What Happened, Miss Simone?
    Você assistiu What Happened, Miss Simone? ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 25 de janeiro de 2016
    Você, com certeza, já ouviu alguma música da cantora, pianista e ativista Nina Simone, porém o rosto dela não vai ser familiar à muita gente. A mim, pelo menos, não era. Muito menos, tive a oportunidade de conhecer a sua história de vida. Para isso, veio o documentário produzido pela Netflix, What Happened, Miss Simone?, dirigido por Liz Garbus. Com certeza, o título da obra faz um trocadilho com a turbulenta vida de Simone, principalmente com o fato de ela, no ápice de sua carreira, ter largado tudo para viver uma pacata vida no continente africano.

Alguns diriam que Nina Simone foi incompreendida. Na realidade, ao assistirmos ao documentário, fica a certeza de que ela pagou o preço pelas suas escolhas, por ter defendido os seus pontos de vista e aquilo em que ela acreditava. Enquanto muitos, durante os opressores anos 60, especialmente para os negros norte-americanos, ficaram às margens dos movimentos em prol da causa negra, Simone foi para o front da linha de batalha, se alinhando diretamente com os líderes do movimento (como Malcolm X e Martin Luther King) e gravando músicas como Mississippi Goddamn, que se tornou um hino ativista da causa negra, e falava sobre o assassinato de quatro crianças negras em uma igreja de Birmingham, em 1963.

Se Nina Simone não conseguiu ficar alheia ao que se passava com seus semelhantes foi porque ela sofreu, na própria pele, o mesmo preconceito. Criada, desde a mais tenra idade, para ser uma pianista clássica, ela não conseguiu uma vaga em um dos mais prestigiados conservatórios de música dos Estados Unidos justamente por ser negra. Foi assim, sendo sempre colocada à margem da sociedade, que Nina Simone se aproximou do jazz e dos blues norte-americano, se transformando numa das principais intérpretes do gênero.

Dona de uma marca musical única, de uma voz forte e uma verdadeira virtuose do piano, Nina Simone foi precursora de artistas como Amy Winehouse, que jogavam todo o seu sentimento em cada música que faziam. Se Nina Simone, ao contrário de Amy, não teve um fim trágico, ela teve a sua própria parcela de tragédias pessoais, como o abuso físico e emocional em seu casamento, o uso constante de drogas e o auto afastamento emocional que se impôs da família (principalmente de sua própria filha) ao decidir se isolar num país do continente africano, antes de ser “resgatada” por amigos para fazer aquilo que ela melhor sabia fazer: emocionar plateias ao redor do mundo.

Por causa desses elementos, What Happened, Miss Simone? nos dá a oportunidade de conhecer um ser humano e uma artista fascinantes. Um filme forte, em vários momentos, que nos mostra, por meio das transformações físicas sofridas por Nina Simone ao longo dos anos, o que foi para ela ter vivido uma existência em prol daquilo que ela mais acreditava. Ela sofreu, verdadeiramente, por ter se dedicado a algo e carregou na pele todo o peso de suas escolhas e toda a bagagem emocional de ter vivido experiências que, pode-se dizer, arrancaram dela toda a energia que tinha a jovem intérprete que, um dia, ela foi.
    Enviada em 8 de fevereiro de 2016
    -Filme assistido em 08 de Fevereiro de 2016
    -Nota 8/10

Eunice Kathleen Waymon,nascida em 21 de Fevereiro de 1933.Assim começamos a acompanhar a história dessa grande figura da música internacional.Um talento invejável,ela cresceu se dedicando a tocar piano.E tinha o sonho maior ainda de tocar para milhares de pessoas no Carnegie Hall,(e não é que ela foi mesmo).Só que nesse dia,ela não era mais Eunice,e sim Nina Simone,nome esse que começou a se destacar rapidamente naquela época.Misturando Jazz,Gospel,Blues...Nina começou a se destacar ainda mais por isso.

Nesse documentário,acompanhamos fatos importantes da cantora.Desde sua infância sofrida com preconceitos raciais,até seu auge.Talvez esse seja os melhores momentos do documentário.Mostra a fase de atividades da cantora,aquela que saia as ruas,lutava pelo seus direitos,um momento político na realidade.

Liz Garbuz faz algo grandioso,e que com certeza agradou bastante os fãs.Mostra depoimentos de familiares,amigos e pessoas próximas no qual ela trabalhou por longos anos.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Os documentários da Netflix estão cada vez melhor. Sempre ricos em conteúdo e em temas, estão começando também a ser reconhecidos para premiações como o Oscar. Esse ano temos dois, ambos baseados em cantoras famosas. Um deles é sobre Amy Winehouse e sua carreira relâmpago e sua morte precoce.
    Alexandre M.
    Alexandre M.

Enviada em 30 de julho de 2015
    A primeira vez que ouvi Nina Simone, creio eu, foi ao escutar alguma coletânea cheia de cantoras e cantores de soul e jazz, ou algo assim, ou talvez até no rádio. Mas a primeira vez que a ouvi sabendo que era ela, ou que a música era dela tenho quase certeza que foi ao conhecer a versão de Feeling good que o Muse interpretou e gravou, ao estilo deles, mas ainda com um quê da música original.

Qual não foi minha surpresa depois, ao pesquisar um pouco sobre ela, ao descobrir que ela não era apenas uma boa cantora “perdida” numa coletânea, e sim uma das intensas e talentosas cantoras que o mundo musical do soul e do jazz já conheceram. Nina, ao contrário do nome que ela adotaria no meio artístico (niña) não era pequena, ao menos não em termos de talento na voz e nas composições. E foi ainda uma grande defensora dos direitos civis, como pode-se ver neste filme.

Com gravações de entrevistas dadas pela própria, além de gente que conviveu com ela, What happened, Miss Simone? mostra sem muitos rodeios um retrato de Nina, ora em preto-e-branco; ora a cores, mas sempre mantendo um bom andamento no documentário, que varia fluentemente entre registros em tela cheia e tela mais quadrada, tempos díspares — tudo sem perder o fio da meada ou deixar algum ponto-chave sem imagens. Em suma, é uma forma fantástica de conhecer a Nina Simone como pessoa, ainda que ver o filme sem ouvir seus discos continue sendo má ideia, visto que muito de sua alma está posta neles.

Falando nos discos, o filme, como não poderia deixar de ser, passeia pelas várias fases não apenas nas imagens, mas também nas músicas, que também marcam presença em algumas cenas que não mostram apresentações. Senti falta, porém, de Feeling good, que talvez hoje em dia seja a mais conhecida de suas músicas, por causa do Muse — mas posso estar enganado (ou os produtores não souberam como “encaixá-la” no filme, talvez).

Uma outra falta, pequena assim como a ausência desse que é hoje um de seus maiores sucessos, é a omissão de um papel mais importante que Malcolm X teria tido em sua vida. Certamente ele a influenciou pela rejeição à não-violência antes do outro ativista citado na produção como sendo o provocador desta atitude da cantora. Penso que não sendo assim, seria estranho citar Malcolm X como tendo feito parte ativamente de sua vida ao ingressar na luta pelos direitos civis.

Tirando apenas estes ligeiros detalhes, é, em minha humilde opinião, um documentário nota 10 sobre uma artista que deve ser (re)conhecida, e só temos a agradecer ao Netflix por ajudar na empreitada.
    Carlos C.
    Carlos C.

Enviada em 29 de julho de 2015
    Está em cartaz no Netflix o documentário "What Happened, Miss Simone?". Nina era mulher simplesmente extraordinária, poderosa, guerreira, absurdamente incompreendida e marginalizada artisticamente. spoiler: Sua coragem a levou a romper com o marido estuprador (que desnecessariamente aparece no filme contando histórias sobre Nina) e a lutar pelos direitos civis do povo negro dos Estados Unidos, colocando em risco sua carreira. Chegou quase ao ostracismo com o bloqueio da indústria, enfrentou a depressão e a bipolaridade, refugiou-se na África, tentou reerguer a carreira na Europa e voltou definitivamente aos palcos para se coroar como uma das mais extraordinárias artistas que esse planeta pode prestigiar.
    Fora de seu tempo, Nina merecia que o documentário questionasse em seu título toda a injustiça e violência do mundo em que vivemos. Uma realidade que nos faz adoecer, mas que nos mostra também a importância de revolucionar. Apesar das ressalvas, "What Happened, Miss Simone?" mantém-se como um importante documento sobre a vida dessa grande artista. Tem cenas belíssimas, em especial as que mostram Nina por Nina, mostrando ao mundo sua dor e a coragem para enfrentá-la. Imperdível.