Personal Shopper
    • Chronic'art.com
    • Télérama

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

A condução de Olivier Assayas em um filme que passeia por gêneros distintos — drama, terror e suspense; sem de fato assumir um deles — revela uma direção precisa, ciente do potencial de todos os territórios que adentra.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

The Guardian

por Peter Bradshaw

"Personal Shopper" tem aquele elã indefinido e provocante que me fez lembrar de "Ondas do Destino" de Lars von Trier. Na verdade, este é o melhor filme de Olivier Assayas em um bom tempo e a melhor performance da carreira de Kristen Stewart...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Sem entregar muito, a obra ainda guarda o momento mais gelado que presenciei recentementem passado numa das últimas cenas. É engraçado dizer, mas [...] é um dos filmes de terror mais diferentes e inusitados...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

"Personal Shopper" é mais do que um longa experimental, é um experimento – transita entre gêneros sem fazer alarde, vai de filme de fantasma a suspense, passando por uma crônica da contemporaneidade, onde todos são, ao mesmo tempo, espectros e mercadorias.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Mário Abbade

Não espere o típico filme de horror de Hollywood envolvendo espíritos. Como de costume, Assayas subverte o gênero, abrindo a possibilidade de que talvez as tais aparições estejam partindo da consciência de Maureen.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Omelete

por Rodrigo Fonseca

["Personal Shopper"] é irretocável no domínio da técnica de assombrar, com enquadramentos rigorosos. O problema é que a trama é uma mistura de O Iluminado (1980) com Nosso Lar (2010), ou seja, é meio filme de terror, meio filme espírita, com discussões metafísicas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O fato é que Kristen mesmo conservando seu aspecto desligado e amuado, também se despe com naturalidade. Gosto especialmente do final do filme que não vou revelar. De qualquer forma interessa especialmente os que seguem o espiritismo.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Ccine10

por Juca Claudino

“Personal Shopper”, enquanto filme de terror, tem como diferencial apenas a plasticidade da fotografia e uma tentativa de, no final, fazer uma pompa vanguardista com um desfecho hermético e ambíguo – decisão esta última que não surte efeito nenhum a não ser tornar tudo mais frustrante.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineplayers

por Francisco Carbone

No final, Assayas consegue muitas dúvidas com sua protagonista que corre desenbestada por aí sem dar muito sentido prático a isso, [...] conseguindo por muitas vezes uma atmosfera não de medo mas de bizarrice, e um único golaço chamado Kristen Stewart.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Critikat.com

por Morgan Pokée

Embora "Personal Shopper" seja prejudicado pelo excesso de materialismo contemporâneo, demonstrado de maneira desengonçada, ele funciona como puro objeto de desejo por Kristen Stewart.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Variety

por Peter Debruge

Este estudo incrivelmente pouco convencional sobre a crise espiritual de uma jovem estadunidense [...] é uma falha, porém nunca entediante, mistura de história de terror, drama trabalhista e trama elíptica de busca pela identidade...

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Kristen Stewart é a melhor coisa deste disperso thriller sobrenatural, que tem uma personagem principal que merecia um filme melhor. [...] O modo como Assayas conduz a jornada da jovem é extremamente trôpego e, para completar, o cineasta ainda deixa a história se prolongar além do devido necessário...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Quarto Ato

por Arthur S. Gadelha

Concluindo-se de modo indigesto, o roteiro do próprio Oliver ao menos justifica suas tramas; explicação que se dá pela exposição da ideia, não se preocupando inteiramente ao seu uso objetivo. [...] Se por um lado não é uma grande obra, [...] por outro, sua inquietação final permanece.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Curiosamente, Personal Shopper é um filme bem melhor quando Assayas brinca de diretor de filme de terror – algo que faz com competência surpreendente: as sequências envolvendo espíritos são assustadoras [...] Fora isso, porém, o longa aparenta estar em busca de uma história para contar...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Screen International

por Lee Marshall

O último filme de Olivier Assayas, "Acima das Nuvens", lança uma sombra sobre "Personal Shopper" [...] no fim das contas, em uma trama que possui muitos absurdos digitais, tudo o que temos para realizar uma conexão é a perdida e solitária personagem de Kristen Stewart.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

[...] este terrivelmente falho suspense coloca toda a sua fé em sua protagonista para salvar o dia, mas mesmo Kristen Stewart, esta grande intérprete, não consegue salvar um roteiro pouco desenvolvido e vazio.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

É pena que "Personal Shopper," vencedor do prêmio de direção no Festival de Cannes, perca o foco entre duas tramas, ambas curiosas. [...] Há um bom clima de suspense e terror, mas o roteiro se dispersa sem chegar a uma conclusão satisfatória.

A crítica completa está disponível no site Veja

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O filme atira a esmo, em diversas direções. Sem uma âncora, nossa atenção se dispersa entre o jogo de gato e rato que segue via celular, a frustração da garota insatisfeita por trabalhar como personal shopper [...], a distância do namorado que está trabalhando numa área inóspita e a espera pelo sinal além-túmulo do irmão.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

Nada de novo: uma história de espírito em busca de comunicação como uma refilmagem francesa de "Atividade Paranormal", Kristen Stewart testando vestidos Dior e Cartier e atuando dez vezes pior do que em "Crepúsculo".

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Télérama

por Jacques Morice

O filme é afetado como sua heroína, uma meninota chique. Kristen Stewart é bela, mas sua falta de naturalismo a prejudica: diante de qualquer diálogo, ela se perturba, contorce as sobrancelhas, faz uma careta, busca as palavras, como um Narciso doloroso.

A crítica completa está disponível no site Télérama