Ao Cair da Noite
    2,7
    Você assistiu Ao Cair da Noite ?

Vinicius T.
    Vinicius T.

Enviada em 25 de maio de 2022
    Lixo, sem começo, sem final, sem explicação...
    Alguns metidos a analista tentam achar uma simbologia para essa merda, mas na verdade, 1:30 perdidos... Netflix deu um belo tiro de 12 no peito do assinante...
    Nicolas
    Nicolas

Enviada em 12 de outubro de 2021
    O filme é muito bom, mas quem foi esperando um filme de terror clássico, inevitavelmente vai se frustrar. É um filme que faz parte do chamado "pós-terror", que nada mais é do que um filme de drama com crítica social que usa o terror apenas como subgenero p/ falar de algo maior. Neste caso, falar sobre paranóia, perda da humanidade diante dos instintos primitivos de sobrevivência e proteção da família, propriedade e recursos naturais.

Pontos positivos: atuações.

Pontos negativos: pra uma "doença" que parece ser transmitida pelas vias aéreas e superfície de contato, os personagens as vezes parecem muito cuidadosos e em outros momentos se expõem de forma direta, irresponsável e burra. Parece que os cuidados com a transmissão é seletiva, conforme necessidade do enredo.

Estou vendo muita gente nas críticas reclamarem do final, que teria ficado "em aberto". Eu tbm odeio final "em aberto", mas este filme tem um final fechado, apenas não é "mastigado" e explícito. O problema é que niguém mais quer interpretar nada, por mais literal que seja.

spoiler: Desde o início, o jovem já estava contaminado, e os devaneios e visões que ele tinha ao dormir já eram perturbações mentais causadas pela tal "doença". A manifestação da doença vinha "ao cair da noite" , em forma de pesadelos e devaneios. Em outras palavras, a família principal matou de forma cruel a família que eles acolheram, movidos por uma paranóia coletiva, porque acreditavam que aqueles desconhecidos eram um perigo iminente p/ a segurança deles e para os recursos e alimentos da casa. E toda a paranóia se acentuou com os devaneios do filho, que passou a relatar ao pai situações que na verdade estavam só na cabeça dele mas que alimentou a desconfiança do pai. No fim, não existia nenhuma prova de que a família que foi acolhida estava doente ou tramando fugir. Mas diante da situação, eles tbm reagiam. A paranóia foi responsável pela destruição da humanidade daqueles dois núcleos familiares , ao ponto de cometerem até o assassinato brutal de uma criança inocente, em nome de defender propriedade. Foi a defesa à propriedade X humanidade. E no final, pouco importou a propriedade oi os recursos, já que o jovem morreu da doença, e provavelmente o casal sobrevivente, por passar todo o filme em contato direto com o filho infectado, já estará contaminado, e logo passarão a ter os devaneios "ao cair da noite", que farão eles se matarem ou morrerem da doença.
    Cristian Lima
    Cristian Lima

Enviada em 30 de agosto de 2021
    Achei que esse filme merecia muito da minha atenção, não especificamente devido ao contexto da pandemia de Covid-19, conquanto a conjuntura torne a mensagem mais nítida e forte, por se tratar de uma infecção misteriosa também, mas porque eu aprecio bastante obras de suspense psicológico que transparecem suas mensagens por meio do medo e do desconhecido. Este é um filme, a meu ver, sobre a crueldade humana e o senso de preservação humana na esfera familiar. Nesta obra, há duas famílias se empenhando para assegurar a integridade de seus entes enquanto convivem em uma mesma residência e sob o contexto de um doença mortal, silenciosa e altamente contagiosa. Todas as ações rotineiras circundam uma atmosfera de mistérios e desconfianças. Mesmo o cinéfilo irá se colocar, diversas vezes, em uma situação de dúvida acerca do caráter dos personagens e de quem está correto ou quem está errado. Talvez ambos estejam errados ou ambos estejam certos, mas a discussão é firme passa uma mensagem sobre a noção de família e de humanidade, e até que ponto o contexto pode separar a barreira entre nós e eles.
    lukasE.  N.
    lukasE. N.

Enviada em 1 de janeiro de 2021
    A capacidade de ambientação apresentada, provocando um perturbador sentimento, que se configura numa tenebrosa apreensão, quando se é percebido que, como espectador, apenas se pode observar o princípio do drama, da catástrofe que a 'doença' de fato pode vir representar, uma discórdia imposta por instinto nas relações humanas.
    Tavao
    Tavao

Enviada em 16 de novembro de 2020
    O filme começa pelo meio. Não fala o que aconteceu. O que esta rolando. Que doença eles tem medo. Ok você espera que explique tudo ao final.
    Começa a inserção de outras pessoas na história. Começa a ficar interessante. Ai quando começa essa questão interessante com o sumiço e retorno do cachorro, o filme entra num marasmo chato, sem nexo. Ai por causa de algo que o moleque ouve entre as paredes e mal entende (por sinal esse cara não dorme? Só sabe espiar? E todos os pesadelos ? Mera pressão pela situação? Nada explicado) o pai sai matando a rodo os outros integrantes. Você percebe que o moleque ficou com a doença e que ele morreu no final e os pais tão ali comendo café da manha de boa. E? Segue a vida? Fica por isso? O que é a doença? O que aconteceu com o mundo? O que é que vem atrás deles? Simplesmente não respondem NADA. Filme INÚTIL e perda de tempo. Não serve nem pra filme de madrugada da Band. Deveriam ter vergonha de colocar isso em plataformas tipo netflix.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 3 de agosto de 2020
    Inicio do filme consegue intrigar,mas a recompensa final não é satisfatória por apresentar um roteiro fraco com trama mal desenvolvida que não empolga dentro da atmosfera proposta da sua narrativa.
    Flavia S
    Flavia S

Enviada em 12 de maio de 2020
    Assisti o filme durante a pandemia de Covid-19 o que me trouxe outra percepção da fase em que a humanidade atravessa. Pessoas brigando, uso de máscaras, preconceitos, etc. Essa é a narrativa do filme. Isolamento de uma possível doença que torna todos vulneráveis e incomoda muito quando é um familiar. Junte pessoas desconhecidas e sem perspectivas, apenas tentando sobreviver um dia de cada vez. Filme excelente.
    pretty • cloud
    pretty • cloud

Enviada em 24 de abril de 2020
    O cachorro ficou doente, não gostei
    Wjjshrvfnkdlsksbdbfbbf fndjskzmx x cncnncmcncncmcmxkdkdmdmdmdndndnndndndndnddkkdkflfofpdldldkdnndmdkdpsppdixsnnss
    Bernardo Migdalski
    Bernardo Migdalski

Enviada em 11 de abril de 2020
    Filme péssimo, chato, cansativo e muito confuso. Ele deixa muitas pontas soltas na trama e a melhor parte foi quando acabou.
    Murilo S
    Murilo S

Enviada em 21 de março de 2020
    Muita coragem dar 2 estrelas ou mais nisso. O contexto da história poderia ser muito melhor aproveitado, porém o enredo é muito fraco, fiquei na expectativa de algum acontecimento de impacto e nada.