Elis
    • Cineplayers
    • Folha de São Paulo

Revista de Cinema

por Celso Sabadin

Roteiro, a fotografia de Adrian Tejido, dramaturgia, ritmo, trilha sonora, reconstituição de época e – principalmente – a escolha da atriz Andreia Horta para o papel título, tudo funciona bem no filme de Hugo Prata.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

O Globo

por Susana Schild

A voz é, e será ao longo de fina seleção, de Elis Regina, mas a personificação da “maior cantora do Brasil”, para muitos, cabe à atriz Andréia Horta, em atuação magnética. Não se trata de um mimetismo detalhista de fora para dentro, mas também no sentido contrário.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Nota-se um trabalho de pesquisa esmerado por parte da atriz, que traz trejeitos, sorrisos, risadas e toda a presença física da pequena grande cantora. Não bastou apenas cortar o cabelo parecido e vestir-se igual a ela. Horta se embrenha na personagem e busca a força daquela mulher notável.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Vitor Búrigo

Além dos momentos musicais emocionantes e da excelente caracterização das personagens, quem se destaca em "Elis" é a protagonista Andreia Horta, que aparece em cena entregue de corpo e alma.

A crítica completa está disponível no site Preview

CineClick

por Iara Vasconcelos

A transição das fases da vida de Elis foi bem construída, mas a narrativa acaba dando ênfase demais no lado pessoal e nos amores da intérprete enquanto ignora fatos importantes como a parceria dela com Tom Jobim, que rendeu o clássico "Águas de Março".

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

Essa primeira parte é a melhor do filme, com mais ritmo e aprofundada. [...] É como se "Elis" quisesse dar conta de muitos acontecimentos em pouco tempo de trama. Então, em alguns momentos, parecem haver buracos. Como ela chegou daqui até ali?

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

Felizmente, em boa parte do roteiro, o melodrama não domina o filme, destacando-se mais o estilo vibrante e “para fora” que caracterizava a cantora que alterou o paradigma inaugurado por João Gilberto e seguido por Nara Leão, dentre outros intérpretes da Bossa Nova...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Omelete

por Jacídio Junior

Com uma linguagem visual de fácil assimilação, o longa nasce com as características que criaram alguns dos sucessos de bilheteria nacional: cara de TV, sem que haja a necessidade de apertar as feridas do personagem retratado.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] mesmo sofrendo complicadas sessões de remontagem, é notável como o filme consegue superar os problemas. [...] Sem nunca cair em caricatura ou exatamente imitação, Andréa dá um show que a transforma imediatamente em Estrela.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Colocar a foto de Elis Regina (1945- 1982) ao lado da imagem de Andréia Horta foi proposital. Se há algo impressionante na cinebiografia Elis é a atuação da atriz [...] O filme pincela altos e baixos de Elis, tanto na intimidade quanto diante do microfone, e foi feito para fãs.

A crítica completa está disponível no site Veja

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Aqui surge o maior problema do longa "Elis" [...]: seu principal arsenal é quase exclusivamente a cantora Elis Regina e muito pouco a pessoa. [...] Infelizmente, a obra é bastante rasa, irregular, e não merece o amplo destaque que vem ganhando, principalmente na atual safra do cinema nacional.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

"Elis" é um filme de elipses, que salta de um tempo a outro numa relação quase arbitrária, que seleciona seus momentos por sua importância extra-filme, ou seja, pelo que já se sabe a respeito de Elis Regina e não pelo que está contido no longa.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Cinemação

por Lucas Albuquerque

O filme "Elis" é daqueles casos que a personagem é mais interessante que o filme. [...] "Elis" não é um desastre cinematográfico (quase consegue tal feito), mas se boicota a todo instante.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineplayers

por Rafael W. Oliveira

Andréia Horta, ao menos, demonstra esforço e habilidade na encarnação de Elis Regina, num trabalho de composição devidamente fiel aos trejeitos tão conhecidos da cantora na vida e nos palcos. O resto do elenco se torna uma sombra diante da presença da atriz...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Se o filme passa batido pela época que representa, se não oferece maior dramaticidade, o que tem a mostrar? Primeiro, que sua opção é claramente conservadora do ponto de vista cinematográfico.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo