Paulina
    • Variety
    • Cineweb

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O filme e a protagonista propõem um dilema ético-filosófico à la Rousseau: o quanto somos responsáveis por nossas ações no meio onde vivemos para vivermos em harmonia?

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cine Festivais

por Ivan Oliveira

Paulina é um filme que planta um dilema ácido e incômodo, atual em sua formulação e urgente em seu conteúdo [...] Santiago Mitre irá nos fazer questionar até que ponto este direito – fruto de suadas conquistas e ainda instável em sociedades conservadoras – é um valor maior e inatingível.

A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

E não só mulheres que passaram por esse horror: eu, pessoalmente, considero que o filme atual seria tão (ou mais?) “abjeto” quanto o anterior [...] O que ela não faz agora pelo fato de que os que perpetraram o estupro contra ela eram homens sem acesso maior à cultura, educação, à civilização...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Sylvia Colombo

O filme pode irritar o feminismo engajado ao oferecer algum tipo de justificativa e de contexto ao crime perpetrado contra Paulina. Por outro lado, oferece um espaço de reflexão...

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Marcelo Janot

Se o tema do filme é urgente e atual, a discussão que ele promove talvez não fosse tão intensa se ela não tivesse encontrado um tom de interpretação tão exato para sua personagem.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Daniel Feix

A forma surpreendente com que conjuga razão e emoção torna "Paulina" especial – uma das mais interessantes figuras do cinema latino-americano construídas nos últimos anos.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cinemascope

por Guilherme Franco

De maneira rápida e orientada, destaca a injustiça e a culpabilização da mulher, mas também exibe o contexto em que determinadas violências ocorrem. [...]  Em época de crise e desconstrução de algumas permanências, Paulina aparece para ficcionalizar muitas das realidades existentes.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Chronic'art.com

por Guillermette Odicino

A heroína escolhe um destino cujas motivações ficam escondidas, mas não existe segredo aqui, nem uma alegoria política horrorosa. Apenas o retrato de uma teimosia. [...] O filme peca por sua direção demonstrativa demais, exibindo as atuações de seus diretores, mesmo que eles sejam excelentes.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Este é um filme difícil, mais fácil de admirar do que de que abraçar plenamente, mas a seriedade do seu propósito e objetivo, além do desdém para o melodrama banal o tornam bastante cativante.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Pierre Murat

É difícil acreditar nesta jovem idealista burguesa que vai ensinar direitos humanos a jovens brutos em cantos escondidos de seu país. É ainda mais difícil acreditar em sua reação quando ela é agredida e violentada.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Ben Kenigsberg

[...] o filme é uma parábola sempre provocadora, mesmo quando não é persuasiva, com o trabalho do diretor argentino Santiago Mitre [...] e o desempenho feroz de Dolores Fonzi [...] ajuda o tema inicial sempre firme [...]

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

Como ferramenta para uma urgente discussão da citada “cultura do estupro”, o filme se mostra ineficaz, mesmo vazio, ao não encontrar para sua protagonista uma verdadeira expressão de humanidade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb