O Clã
    Você assistiu O Clã ?

Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 10 de abril de 2024
    Um filme muito interessante , uma história muito bem contada , direção de arte fantástica..! trilha sonora bem original, que contrasta com a cenas mais importantes do filme, uma história verídica , e muito bizarra! nos mostra a frieza de uma família militar argentina, fala sobre hipocrisia, medo , e manipulação , tem cenas muito fortes e marcantes! De muita violência, é aterrador o que acontecia naquela família , bom elenco! Um suspense intimista , e com um final surpreendente!
    Bruno Chedide
    Bruno Chedide

Enviada em 13 de setembro de 2022
    filme é bom , surpreende com que fim levou cada um, se tratando de um filme baseado em fatos reais ,única situação que no meio do filme já dá indícios do final , pra quem não conhece a história real
    vale a pena
    spoiler: no final deveria ter uma situações mais bem elaborado para a prisão de todos
    Délia A.
    Délia A.

Enviada em 23 de julho de 2017
    um filme forte e envolvente. um bom roteiro. um pedaço importante da história. vale a pena ver. o melhor é pelo fato de ser uma estória verídica.
    Nelio M.
    Nelio M.

Enviada em 3 de fevereiro de 2017
    Nossos hermanos continuam nos dando um banho em termos de criatividade, mesmo não sendo um dos melhores trabalhos deles, ainda assim é um bom filme. Foge da mesmice do cinema brasileiro, sempre atrelado temas como comédia, sexo, pobreza e violência.
    Lúcio T.
    Lúcio T.

Enviada em 9 de novembro de 2016
    E não é que encontrei o "camaleão" argentino, o bom ator Guillermo Francella! Como assim? Ele seria como o Johnny Depp, prefere papéis mais excêntricos, entendeu? E no trabalho do diretor Pablo Trapero juntamente com os roteiristas Esteban Student e Julian Loyola que Francella traz para a sétima arte, a adaptação da história da parentela Puccio sendo ele (Francella), o intimidador "chefe" da família, o senhor (e pai) Arquímedes Puccio. E se pensa que é um enredo de máfia a lá Itália, muito se engana (se bem que temos uma macarronada com frango). Baseado em fatos reais que ocorreram nos anos 80, temos o Poder (Estado) usando o poder (influências) para ganhar poder (dinheiro). Confesso que achei o fluxo temporal mal dirigido (preste atenção no começo senão.....já era), mas do demais, perfeito! Que trama violenta em seu conteúdo e explicita. Como o amor pode cegar (e olha que nem é entre homem e mulher)..... E olha só, nossos hermanos também "cuspiram" na sociedade na época da ditatura deles. E pensar que o que pode acontecer quando se dirigi na Rocinha hoje, uma Jeep Cherokee com uma mala de dinheiro no banco de trás e comenta que é irmão de polícia é fichinha comparado ao terror nas mãos dos militares, é de se arrepiar! Todos, atuantes ou aposentados, isentos à lei. E que atuação do elenco! Todos de parabéns! E outra coisa para colocar o Tico e Teco para funcionar: nunca sabemos o que se passa na casa dos vizinhos! Seriam eles pessoas do bem? Aliens? Espiões? Sadomasoquistas? Adoradores de qualquer seita? Fãs de Trump? Não temos como saber, aliás, nem mesmo a pessoa que convivemos há anos ,conhecemos 100%...
    Enviada em 25 de janeiro de 2016
    O cinema sul-americano tem conquistado cada vez mais prestígio ao redor do mundo. Países como Argentina, Chile e também o Brasil - que está exportando vários talentos como atores e principalmente diretores para os grandes polos cinematográficos, como Hollywood - são bastante elogiados em festivais pela Europa e de vez em quando até figuram entre os cinco candidatos ao Oscar, que mesmo contestado, ainda é referência de reconhecimento através do mundo. No ano passado, por exemplo, tivemos como um dos competidores mais 'carismáticos' do público, o interessante 'Relatos Selvagens (2014)', da Argentina. Coincidência ou não, mais um filme dos mesmos produtores tem sido considerado um dos possíveis indicados para a próxima edição do prêmio, a biografia de uma família argentina dirigida por Pablo Trapero, "O Clã".

Baseado em fatos reais, o filme conta a história da família Puccio, liderada pelo patriarca Arquímedes (Guillermo Francella), sua esposa e seus cinco filhos, sendo que um deles vive no exterior. O filho mais próximo de Arquímedes é Alejandro, ou Álex (Peter Lanzani). Ele é um grande jogador de Rugby, que atua pela equipe dos Pumas, como é conhecida a seleção da Agentina. A família Puccio é financeiramente estável, mas a situação que o país atravessa politicamente não é fácil.

A história se passa nos anos 80, logo após a queda de um ditador no país. Arquímedes, aparentava ter ligações com a ditadura e já demonstrava certa 'resistência' ao que estava acontecendo com o país. Mas, a questão principal, e que torna a história tão incrível é que, por trás de um senhor muito distinto e preocupado com a família, estava o líder de um clã de sequestradores, que agia nos arredores do bairro onde ele morava, sendo que o cativeiro estava na sua própria casa. O objetivo era chantagear as famílias dos seus alvos muito bem escolhidos (e ricos), em quantias exorbitantes. O filme teve a melhor estréia da história de seu país e participou do tradicional Festival de Veneza, com o diretor Trapero levando o Leão de Prata de Melhor Diretor.

