Peterloo
    • Cinema com Rapadura
    • The Hollywood Reporter

Cineweb

por Alysson Oliveira

O elenco, composto de atores e atrizes praticamente desconhecidos, contribui para dar essa dimensão de gente como a gente, num momento de agitação política. [...] Ao final, Peterloo nada mais é do que um espelho de nosso presente, mostrando que as coisas mudaram apenas para continuar as mesmas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Guardian

por Peter Bradshaw

Mike Leigh traz uma simplicidade esmagadora e severidade a este épico histórico, que começa com retórica e termina em violência. Há força, coragem e, acima de tudo, um senso de propósito; uma sensação de que a história que ele tem para contar é importante e real e que precisa ser ouvida agora.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Guy Lodge

"Peterloo" é um imponente e explícito retórico para o povo - definindo o passado em pedra e também atacando um presente, além de colocar em ordem a política atual - isso faz do filme uma experiência frequentemente empolgante.

A crítica completa está disponível no site Variety

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Povo, este substantivo tão vazio de sentido no discurso dos populistas, ganha outros significados em "Peterloo". [...] O filme consegue restituir com vivacida os tipos das camadas populares, sugerindo seus méritos e vaidades, evitando, idealizá-los.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A.O. Scott

"Peterloo" é durante a maior parte do tempo um tumulto de eloqüência verbal. [...] Há muito sentimentalismo nos personagens mas a simpatia sincera que o filme os estende é o elemento que dá ao quadro clareza e força.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Fionnuala Halligan

Sempre exigente, muitas vezes didático e empolgante, "Peterloo" recompensa ricamente o público que lhe dá toda a atenção. Detalhando os eventos que antecederam o dia do massacre de Peterloo, este filme magnificamente se torna um tributo direto e emocional aos reformadores do passado.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cinema com Rapadura

por Lívia Almeida

O roteiro peca ao não saber construir uma narrativa envolvente durante as duas horas e meia de filme. [...] Outro fato que ameaça a imersão na história são os vários discursos repetitivos. Durante os dois primeiros atos, o filme não é nada além de uma série de discursos.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

The Hollywood Reporter

por Stephen Dalton

A maioria dos historiadores concorda que Peterloo foi um exemplo claro de guerra de classes contra os pobres, mas Leigh transmite a mensagem em camadas sufocantemente espessas, reduzindo eventos complexos a um confronto monocromático do bem e do mal com pouca textura dramática.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter