Últimos Dias em Havana
    • Variety
    • Veja

O Globo

por Simone Zuccolotto

A cidade é personagem, viva, as bicicletas-táxi, o caminhão de lixo, as habitações deterioradas, os emaranhados de fios nos postes, os varais ao ar livre. É hábil no retrato da capital, como Pedro Juan Gutiérrez o é na literatura.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Nem por todo seu drama o filme deixa de ser impregnado de humor, marcado nas falas de Diego, que sinalizam um tom infiltrado de melancolia e amargura mas que nunca perde de vista um resistente amor por essa Cuba maltratada, contraditória, mas cheia de uma humanidade efervescente.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

"Últimos Dias em Havana" tem uma boa dose de ingenuidade na maneira como o mágico invade a narrativa. [...] Mas é raro encontrar boa dramaturgia com tamanha poesia no cinema contemporâneo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O grande personagem de "Últimos Dias em Havana é Diego", homem que tenta passar seus piores momentos com bom humor, fazendo graça até mesmo das intervenções da irmã e da dificuldade de Miguel para tomar um posicionamento mais solar diante dos infortúnios.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Edu Fernandes

A miríade de personagens dá conta de transparecer em suas mazelas pessoas trava sociais cubanas e latinas. É nesse ponto que o longa prova que simplicidade não é sinônimo de inocência.

A crítica completa está disponível no site Preview

Observatório do Cinema

por Vítor Guimarães

Fernando Peréz mostra a dura realidade dos habitantes da capital cubana explorando seus problemas financeiros, seus sonhos e seus desejos mesmo que a personagem em questão tenha pouquíssimo tempo de tela.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Screen International

por Allan Hunter

Existe um tom apaixonante e melancólico em "Últimos Dias em Havana" que encorajam você a deixar passar suas inconsistências de planejamento e no estilo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Guy Lodge

O veterano cineasta cubano Fernando Pérez traz um olhar observador simpatizante, mas não é o suficiente contar histórias para este retrato de vidas no limbo.

A crítica completa está disponível no site Variety

Veja

por Tiago Faria

O diretor cubano Fernando Pérez faz uma crítica afiada (e comovente) de seu país na mistura de comédia e drama de "Últimos Dias em Havana". [...] A decadência de Havana está espelhada em personagens envolvidos em conflitos simples, mas de pulsação realista.

A crítica completa está disponível no site Veja