Três Lembranças da Minha Juventude
    • Folha de São Paulo
    • Rubens Ewald

Chicago Sun-Times

por Ben Kenigsberg

Um cientista com estilo de cientista louco, Desplechin já mostrou no passado grande capacidade de lidar com sentimentos. [...] "Três Lembranças da Minha Juventude" condensa uma incrível quantidade de humanidade em 123 minutos.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Chronic'art.com

por Murielle Joudet

Desplechin faz maravilhas com este retrato, porque não cria uma fetichização da "cultura jovem" em sua história. O que lhe interessa na juventude é seu grau de impermeabilidade ao mundo, o autismo do grupo que o possibilita se proteger de tudo que o cerca.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Télérama

por Pierre Murat

O novo filme de Desplechin, ainda mais belo que os precedentes, mergulha nas agruras da paixão amorosa, com um ardor inesperado. [...] A violência irradia cada imagem.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Neusa Barbosa

Ao mesmo tempo que a escolha do personagem parece óbvia e que, exatamente por ser tão popular, tanto se saiba sobre ele, o documentário, se não inova propriamente na forma, oferece oportunidade para que o próprio artista exponha sua longa trajetória.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Adrien Dénouette

"Três Lembranças da Minha Juventude" traça um caminho de letras e de palavras, no fim do qual Paul, como um aventureiro freudiano (ele parte em busca do sentido da vida como se fosse sua Arca Perdida), compreende que sua missão era tornar Esther uma pessoa melhor.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

O que o torna singular entre produções semelhantes é a forma fluída que Arnaud Desplechin consegue imprimir ao fluxo de recordações aparentemente aleatórias, conflitantes e, acima de tudo, apaixonadas de seu protagonista.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Lisa Nesselson

"Três Lembranças da Minha Juventude" é comovente, envolvente e muito bem atuado. [...] Embora o seu retrato do amor seja universal, existem alguns toques excessivamente franceses...

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

"Três Lembranças da Minha Juventude" é um dos filmes mais carinhosos e acessíveis do diretor em anos. Isso é uma ótima notícia para um filme de arte que, apesar das cenas com Amalric, traz ótimos atores novatos, mas nenhum outro nome conhecido no elenco.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Justin Chang

Embora o resultado não contenha a volubilidade de "Minha Vida Sexual" ou a grande experimentação cinematográfica dos trabalhos mais recentes do diretor, este filme é um dos mais fluidos e emocionalmente poderosos da carreira de Desplechin.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinemascope

por Cookie Diederichsen

[...]  seguindo a tradição francesa, parece sair de um lugar determinado e não chegar a lugar algum. Mas esse é justamente o propósito do filme: fazer apenas um recorte temporal na vida do protagonista e nos contar sobre essas lembranças tão marcantes para ele e os efeitos que elas ainda têm...

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O realizador se vale do aspecto seletivo da memória para determinar essa escala de importância dos fatos, mas por mais que seja envolvente, o romance do casal se torna repetitivo em determinados momentos, atrapalhando o equilíbrio da narrativa de "Três Lembranças da Minha Juventude".

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

O vaivém emocional da relação de Paul com Esther pode até irritar nos excessos de psicodrama, mas o episódio oferece uma tal intensidade de vida que nele o diretor se liberta da carga teórica e faz um filme que voa.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O importante para poder curtir o filme é entender que se trata de uma obra autobiográfica e que Almaric está representando o mesmo personagem Dédalus que fez no primeiro filme de Arnaud [...]. Só será curtido pelos fiéis admiradores.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald