Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Revista de Cinema
por Celso Sabadin
Roteiro, a fotografia de Adrian Tejido, dramaturgia, ritmo, trilha sonora, reconstituição de época e – principalmente – a escolha da atriz Andreia Horta para o papel título, tudo funciona bem no filme de Hugo Prata.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
O Globo
por Susana Schild
A voz é, e será ao longo de fina seleção, de Elis Regina, mas a personificação da “maior cantora do Brasil”, para muitos, cabe à atriz Andréia Horta, em atuação magnética. Não se trata de um mimetismo detalhista de fora para dentro, mas também no sentido contrário.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
Nota-se um trabalho de pesquisa esmerado por parte da atriz, que traz trejeitos, sorrisos, risadas e toda a presença física da pequena grande cantora. Não bastou apenas cortar o cabelo parecido e vestir-se igual a ela. Horta se embrenha na personagem e busca a força daquela mulher notável.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Vitor Búrigo
Além dos momentos musicais emocionantes e da excelente caracterização das personagens, quem se destaca em "Elis" é a protagonista Andreia Horta, que aparece em cena entregue de corpo e alma.
A crítica completa está disponível no site Preview
CineClick
por Iara Vasconcelos
A transição das fases da vida de Elis foi bem construída, mas a narrativa acaba dando ênfase demais no lado pessoal e nos amores da intérprete enquanto ignora fatos importantes como a parceria dela com Tom Jobim, que rendeu o clássico "Águas de Março".
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cineweb
por Alysson Oliveira
Essa primeira parte é a melhor do filme, com mais ritmo e aprofundada. [...] É como se "Elis" quisesse dar conta de muitos acontecimentos em pouco tempo de trama. Então, em alguns momentos, parecem haver buracos. Como ela chegou daqui até ali?
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
Felizmente, em boa parte do roteiro, o melodrama não domina o filme, destacando-se mais o estilo vibrante e “para fora” que caracterizava a cantora que alterou o paradigma inaugurado por João Gilberto e seguido por Nara Leão, dentre outros intérpretes da Bossa Nova...
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Omelete
por Jacídio Junior
Com uma linguagem visual de fácil assimilação, o longa nasce com as características que criaram alguns dos sucessos de bilheteria nacional: cara de TV, sem que haja a necessidade de apertar as feridas do personagem retratado.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] mesmo sofrendo complicadas sessões de remontagem, é notável como o filme consegue superar os problemas. [...] Sem nunca cair em caricatura ou exatamente imitação, Andréa dá um show que a transforma imediatamente em Estrela.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Colocar a foto de Elis Regina (1945- 1982) ao lado da imagem de Andréia Horta foi proposital. Se há algo impressionante na cinebiografia Elis é a atuação da atriz [...] O filme pincela altos e baixos de Elis, tanto na intimidade quanto diante do microfone, e foi feito para fãs.
A crítica completa está disponível no site Veja
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Aqui surge o maior problema do longa "Elis" [...]: seu principal arsenal é quase exclusivamente a cantora Elis Regina e muito pouco a pessoa. [...] Infelizmente, a obra é bastante rasa, irregular, e não merece o amplo destaque que vem ganhando, principalmente na atual safra do cinema nacional.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
"Elis" é um filme de elipses, que salta de um tempo a outro numa relação quase arbitrária, que seleciona seus momentos por sua importância extra-filme, ou seja, pelo que já se sabe a respeito de Elis Regina e não pelo que está contido no longa.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Cinemação
por Lucas Albuquerque
O filme "Elis" é daqueles casos que a personagem é mais interessante que o filme. [...] "Elis" não é um desastre cinematográfico (quase consegue tal feito), mas se boicota a todo instante.
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Cineplayers
por Rafael W. Oliveira
Andréia Horta, ao menos, demonstra esforço e habilidade na encarnação de Elis Regina, num trabalho de composição devidamente fiel aos trejeitos tão conhecidos da cantora na vida e nos palcos. O resto do elenco se torna uma sombra diante da presença da atriz...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Se o filme passa batido pela época que representa, se não oferece maior dramaticidade, o que tem a mostrar? Primeiro, que sua opção é claramente conservadora do ponto de vista cinematográfico.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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Revista de Cinema
Roteiro, a fotografia de Adrian Tejido, dramaturgia, ritmo, trilha sonora, reconstituição de época e – principalmente – a escolha da atriz Andreia Horta para o papel título, tudo funciona bem no filme de Hugo Prata.
O Globo
A voz é, e será ao longo de fina seleção, de Elis Regina, mas a personificação da “maior cantora do Brasil”, para muitos, cabe à atriz Andréia Horta, em atuação magnética. Não se trata de um mimetismo detalhista de fora para dentro, mas também no sentido contrário.
Papo de Cinema
Nota-se um trabalho de pesquisa esmerado por parte da atriz, que traz trejeitos, sorrisos, risadas e toda a presença física da pequena grande cantora. Não bastou apenas cortar o cabelo parecido e vestir-se igual a ela. Horta se embrenha na personagem e busca a força daquela mulher notável.
Preview
Além dos momentos musicais emocionantes e da excelente caracterização das personagens, quem se destaca em "Elis" é a protagonista Andreia Horta, que aparece em cena entregue de corpo e alma.
CineClick
A transição das fases da vida de Elis foi bem construída, mas a narrativa acaba dando ênfase demais no lado pessoal e nos amores da intérprete enquanto ignora fatos importantes como a parceria dela com Tom Jobim, que rendeu o clássico "Águas de Março".
Cineweb
Essa primeira parte é a melhor do filme, com mais ritmo e aprofundada. [...] É como se "Elis" quisesse dar conta de muitos acontecimentos em pouco tempo de trama. Então, em alguns momentos, parecem haver buracos. Como ela chegou daqui até ali?
Críticos.Com.Br
Felizmente, em boa parte do roteiro, o melodrama não domina o filme, destacando-se mais o estilo vibrante e “para fora” que caracterizava a cantora que alterou o paradigma inaugurado por João Gilberto e seguido por Nara Leão, dentre outros intérpretes da Bossa Nova...
Omelete
Com uma linguagem visual de fácil assimilação, o longa nasce com as características que criaram alguns dos sucessos de bilheteria nacional: cara de TV, sem que haja a necessidade de apertar as feridas do personagem retratado.
Rubens Ewald
[...] mesmo sofrendo complicadas sessões de remontagem, é notável como o filme consegue superar os problemas. [...] Sem nunca cair em caricatura ou exatamente imitação, Andréa dá um show que a transforma imediatamente em Estrela.
Veja
Colocar a foto de Elis Regina (1945- 1982) ao lado da imagem de Andréia Horta foi proposital. Se há algo impressionante na cinebiografia Elis é a atuação da atriz [...] O filme pincela altos e baixos de Elis, tanto na intimidade quanto diante do microfone, e foi feito para fãs.
Cinepop
Aqui surge o maior problema do longa "Elis" [...]: seu principal arsenal é quase exclusivamente a cantora Elis Regina e muito pouco a pessoa. [...] Infelizmente, a obra é bastante rasa, irregular, e não merece o amplo destaque que vem ganhando, principalmente na atual safra do cinema nacional.
Observatório do Cinema
"Elis" é um filme de elipses, que salta de um tempo a outro numa relação quase arbitrária, que seleciona seus momentos por sua importância extra-filme, ou seja, pelo que já se sabe a respeito de Elis Regina e não pelo que está contido no longa.
Cinemação
O filme "Elis" é daqueles casos que a personagem é mais interessante que o filme. [...] "Elis" não é um desastre cinematográfico (quase consegue tal feito), mas se boicota a todo instante.
Cineplayers
Andréia Horta, ao menos, demonstra esforço e habilidade na encarnação de Elis Regina, num trabalho de composição devidamente fiel aos trejeitos tão conhecidos da cantora na vida e nos palcos. O resto do elenco se torna uma sombra diante da presença da atriz...
Folha de São Paulo
Se o filme passa batido pela época que representa, se não oferece maior dramaticidade, o que tem a mostrar? Primeiro, que sua opção é claramente conservadora do ponto de vista cinematográfico.