A abertura é feita sem pressa (dura uns 10 minutos), já em um clima de mistério que consegue aguçar a curiosidade do espectador. Depois do choque de conhecer a real natureza daquele senhor e de como a família leva uma rotina 'normal' mesmo tendo um refém em casa, começamos a perceber que o clã Puccio não é nada amador, mas uma família que é capaz de fazer o que for preciso para conseguir o que quer. O filme dá a entender que apenas a esposa e os filhos mais velhos sabiam de toda a situação, sendo que Álex ajudava diretamente o pai, extraindo informações sobre os alvos e participando do esquema na hora do sequestro. Entretanto, não dá para dizer que ele sabia de tudo o que acontecia, e ao longo do filme vamos descobrindo juntamente com ele.

A perícia de Trapero na direção faz com que ele consiga planos muito bem realizados. Há muitos closes que nos revelam as emoções e a intimidade da família e há um mini-plano sequência na cena do jantar dentro da casa que é feito com tanta paciência e naturalidade que causa uma agonia enorme em quem assiste, tal qual a frieza de Arquímedes. Tudo isso se deve também a excelente interpretação de Francella, na pele de um psicopata que assusta não com gritos ou violência, mas com um olhar penetrante e um jeito calmo de falar.

Mas uma das melhores cenas do filme ainda estaria por vir. Como se fosse um grande 'aluno' de Quentin Tarantino, o diretor filma uma cena onde um sequestro dá errado e o resultado é fantástico. Tudo acontece muito rápido, uma sucessão de erros que comprometem o trabalho, e a reação dos personagens àquele imprevisto é magnífica. Afinal, para nós espectadores, o melhor dos crimes planejados é quando eles dão errado e as coisas saem do controle.

Merece um elogio individual a atuação monstruosa de Francella. O ator que era mais conhecido pelo papel coadjuvante de Sandoval em "O Segredo dos Seus Olhos", aqui é completamente protagonista. O ator sempre muito simpático em seus papéis, e que na TV argentina costuma participar de programas de humor, encara este difícil desafio e supera as expectativas com uma atuação que mostra toda sua capacidade dramática.

Mesmo que nem todos os personagens tenham tanto espaço para brilhar, Lanzani como Álex também vai bem, assim como o restante do elenco e é uma estratégia interessante dar destaque ao Rugby neste momento, haja vista que a seleção argentina tem crescido como nunca no esporte e obteve uma colocação fantástica para seu porte na última Copa do Mundo. O filme explora também a relação entre pai e filho, como os filhos as vezes são "forçados" a seguirem seus pais, e isto aparece na dificuldade de Álex deixar para trás sua família e na falta de comunicação com Arquímedes.

A trilha do filme contém músicas populares da época e são um show à parte. Conhecendo a classe do cinema argentino, falta mais dedicação artística, é tudo muito sóbrio, mas talvez tenha sido essa a intenção da produção, para reforçar a ideia de que, por mais absurda que pareça em alguns momentos, é uma história real.

Apesar de não se preocupar em defender a moralidade e colocar em prática a questão do "crime e castigo", além de exigir um pouco mais de suspensão da descrença que o normal em alguns momentos (se há um refém na sua casa, morando lá dificilmente você não saberia, certo?), "O Clã" é um representante digno da Argentina para a disputa do próximo Oscar. Se irá ganhar é uma outra história, até porque tem um brazuca na disputa também, mas certamente é um filme que vale o ingresso. Com um final chocante e surpreendente e uma atuação de gala de Guillermo Francella, o filme é mais um acerto dos nossos hermanos e motivo de orgulho para o cinema sul-americano.
    Ruth A.
    Ruth A.

Enviada em 16 de janeiro de 2016
    Me deixou literalmente de queixo caído em alguns momentos. Adorei!!!
    Elenco maravilhoso com atuação perfeita. Música totalmente condizente com as cenas
    onde as vezes dava um tom irônico à situação apresentada.
    Hugo D.
    Hugo D.

Enviada em 24 de dezembro de 2015
    Os roteiros dos filmes argentinos são bons demais, nos trazem sempre para a realidade de forma forte, autêntica e sem forçar a barra. Eles conseguem retratar muito bem o passado nebuloso de sua história. Porém aqui as atuações são medianas, não empolgando na primeira parte do filme, o final é ótimo e a atuação de Guillermo Francella, como o chefe de família Arquimedes é digna de prêmios.
    Alvaro Sá de Castro M.
    Alvaro Sá de Castro M.

Enviada em 20 de dezembro de 2015
    Guillermo Francella. Interpretação impecável do psicopata Arquimedes. O filme começa meio previsível, mas o final vale o ingresso. O filme é também mais uma mostra de que a dobradinha Espanha/Argentina nos brinda sempre com filmes da melhor qualidade. Fica a pergunta: Quando é que uma possível dobradinha Portugal/Brasil vai ter a mesma competência? Curiosa também a semelhança de Guillermo Francella com um importante personagem político brasileiro da atualidade.
    Stanislaus  Kat
    Stanislaus Kat

Enviada em 19 de dezembro de 2015
    Como todo filme argentino que vi, o Clã conseguiu manter a boa qualidade. História baseada em fatos reais. Diversão garantida!