High Life
    Muito bom
    High Life

Ao infinito e além

por Lucas Salgado

Conhecida pelos trabalhos em filmes como ChocolatBeau Travail e Minha Terra, África, a cultuada diretora francesa Claire Denis tem como seu mais novo trabalho uma ficção científica. High Life representa uma série de "primeiras vezes" para a cineasta. É a primeira fez que realiza um filme falado em inglês. E é também a primeira vez que tem um filme seu passado no espaço.

Se a diretora já havia surpreendido ao investir em uma comédia romântica (Deixe a Luz do Sol Entrar) em sua obra anterior, agora vai além nessa nova fase profissional. Aos 72 anos, Denis parece disposta a explorar gêneros cinematográficos. E quem ganha com isso é o público. E a sétima arte de forma geral.

Nos últimos tempos, ficções científicas espaciais sempre estiveram atreladas a grandes produções hollywoodianas, cujo interesse comercial é o foco principal, oferecendo muito pouca reflexão sobre a vida e o espaço. Nem sempre foi assim, é claro. 2001 - Uma Odisséia no Espaço e Solaris são dois clássicos exemplos do cinema de arte investindo em histórias espaciais. É claro que não cabe comparar o novo filme com qualquer um desses clássicos, mas é certo que Denis usa a metáfora espacial para refletir sobre humanidade e sociedade.

O filme gira em torno de um grupo de criminosos que aceita trocar suas penas pela participação em uma missão especial que estuda energias alternativas. Em meio à missão, no entanto, muita coisa acontece e, aos poucos, o número de tripulantes na empreitada vai diminuindo. Com a exceção de uma bebê, que nasce durante a viagem espacial.

O elenco conta com nomes como Robert Pattinson, Juliette BinocheAndré BenjaminMia Goth (neta da atriz brasileira Maria Gladys). Binoche interpreta a personagem mais complexa da trama e arrasa como de costume, oferecendo momentos delicados e outros quase insanos.

Já Pattinson mostra mais uma vez que temos que parar de chamá-lo de "ator de Crepúsculo". Felizmente, para ele, os dias de Twilight ficaram para trás. O ator, que já havia brilhado em

Bom Comportamento, volta a entregar uma performance repleta de camadas. E sempre envolvente.

Escrito por Denis, Jean-Pol Fargeau e Geoff Cox, o roteiro tem momentos perturbadores. E outros fofos. É acima de tudo uma experiência. E o público parece ser o objeto de estudo, pois parece claro que o filme irá atingir cada pessoa de forma particular.

High Life é sexy, estranho e quase sempre fascinante. Também é um pouco tedioso com seus 110 minutos de duração, mas nunca deixa de prender a atenção do espectador. Denis prova mais uma vez que ainda tem muito a dizer e muitos caminhos a explorar. É impossível não ficar curioso com o caminho que vai tomar a seguir.

Filme visto durante o Festival de Toronto, em setembro de 2018

• Laerte C.
      um filme que não sabe ao certo o que quer mostrar, se perde nele mesmo! Tudo muito ruim, produção ruim, figurino ruim, som ruim, efeitos zero! Um filme que não faz falta, pois não condiz com a realidade espacial, os trajes parecem de papel, nem mostram a descompressão ao sair da nave ou entrar nos raros momentos que alguém sai da nave. Sem contar com o fim do filme que é horrivel. Juliete Binoche deve estar com muitas dívidas para ter aceitado um papel bem abaixo do que ela poderia nos deliciar. E Pattinson tb! Um bom filme pra vc dormir!
    • foster
      achei o filme muito foda bem terro psicológico tipo na parte que a doutora entra naquelamaquina o pattinson não e grande coisa mas se entregou bem ao papelveja e de sua opinião
    • foster
      acha que o ser humano nasce de roupa ?
    • Willian Leal Nunes
      O filme é horrível.Tem cenas longas e monótonas. Quase não há diálogos. Alterna cenas do passado e do presente. De repente aparece o futuro e vc só descobre porque a bebê não é mais bebê (o Robert Pattinson tem a mesma cara o filme todo).Não se explicam algumas coisas que acontecem durante o filme, que mostra cenas desnecessárias e entediantes.E no final, eles tomam a decisão óbvia (pra fugir da nave) e daí o filme acaba.Talvez alguém diga que é uma obra francesa cheia disso e daquilo, mas certeza é que não tem nenhum tipo de coisa interessante de se ver.Tempo perdido assistindo.