As Mil e Uma Noites - Volume 1, O Inquieto
    • Omelete
    • Revista Interlúdio

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

As atuações também são ponto alto, uma vez que em inúmeros momentos percebe-se claramente o afinco com que Gomes procurou relatos reais de pessoas sofrendo todas as mazelas que aparecem nos jornais do mundo...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Alysson Oliveira

O tom é predominantemente satírico, carregado de cinismo e humor português, mas, aos poucos, a melancolia – especialmente no último longa da série – começa a tomar conta.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Nesta história, Gomes também aproveita para jogar com os elementos visuais, misturando o ocidente contemporâneo e os símbolos das fábulas orientais, como os políticos andando em camelos, além de alfinetar uma sociedade ainda machista.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

O primeiro e o terceiro [filmes da trilogia] talvez sejam mais irregulares, embora não menos geniais (apesar dos riscos que se corre ao utilizar a definição. O segundo é o melhor de todos...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Sérgio Rizzo

Começa-se por um registro mais documental, ao acompanhar trabalhadores do porto de Viana do Castelo em protesto contra demissões. Choque de realidade na veia, por meio de registros e depoimentos que expõem um cenário social periclitante.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Pessoas em crise e arroubos de fantasia se reúnem nesta frequentemente fascinante colagem de histórias [...] A primeira parte da saga em três partes do autor português Miguel Gomes versa sobre a inquietação que se apoderou de um país em crise.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jay Weissberg

O primeiro capítulo da trilogia de Miguel Gomes funciona como um hino melancólico de uma Portugal quebrada e uma denúncia ao controle financeiro europeu.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Roger Lerina

Lacunar, enigmático e melancólico como sua origem literária, "As Mil e Uma Noites" alterna depoimentos quase jornalísticos com imagens poéticas como a de uma baleia encalhada que expele uma sereia de dentro de si.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Chicago Sun-Times

por Scout Tafoya

O "Volume 1" é tomado por um sarcástico humor punk rock que funciona em aproximadamente 50% do tempo e correlaciona notas de jornal e a lógica das fábulas.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O projeto de Gomes origina-se no impulso de registrar a vida em condições impróprias. Mas nada aqui se resume a documentar fatos e relatos. O filme demonstra que sobreviver é, antes de tudo, um ato de imaginação.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

Nos seus momentos mais triviais, de postura francamente indignada com o liberalismo, "As Mil e uma Noites" faz humor com o ridículo fácil dos engravatados do Banco Mundial; nos melhores, extrai do folclórico cotidiano português imagens de uma força de espírito à prova de misérias.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Bruno Cursini

[...] o diretor se sai amplamente melhor quando fica nos problemas sociais e políticos sob um viés mais dado ao documental e ensaístico do que quando pende ao deslumbramento, à magia, ou, poderíamos dizer?, ao cinema.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio