Neruda
    • Gazeta do Povo
    • Instituto Moreira Salles

O Globo

por Daniel Schenker

Manuel Basoalto aborda a realidade longe dos centros urbanos, o cotidiano do homem do campo. Prende a atenção do espectador, ainda que mais pela jornada de Neruda do que por méritos cinematográficos. O principal problema do filme reside na utilização excessiva da trilha sonora.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Neusa Barbosa

Por seu registro contido, sem ousadias formais, com interpretações um tanto solenes, o filme se assemelha, às vezes, a uma produção para televisão, em que o caráter informativo termina predominando.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Zero Hora

por Marcelo Perrone

[...] "Neruda" perde-se na digressão que remete à infância e juventude do poeta e na tentativa de imprimir suspense na orquestração da fuga pelas montanhas, momento deveria ser o clímax do longa mas acaba aparecendo de forma tímida e apressada.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

É pena que Basoalto tenha escolhido tom um tanto solene para contar esse fragmento da história do poeta. [...] O tom grandiloquente tira um tanto de coloquialidade que faria o filme respirar, e tornaria o poeta mais humano e próximo de nós.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Gazeta do Povo

por Cristiano Castilho

"Neruda" passa perto do desastre e é difícil de ser levado a sério. O tom é de novela mexicana, com atores duvidosos atuando em cenas tecnicamente limitadíssimas...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O tom verborrágico, solene e autocelebratório do discurso contagia todo o filme. Segue-se um suspense frouxo (não só porque conhecemos de antemão o final feliz, mas porque a filmagem carece de pulso e de vibração) enquadrado por belas paisagens chilenas e pontuado por declamações com voz impostada...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles