Minha conta
    Neruda
    Média
    3,9
    publicações
    • Chronic'art.com
    • Críticos.Com.Br
    • The Playlist
    • Variety
    • Papo de Cinema
    • Preview
    • Cineweb
    • Collider
    • O Globo
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • Télérama
    • Zero Hora
    • Omelete
    • Critikat.com
    • Folha de São Paulo
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Chronic'art.com

    por Guillaume Orignac

    Longe da cinebiografia sugerida pelo título, o filme adota o ritmo de seus diálogos e da voz off, oferecendo uma aventura mental imaginada a partir de alguns fatos bem reais.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Críticos.Com.Br

    por Luiz Fernando Gallego

    Ignorado dentre os nove finalistas do Oscar para filme em língua não-inglesa, [...] "Neruda" é, na opinião de quem assina este texto, o melhor filme do chileno Pablo Larraín, realizado a partir de excelente roteiro assinado apenas por Guillermo Calderón...

    A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

    The Playlist

    por Jessica Kiang

    Um filme habilidoso, malicioso e quase incompreensivelmente inteligente, com tanta invenção contida em cada imagem que seu único risco real é a saturação. "Neruda" funciona de maneira empolgante como uma apaixonante carta de amor ao conceito de ficção.

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Variety

    por Jay Weissberg

    Os finais das obras de Pablo Larraín são sempre surpreendentes, exatamente no momento em que tudo faz sentido e o público assite com um misto de espanto e encanto.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    Um dos elementos mais interessantes de Neruda é a subversão constante da relação espaço-temporal. Em diversas sequências as pessoas mantêm diálogos contínuos por cenários intercalados.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Preview

    por Mariane Morisawa

    Com muito humor, a realidade e a ficção se embaralham, personagens questionam-se, e o espectador sai com a sensação de ter vivenciado Neruda e sua obra, em vez de apenas ter assistido, passivamente.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Explorando numa obra já consistente os mitos e pesadelos chilenos (há uma pequena nota em "Neruda" lembrando o início do então tenente Augusto Pinochet como carrasco de um campo de prisioneiros políticos, Pisagua), Larraín acerta de novo.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Collider

    por Brian Formo

    Quando a narrativa se revela não biográfica, "Neruda" ainda consegue retratar a alma de um poeta, dar nova vida ao detetive, comentar as loucuras do governo chileno na época e brincar com gêneros como um escritor certamente gostaria de fazer.

    A crítica completa está disponível no site Collider

    O Globo

    por Mário Abbade

    Além de craque na linguagem cinematográfica, Larraín mistura com equilíbrio discurso e entretenimento. No novo longa, ele foge da mesmice habitual e constrói um filme policial pós-moderno sobre a influência exercida por Pablo Neruda e a purga comunista que vitimou o poeta.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Screen International

    por Allan Hunter

    O filme é frequentemente divertido e perturbador ao mesmo tempo que se prova como um olhar revelador sobre quem era Pablo Neruda e sobre a batalha política no Chile dos anos 40.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Benjamin Lee

    "Neruda" se arrisca bastante, e como o poeta que inspirou seu personagem principal, o filme não é convencional. Estruturado de maneira inteligente e repleto de mais vida e significado que a maioria das cinebiografias, vale a pena se arriscar com este filme.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por David Rooney

    O filme, às vezes, é mais interessante do que iluminado, mas também é uma bela e idiossincrática contemplação de um grande artista para quem o compromisso político era uma anátema.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Télérama

    por Cécile Mury

    Pablo Larraín conserva sua ironia, e brinca, às vezes, de fantasiar o seu projeto de filme policial à moda antiga. Ele se empolga como nunca fez antes, embriagado pelo sopro épico do tema.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Zero Hora

    por Roger Lerina

    "Neruda" ganha também vivacidade graças a expedientes curiosos como transpor subitamente os personagens para cenários diferentes no meio dos diálogos, sem interromper as conversas, e ao artificialismo de algumas falas e situações...

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Omelete

    por Marcelo Hessel

    Essa narração parece ter a intenção de zerar os atores políticos do filme, desconsiderar os juízos que fazemos de reaças e comunistas (ao ridicularizar todos por igual), e a partir disso atribuir-lhes novos sentidos.

    A crítica completa está disponível no site Omelete

    Critikat.com

    por Benoît Smith

    O que irrita profundamente nesta biografia verdadeira-falsa é a sua maneira de se refugiar na abstração para evitar o confronto com aspectos mais sérios do tema, e que o cenário sugere em momentos de crise de consciência.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Folha de São Paulo

    por Inácio Araújo

    Larraín dribla o político para privilegiar o, digamos, poético-policial. Perde-se algo com isso, certamente: aspectos políticos e históricos, decisivos no caso, passam a plano bem secundário, sacrificados ao carisma de Neruda e ao seu mito.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Lançado em julho de 2015, "Neruda" tratava da fuga do poeta e senador Pablo Neruda (1904-1973) do Chile. O novo Neruda segue a mesma trilha, porém com mais talento. [...] Também roteirista de "O Clube", Guillermo Calderón, desta vez, erra o alvo ao injetar poesia em episódio verídico.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top