O Dia do Atentado
    Você assistiu O Dia do Atentado ?

Yanko Rodrigues
    Yanko Rodrigues

Enviada em 30 de abril de 2020
    Muito bom esse filme, retratou muito bem o quanto estamos vulneráveis. Um filme intenso e emocionante, que nos apresenta os diversos lados desse atentado cruel. Me segue no Adorocinema para não perder nenhuma crítica minha.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 14 de junho de 2020
    Apesar de alguns deslizes e alguns clichês, O Dia do Atentado é um bom filme, que consegue nos passar de forma muito precisa toda a situação envolvendo o terrível acontecimento. Tem um elenco muito interessante, ótima trilha sonora e uma câmera frenética, dando a nós, telespectadores, toda a sensação de pânico.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 15 de maio de 2017
    Foi uma tragédia sim, mas como filme não tinha muita história para contar, acabou deixando tudo muito espaço e tedioso em alguns momentos.

Critica completa no blog ParsaGeeks.

Enviada em 3 de junho de 2022
    Mark Wahlberg, Kevin Bacon e John Goodman estrelam esse bom filme de catástrofe com boas cenas de ação um cenário bem construído. Bom filme.
    Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 24 de agosto de 2017
    Há de se pensar que, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos tenham aprendido a lidar com situações desse tipo. O Dia do Atentado, filme dirigido e co-escrito por Peter Berg, nos mostra justamente o contrário: quando, no dia 15 de abril de 2013, durante a Maratona de Boston, ocorreram duas explosões a poucos metros da linha de chegada do evento; a verdade é que, apesar de todos os erros cometidos pelos autores do ataque, a polícia local e o FBI bateram muita cabeça até o momento em que todo o incidente foi esclarecido e seus idealizadores foram capturados.

O filme nos coloca no Patriots’ Day, feriado estadual que celebra o aniversário das batalhas de Lexington e de Concord. A Maratona de Boston é um evento tradicional que ocorre em comemoração a esse feriado e reúne cerca de 40 mil participantes todo ano. Naquele 15 de abril de 2013, somos confrontados com as histórias de várias personagens que terão papel importante para o desenrolar dos acontecimentos. Entretanto, o foco principal fica sempre na figura do Sargento Tommy Saunders (Mark Wahlberg), que está passando por um momento profissional difícil e recebe a missão de supervisionar o trabalho dos guardas na linha de chegada da Maratona que acontecerá daqui a algumas horas.

Quando o atentado acontece, é responsabilidade de Tommy e sua equipe fazer o combate inicial e tomar as primeiras providências em relação à cena. Após a chegada do Agente Richard DesLauries (Kevin Bacon), o FBI começa a supervisionar a investigação e a caçada pelos responsáveis pelo ato, os irmãos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev (Alex Wolff e Themo Melikidze, respectivamente). Resumidamente, o que O Dia do Atentado nos mostra, aqui, é uma dupla de terroristas despreparada emocionalmente e uma equipe de investigação que atua com extrema cautela e que comete erros bobos – especialmente no processo de decisão de divulgação das fotos dos suspeitos e no tiroteio ocorrido em Watertown.

O que se sobressai em O Dia do Atentado é o excelente trabalho de montagem feito por Gabriel Fleming e Colby Parker Jr., que, de maneira ágil, consegue entrelaçar bem as diversas linhas narrativas que se encontram em tela – uma marca, aliás, do cinema feito por Peter Berg. Entretanto, o filme força um pouco a barra com a mensagem de amor e união que surge de um ato de extremo ódio e intolerância – e que resultou na criação do slogan “Boston Strong”, que foi parte da reação da população da cidade aos atentados. A inserção paulatina desta mensagem teria sido muito mais eficiente do que a maneira abrupta com a qual Peter Berg insere esse contexto dentro de seu longa.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 12 de novembro de 2017
    Mais uma triste data no calendário Americano!
    O DIA DO ATENTADO (Patriots Day

O dia do Patriota é um feriado Americano onde se realiza a Maratona de Boston, e em abril de 2013 ocorreu mais um atentado contra os EUA durante a corrida. Os atentados ocorreram no dia 15 de abril, quando os irmãos chechenos Dzhokhar Tsarnaev e Tamerlan Tsarnaev explodiram duas bombas feitas em uma panela de pressão durante a Maratona de Boston, o que causou a morte de três pessoas (entre elas, uma criança de apenas 9 anos) e feriu outras 264. Baseado nessa triste história real Americana, o diretor Peter Berg junto com a produção de Mark Wahlberg levaram até as telonas o relato desse atentado, com o filme Patriots Day.

