Jonas e o Circo Sem Lona
    3,6
    Você assistiu Jonas e o Circo Sem Lona ?

Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 14 de março de 2017
    (...) o longa poderia ter sido facilmente transformado em uma obra ficcional acerca do estudo da infância do protagonista. Porém, por estarmos tão perto de uma realidade é que torna tudo tão especial. A realidade de Jonas torna essa experiência especial e a diretora Paula Gomes teve essa visão, o que resultou em uma obra extremamente impactante por ser relacionável com qualquer pessoa.(...) A vida é assim, nossa vida continua e dá muitas voltas. A realidade e o amadurecimento podem levar ao esquecimento de sonhos da infância muitas vezes, mas isso não significa que nunca poderemos voltar a resgatá-los.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 8 de março de 2017
    Este é um documentário com começo e meio, e o fim é a grande questão que ele levanta. A documentarista Paula Gomes acompanha o pequeno Jonas e seu circo improvisado no quintal da casa de sua mãe enquanto esta tenta manter o menino na escola. A tradição circense da família já não importa mais. De alguma forma o filme consegue não nos dizer mais nada que não seja conhecimento comum: educação formal é importante para o futuro das crianças. E brilhantemente ele levanta a questão oculta: é mesmo? A própria Paula Gomes entra no meio, se tornando voz ativa na história e chegando a ser repreendida pela professora de Jonas (afinal, qual o exemplo que está sendo tratado aqui?). É um filme fácil que vai se complicando conforme avançamos e batemos na “vida real”.