Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
    • The Hollywood Reporter
    • Veja

Télérama

por Guillemette Odicino

O espetáculo é fora do comum: figurinos, espécies galácticas, efeitos especiais, perseguições através dos sistemas solares [...] Mas Besson também sabe criar um mundo de pureza, uma bolha ecológica.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Peter Debruge

[...] [É um] tipo de passeio selvagem emocionante e infinitamente criativo que apenas o diretor de "Lucy" e "O Quinto Elemento" poderia entregar, construído como uma série episódica de missões, [...] com uma série de ambientes incríveis e deslumbrantes personagens alienígenas gerados por computador.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinepop

por Renato Marafon

Por fim, "Valerian e a Cidade dos Mil Planetas" é uma experiência sensorial. Os efeitos visuais de ponta nos levam para uma viagem pelas galáxias que nos permitem fantasiar, e aqueles seres e planetas chegam a ser palpáveis tamanha a perfeição do CGI usado por Besson.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Boston Globe

por Ty Burr

Em suma, Besson constrói um universo alternativo deslumbrante - um pouco de Terry Gilliam, uma pitada de "Blade Runner", uma pitada de "Star Wars" [...] e um muito da extravgância Besson-iana. E então ele nos controla com as duas pessoas menos interessantes lá.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

CineClick

por Iara Vasconcelos

"Valerian e a Cidade dos Mil Planetas" é um sci-fi grandioso por seu visual e narrativa incomum, entretanto sofre com os excessos e a falta de química entre o casal protagonista.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Rogério Montanare

Numa constante tentativa desesperada de arrebatar os públicos dos grandes filmes de super heróis e também os apaixonados por uma outra grande saga espacial, “Star Wars” [...] o diretor tentou, sem sucesso, emular as grandes características de seus “rivais”...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

Como tradução audiovisual de uma obra originária da nona arte, fica no meio do caminho. O espírito certamente está aqui e é notável como Besson é um fã da cultura popular do seu continente, mas o espírito fanfarrão de maluquice interestelar não é atualizado...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Collider

por Matt Goldberg

"Valerian" é constantemente prejudicado pelo roteiro desengonçado e forçado, além da escolha horrenda de Dane DeHaan como herói trapaceiro. Com um roteiro melhor, "Valerian" poderia ser um clássico da ficção científica, mas do jeito que está, ele serve como base para filmes melhores.

A crítica completa está disponível no site Collider

Omelete

por Natália Bridi

Sem a distância necessária para eliminar excessos, o diretor, que também assina o roteiro e a produção, não vê as redundâncias que transformam o arrebatamento inicial de "Valerian e a Cidade dos Mil Planetas" em uma contagem regressiva pela sua conclusão.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Edu Fernandes

Besson nos lembra do realizador que foi no passado, quando levou às telas pirotecnia com assinatura pessoal de "O Quinto Elemento". Ele explora bem sua câmera dinâmica em "Valerian", mas não deixa de lado o tino comercial do produtor de sucesso.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por André Rodrigues

Se nenhum dos melhores filmes de ficção científica dos últimos 40 anos existisse, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas seria uma obra-prima. [...] Às vezes absurdo, Valerian mistura tudo o que já vimos antes, mas consegue criar uma aventura divertida e com belos elementos.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

ScreenCrush

por Erin Oliver Whitney

É o filme mais ambicioso de Besson até hoje, e uma das aventuras de grande orçamento mais originais que você verá nos cinemas nesta temporada. Mas tamanha ambição nem sempre surge sem falhas.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Playlist

por Rodrigo Perez

Os mundos criados são maravilhosos e os visuais conseguem ser tão inusitados quanto luxuosos e caros. Infelizmente, isso não deixa muito espaço para os personagens, o roteiro e o resto do filme.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Ccine10

por Kadu Silva

A trama acaba se limitando no arco romântico que envolve o casal protagonista, fato que nos quadrinhos não é algo tão relevante […] Outro “problema” do roteiro é o inchaço de cenas desnecessárias para o avanço da história.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

O desequilíbrio entre a exploração dos meandros político-sociais e as questões de âmbito puramente pessoais, mais especificamente, o elo do casal encarregado de intervir, enfraquece demais o filme.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen Rant

por Molly Freeman

"Valerian e a Cidade dos Mil Planetas", de Luc Besson, é uma aventura de ficção científica espetacular visualmente, embora longa demais. Ela é prejudicada pela dinâmica insossa entre os dois protagonistas.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Certamente, os efeitos especiais caros são impressionantes de se ver (embora, como costuma ser, o 3D não é nada para se escrever). E sim, às vezes "Valerian" cria um universo estranho e belo. O que, em última análise, não significa nada, porque o enredo é raso como papel.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Critikat.com

por Josué Morel

Besson permanece refém de um regime de imagens e este movimento, que poderia dar origem a um bom filme de ação, é parasitado pela obrigação de criar um imaginário - um tanto feio e pouco original, aliás.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Sandro Macedo

Apesar de ter o material original em mãos, Besson criou um roteiro quase ingênuo, com diálogos pueris, como na fala "só o amor pode parar a guerra". Se sobram cenas de visual espetaculoso, falta carisma ao personagem principal.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A.O. Scott

Imagine esmagar um DVD de "Star Wars: A Ameaça Fantasma" em um pó fino, adicionar algumas drogas e uma pitada de pimenta caiena, [...] enquanto está usando um capacete de realidade virtual em um bar de karaoke de Las Vegas. Na verdade, isso parece muito divertido, mas você pegou a ideia.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

“Valerian e a Cidade dos Mil Planetas” parece feito para moleques numa rave sob efeito de substâncias ilegais e sem muita preocupação com o dia de amanhã. Para que se preocupar em manter critérios se a gente pode apenas se divertir, não é mesmo?

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

Luc Besson obriga seus protagonistas a percorrerem inúmeros mundos, encontrarem diversas personagens, criarem mini plots – como o romance entre os protagonistas – entre tantas outras coisas que só afastam "Valerian" de qualquer narrativa fluida.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] A história simplesmente é mal contada, o super-vilão fica desperdiçado em apenas alguns takes do outrora famoso Clive Owen e a vontade de ter detalhes que poderiam lembrar Star Wars. [...] Uma pena, mas não é o melhor trabalho de Besson...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Tim Grierson

Vinte anos depois de "O Quinto Elemento", o escritor-diretor Luc Besson mais uma vez entregou um espetáculo panorâmico, de ficção científica, cheio de efeitos desenfreados, de fantasmas e de comentários sociais chatos...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Washington Post

por Michael O'Sullivan

"Valerian" é um filme caro e bonito, mas te faz sentir sono [...] [É uma] fantasia retro-futurista, auto-consciente, [que possui um] diálogo sensacionalista. Isso pode ser suficiente para alguns. Mas [não] para quem procura mais do que um coma de duas horas de açúcar...

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Muito, mas muito epidermicamente, Besson, autor do roteiro, tenta uma aproximação com temas políticos contemporâneos, como o poderio militar bancando a vocação colonialista das grandes potências. [...] São, porém, referências pálidas.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Alysson Oliveira

O casal de atores não parece dois destemidos militares viajando no espaço e resolvendo problemas, mas duas crianças com as roupas do papai e da mamãe do futuro brincando de "Star Wars". E o resultado é tão ruim quanto isso possa parecer.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Senhoras e senhores, seu líder na competição pelo Framboesa de Ouro. [...] Em nenhum momento do caminho, o filme fornece um motivo para investir seu interesse em tudo isso.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Sem química nenhuma, Dane DeHaan e Cara Delevingne interpretam militares às voltas com aventuras e perigos em Alpha [...].  Em meio a uma salada de efeitos especiais e direção de arte de gosto duvidoso, há uma sequência que vale o programa: a cantora Rihanna como entertainer de um bar.

A crítica completa está disponível no site Veja