O longa tem um bom começo, onde já observamos o sargento da policia de Boston Tommy Saunders (Mark Wahlberg) fazendo o seu trabalho do dia a dia. A partir daí, o filme flui livremente, ora mostrando a vida de Tommy e os outros personagens, ora mostrando os preparativos dos irmãos com as bombas. Até chegar o grande dia da maratona de Boston e chegar exatamente no horário da primeira explosão, ocorrendo a segunda explosão com cerca de 12 segundos em uma distância de 190 metros.

Por ser um história real, na minha opinião, eles recriaram os cenários com bastante exatidão, mostrando um começo bem feliz em um dia de sol bastante agradável, até chegar a hora do pânico e do desespero com as explosões. Gostei bastante do roteiro, achei que o diretor Peter Berg soube retirar a essência de cada parte do filme, ora com as investigações, ora com o desespero e a dor dos envolvidos nos ataques. A partir dos momentos das explosões, é a hora que o filme mais me tocou, me deparei com um momento bastante emocionante e trágico. Mostrando todo cenário com as vítimas em pânico e agonia, um cenário imergido no sangue, com membros dilacerados pra todos os lados, bastante triste mesmo, em pensar que tudo isso aconteceu de verdade, é o que me dói mais. A cena da criança desesperada chorando no carrinho com o pai ao lado caído, buscando forças para chegar ate ela, é de partir o coração.

Gostei da atuação de Mark Wahlberg, nada surpreendente, mas ele conseguiu cumprir bem o seu papel, com seu personagem linha dura que passa por momentos mais delicados, explorando sua dramaticidade, como na cena em que ele se lembra da criança que perdeu a vida no atentado. Kevin Bacon, John Goodman e J.K. Simmons não foram muito exigidos, mas contribuíram bem com cada personagem.

Acho que o filme peca um pouco do segundo para o terceiro ato, quando os policias estão na captura dos irmão terroristas. A cena da emboscada e troca de tiros entre eles, foi a parte que menos me agradou, achei muito mal feita e mal desenvolvida. Todo aquele cenário da rua com os irmãos terroristas de uma lado e a policia do outro trocando tiros, com aquelas explosões, pra mim, ficou meio bobo demais. Acho que o filme perde um pouco da sua essência nesse ponto e considero uma grande derrapada.

Tirando essa parte, o filme cumpre bem o que promete e entrega uma adaptação de um historia real bem feita. Ao final, ainda nos deparamos com relatos reais das pessoas envolvidas nos ataques. É um bom filme!!!

Completando: Deixando de lado a parte política que envolve os Americanos e outros países, o que sempre é confrontado com inúmeros atentados, e se voltando apenas para a parte humana. Eu fico cada vez mais impressionado com a tamanha crueldade do ser humano. Criar uma bomba caseira em uma panela de pressão, utilizando pregos e giletes, com o intuito de ferir e machucar, atingindo à todos, inclusive uma criança inocente e indefesa, sem a menor chance de reação. É realmente lamentável, até aonde o ser humano consegue ser tão cruel com os seus semelhantes - Muito triste!!!
    #NetoUlrich
    #NetoUlrich

Enviada em 19 de setembro de 2020
    apesar da história ser um pouco mastigada demais (pro filme render), é um filme legal.

Deveria focar em alguns pontos... Tem umas partes bem nada haver.
    Fábio C.
    Fábio C.

Enviada em 10 de abril de 2020
    Gostei do filme porque retratou a realidade sem super heróis, mas mostrando o quanto estamos vulneráveis a infeliz intolerância religiosa.
    Sidney  M.
    Sidney M.

Enviada em 2 de abril de 2018
    Peter Berg evoluiu muito como diretor nesses últimos anos. Desde O Grande Herói ele vem fazendo filmes que conquistam tanto a crítica como o público. E Patriots Day não decepciona, é um drama, com bons momentos de tensão e ação. Vale apena!
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 28 de agosto de 2017
    Um filme um tanto quanto nacionalista, um orgulho e tanto para os norte americanos. Baseia-se em uma história real (que confesso, nem me lembrava do ocorrido) do ataque terrorista durante a Maratona de Boston em 2013. Achei arrastado até a primeira metade do filme, quando começa a caçada aos suspeitos e tem uma significativa melhora.