Animal Político
    • Observatório do Cinema
    • Folha de São Paulo

Quarto Ato

por Arthur S. Gadelha

É bom lembrar que "Animal Político" é um filme de perguntas, e somente a elas diz respeito. Embora se preocupe com as possíveis respostas, não entrega nem mesmo quando sua/seu protagonista diz tê-las encontrado.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Cineplayers

por Pedro Tavares

"Animal Político" é um filme que permite a perdição - imagética e metafórica -, entre o humor e o lamento, os diversos caminhos tomados e interações diretas com cinema e política para narrar a vida, em devidas proporções como em "News From Home"...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinemascope

por Cícero Pedro Leão

Outro aspecto estranho do filme é a forte presença de planos estáticos e distanciados, que não trabalham com uma encenação intensificada, mas reforçam a imobilidade da vaca dentro do seu ambiente. Isto é fator positivo quando se pensa como hoje em dia é valorizado um movimento mais intenso com a câmera.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cinética

por Juliano Gomes

A distância entre o que se diz e o que se vê dá energia para o filme, ao menos em seu terço inicial. A introdução da vaca no universo de classe média alta comum realiza uma gag que, com o passar do temo, naturalmente se desfaz.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Papo de Cinema

por Robledo Milani

O estranho da situação se desfaz e o que se tem é um espelho de uma realidade muito mais próxima do que poderíamos imaginar. E entre altos e baixos, Tião e seu produtor Lacca alcançam algo inusitado.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Animal Político" é um filme que critica o mundo contemporâneo, nossa sociedade de consumismo exagerado [...] Nada que já não tenha sido dito pelo cinema. O resultado é um tanto ingênuo – talvez pautado pelo olhar igualmente ingênuo do animal protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

"Animal Político" assume um tom no mínimo perigoso. Se os primeiros minutos o longa possuíam uma ironia inteligente, depois do esgotamento de sua premissa há um tom jocoso em relação a sua própria plateia. Como se realizador e obra assumissem estar num lugar mais alto que seu espectador...

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

É bem ruim, mas está sendo tratado [na Mostra de Cinema de Tiradentes] como obra de gênio. Ganha o filme, perde o cinema. Ao menos o longa também não foi premiado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo