Em Nome da Lei
    3,2
    Você assistiu Em Nome da Lei ?

Diego R.
    Diego R.

Enviada em 22 de abril de 2016
    Gostei, filme superou minhas expectativas. Brasil está aprendendo a fazer filmes que não são de comedia.
    Lúcio T.
    Lúcio T.

Enviada em 8 de agosto de 2016
    .................................saudades de José Padilha (diretor de TROPA DE ELITE de 2007, TROPA DE ELITE 2: O INIMIGO AGORA É OUTRO de 2010, ROBOCOP de 2014 e outros)................................. Meus parabéns ao diretor deste filme, Sergio Rezende, pela investida de fazer mais o gênero de ação/policial em território nacional e espero que ele aprenda com este erro, se não, que ele volte para o que ele achar que manda bem. Digo isso porque se é um trabalho baseado em fatos reais, já temos todo o enredo, então cabe ao diretor fazer uma boa película e Rezende não o faz, muito pelo contrário..... Cheio de frases e momentos clichês que beiram ao ridículo. O roteiro é cheio de erros e furos (um deles é que no meio entrega algo que poderia ser um potencial triunfo). Como uma tentativa em ser algo novo na carreira de Rezende, parece que todo o todo é uma tentativa. Nada convence. Cenas de ação mal feitas, cenas desnecessárias, cenas mal elaboradas, cortes mal feitos, romance de uma novela do SBT (Oi Silvio.....), atuações ruins (Paolla só sabe ser sexy e nem agrada aos cuecas de plantão..... Mateus Solano nem parece ser o bom ator que é), todo o assunto pesado e sério (e que seria interessante focar) que devia constar, é levado superficialmente tornando toda a trama fraca demais que dá sono. Mais uma vez, vale por tentar, mas ainda tem muito o que acertar...
    F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 22 de abril de 2016
    [Parágrafo] Após ‘Tropa de Elite’ o cinema brasileiro tem redescoberto o gênero policial como produto cinematográfico. Filmes como ‘Federais’ de 2010 e o recente ‘Operações Especiais’ de 2015 são exemplos dessa nova safra. Todos são cheios de problemas e ainda utilizam demais a fórmula Globo Filmes que se assemelha muito às suas novelas. Entretanto, o crescimento desse mercado pode ser bem-vindo, se tiver o poder de levar mais pessoas ao cinema.

[Parágrafo] Por muito tempo o nosso cinema produziu esse tipo de longa-metragem, sem explorar seu grande potencial de bilheteria, geralmente associando essas produções à temática da ditadura de forma engajada. São representantes disso, filmes como ‘O Que é Isso Companheiro’ de 1997. O diferencial de filmes como ‘Em Nome da Lei’ (2016) e os citados no parágrafo anterior é que eles têm uma fórmula mais hollywoodiana ou mais “pipocão”, que privilegia o entretenimento e deixa a crítica-social em segundo plano. Claro que seria melhor se eles conseguissem equilibrar as duas coisas, como nos dois primeiros longas de ficção de José Padilha, mas nem todo filme policial vai conseguir manter a qualidade de um ‘Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro’ de 2010.

[Parágrafo] ‘Em Nome da Lei’ é inspirado em fatos reais que aconteceram com o juiz federal Odilon de Oliveira, que ficou nacionalmente conhecido por prender traficantes de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai. Atualmente ele vive sob forte escolta de policiais federais e atua na Justiça Federal de Campo Grande/MS, além de ser o responsável pela Penitenciária Federal da mesma cidade. Em uma atualidade como a nossa, em que juízes como Sérgio Moro, cada vez mais influenciam na esfera política e em poderes que ultrapassam o judiciário, influenciando no executivo e no legislativo, a temática é extremamente relevante para a nossa realidade.

[Parágrafo] Tecnicamente a produção é competente, a direção, a edição, a montagem e a trilha sonora, apesar de não serem memoráveis, conseguem atribuir um bom ritmo, que mantém a atenção do espectador na maior parte do tempo. O elenco foi bem escolhido e é o melhor aspecto do filme. Mateus Solano que interpreta o personagem principal (o honesto juiz Victor) é carismático e conduz bem a narrativa, com nuances entre a ingenuidade e a ansiedade próprias da juventude profissional. Paolla Oliveira (a promotora Alice) e Eduardo Galvão (o policial federal Elton) acrescentam qualidade para a história. Além de Solano, Chico Diaz também se destaca, fazendo “o poderoso chefão” da fronteira brasileiro-paraguaia (Gomes “El Hombre”), pois, apesar de fazer um vilão estereotipado, convence com sua expressão de poucos amigos.

[Parágrafo] O roteiro é relativamente bem-escrito e conduz o enredo em uma efetiva tensão crescente. Na história o juiz Victor (Solano) é designado para a cidade Fronteira, na divisa com o Paraguai. Decidido a acabar com o tráfico organizado ele enfrenta os traficantes com a ajuda de Alice (Oliveira) e Elton (Galvão), entrando em conflito direto com os interesses de Gomez (Dias). Vale ressaltar a interessante atuação do Oficial de Justiça interpretado pelo dublador Gustavo Nader (que dublou, entre outros inúmeros trabalhos, Shia LaBeouf em Constantine e Paranóia), que aparece rapidamente em vários momentos do filme, mas que de certa forma se destaca, roubando a cena quando aparece, representando diferentes formas de se “fazer justiça”, chegando a exercer uma função importante no desfecho da narrativa.

[Parágrafo] Sergio Rezende se destacou por dirigir filmes históricos como ‘Salve Geral’ de 2009, ‘Zuzu Angel’ de 2006, ‘Mauá - O Imperador e o Rei’ de 1999, ‘Guerra de Canudos’ de 1997, Lamarca de 1994 e ‘O Homem da Capa Preta de 1986. Sua filmografia é irregular, mas sua experiência é inegável. O mérito de ‘Em Nome da Lei’ está na aposta de uma boa construção de suspense, mas que perde qualidade por sua atmosfera de novela, com um moralismo desnecessário, principalmente nas cenas que tratam a violência de uma forma muito “limpa” e o sexo como algo que não deve ser mostrado. Entretanto, não deixa de representar “novos ventos” para o nosso cinema, por ser um tipo de entretenimento, com um conteúdo de reflexão, aliado à diversão, que dialoga com nosso contexto nacional, passado e recente.

#FÃCULT, #FanCult, #PipocadePimenta, #FVFraga
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 24 de abril de 2016
    Filme brasileiro policial bem feito, locações na fronteira do Paraguay na cidade de Dourados. Mostra o problema do contrabando e tráfico na região.
    Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 22 de abril de 2016
    Há muito tempo não via um filme ser aplaudido no seu final. Foi o que ocorreu com Em Nome da Lei. Vitor, (Mateus Solano) o arrogante juiz de primeira viagem, que não dava ouvidos a nenhum assessor, resolve enfrentar o poderoso marginal Gomes, chefão na fronteira do tráfico com o Paraguai. Um cenário desolador onde grande parte da população se afastou de sua condição humana para obedecer às imposições de Gomes, El Hombre do crime organizado. O filme é corajoso, e agrada apesar de algumas barbeiragens na condução. Com muito realismo vai mostrando em linguagem simples as teias da corrupção que não só causam prejuízos financeiros, mas vão contaminando as novas gerações com a droga, inviabilizando o país. Em meio a tanta corrupção o público vibrou com os resultados, embora os tentáculos da corrupção e violência vão impondo a obediência, por dinheiro ou por medo. Coragem e seriedade são os valores que Brasil precisa para sair da lama em que se encontra.
    Diácono Marcio C.
    Diácono Marcio C.

Enviada em 25 de abril de 2016
    pecou em investir no relacionamento amoroso do juiz com a promotora e não no desenvolvimento dos personagens secundários Os atores são bons A qualidade também
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 27 de julho de 2016
    Em nome da lei - gostei muito desse filme nacional baseado na história real com grandes atuações e Uma história realmente interessante que vale a pena ser assistida
    Diego d.
    Diego d.

Enviada em 4 de julho de 2020
    Não curto filmes da Globo Filmes, quase não assisti esse. Porém me surpeendeu, um bom filme que mostra um pouco a realidade do tráfico mas fronteiras e como o sistema só funciona quando interessa.
    Denise M
    Denise M

Enviada em 24 de julho de 2016
    Gostei muito do filme! Filmes sobre o meio jurídico são meus preferidos. Achei a trama interessante. A história de um juiz obstinado em fazer justiça onde o crime imperava é verídica. Gostei das atuações e da direção do filme! E ainda tive uma surpresa no final.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 23 de dezembro de 2020
    O cara jovem recém chegado quer mostrar trabalho (não tem nada demais isso),mas quando ele coloca em risco a sua vida e a dos outros já é hora de mandarem calar a sua boca,normal.
    O corrupto paraguaio Gomez com uma bela mansão e um jeito brega.
    Paolla nos mostrando o motivo da sua boa forma: se você não tem o que fazer,vá correr e não coma nada,beba somente vinho que faz bem ao coração. Ah e lembre-se que você deve ter insônia devido à ansiedade.
    Romance como de novela,quase um amor à primeira vista.
    No final,a lição que querem passar é clara: não comprem produtos piratas,pois eles deixam um rastro de sangue.
    Baseado em fatos reais,o juiz de MS Odilon de Oliveira foi muito corajoso, ético e o mais ameaçado do país por condenar centenas de traficantes.
    O filme é bem legal de se assistir e quase não tem palavrão (um alívio).