirando um ótimo proveito de imagens da televisão da época (anos 1950/1960) não só para situar a história temporalmente como para definir o papel que ela representa no imaginário do menino.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Sérgio Rizzo

A mãe (Barbara Ronchi) e o pai (Guido Caprino) desempenham papéis-chave em uma história de amor e mistério que aos poucos revela seus doloridos contornos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Roberto Bueno

O ator Valerio Mastrandrea realiza perfeitamente o papel do homem afetado pela ausência da sua mãe. Valerio dá o peso certo à carga dramática dessa personagem.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Preview

por Roberto Cunha

Com boa reconstituição de época, bela fotografia do premiado parceiro Daniele Ciprì, boa música original do também parceiro Carlo Crivelli e ainda o auxílio luxuoso de Deep Purple, com “Highway Star”, entre outras canções conhecidas, o título ganharia mais ritmo se fosse mais curto.

A crítica completa está disponível no site Preview

Quarto Ato

por Lucas Veiga

"Belos Sonhos" é um filme maduro, que demanda do espectador imersão na narrativa e proporciona reflexões sobre a subjetividade e o passado. A identificação é quase imediata, e as pouco mais de 2 horas de duração parecem minutos perante ao que é colocado em tela.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Télérama

por Jacques Morice

Marco Bellocchio não acredita em Deus (ele denuncia mais uma vez os perigos e mistificações da religião), mas pelo menos ele acredita na cura, na melhoria de si e do mundo.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Roger Lerina

Ainda que temos caros à obra do realizador de filmes como "De Punhos Cerrados" (1965) [...] estejam presentes também em "Belos Sonhos", [...] Bellocchio parece ter ficado reverente demais ao original literário...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

[...] o filme tem um impacto emocional e uma urgência que capturam a atenção do espectador, apenas perdendo potência nos últimos momentos de um drama surpreendemente compacto com mais de duas horas de direção.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Critikat.com

por Benoît Smith

Por mais que seja filmada de maneira elegante, a ação torna-se limitada por uma estrutura que revela quem está por trás do roteiro. Não se cria um protagonista consistente, nem se projeta um ponto de vista do cineasta sobre o que é contado.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Screen International

por Jonathan Romney

O aspecto mais frustrante de "Belos Sonhos" é que o filme permite que os espectadores fiquem muito à frente do protagonista na investigação sobre o que realmente aconteceu com a mãe.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Jay Weissberg

Apesar do filme se tornar mais cômico em direção ao fim, o dano já estará feito quando você chegar lá, nem mesmo a melhor parte do filme vai corrigir os problemas.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

O diretor italiano Marco Bellocchio recorre à mesma linha narrativa de "Sangue do Meu Sangue", seu filme anterior, no novo drama "Belos Sonhos". [...] Tendo um protagonista psicologicamente abalado, o diretor perdeu a oportunidade de analisar seus traumas e levá-lo à terapia.

A crítica completa está disponível no site Veja