Mimosas
    • Folha de São Paulo
    • Papo de Cinema

Cineweb

por Alysson Oliveira

Não é um filme fácil de decifrar – embora prazeroso de se ver – mas, ao mesmo tempo, é sedutor ao lidar com elementos universais (construídos a partir da tradicional gramática do western).

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Axel Scoffier

A aventura contada pelo filme se torna mais forte graças ao aspecto físico dos lugares, enquanto a imanência dos obstáculos encontrados alimenta a desesperança e a necessidade de transcendência dos personagens.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

As provações da caravana são muito maiores do que apenas o tempo e a geografia belíssimas da fotografia em grandes planos e panorâmicas do filme [...] O problema é que toda esta premissa interessante resvala num vazio estético por pelo menos todo a segunda terça parte do filme.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

New York Times

por Jeannette Catsoulis

Na melhor das hipóteses, ambíguo e, na pior das hipóteses, impenetrável, "Mimosas", [...] do diretor espanhol Oliver Laxe, combina a dura realidade e o misticismo pouco convencional em uma reflexão sobre a luta entre nossos poderes superiores e instintos mais baixos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Jonathan Romney

Isto é, em parte, um estudo consumado de figuras em uma paisagem, com personagens - e as mulas que os acompanham - muitas vezes se fundem na vastidão de uma paisagem variada, mas geralmente profundamente inóspita. Porém, o elenco faz um uso impressionante de não profissionais, e Laxe tem um olhar infalível para rostos que contam uma história.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

Muito difícil para aqueles com curtos períodos de atenção, mas lindo de olhar. [...] [Possui] uma provocação muito elíptica de um enredo, [mas] salta para trás e para trás temporalmente, desdenhando de expilicações...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Jacques Morice

Em seu caminho tortuoso, chegio de armadilhas, "Mimosas" se repete às vezes, se embaralha em outros momentos. Mas eu adoro a sua maneira singular de combinar ação e contemplação. É raro ver um filme de aventura ao mesmo tempo paciente e violento, grosseiro e espiritual.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Ben Kenigsberg

Aqueles familiarizados com as obras etnográficas de Ben Rivers (que recebe um agradecimento nos créditos de encerramento) e os filmes do diretor argentino Lisandro Alonso ("Jauja") encontrarão muito para admirar a combinação de reflexões espirituais e paisagens deslumbrantes do filme.

A crítica completa está disponível no site Variety

Folha de São Paulo

por Ilana Feldman

Laxe parece deixar construir um cinema de força revelatória. [...] Mas, nesse caso, tudo parece um pouco postiço, o delírio fica a meio caminho e a revelação não vem. É sempre bom lembrar: seja no cinema ou vida, nem sempre onde há fé há alma.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

É preciso aderir praticamente de forma irrestrita ao itinerário estilístico proposto por Oliver Laxe para não ceder à sensação de fastio que caracteriza a experiência de assistir ao longa. Personagens travam diálogos essencialmente cifrados.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema