Um Homem Chamado Ove
    • Washington Post
    • New York Times

Omelete

por Caio Soares

[...] "Um Homem Chamado Ove" apresenta temas tocantes e simples em meio a uma Suécia multirracial, aberta aos imigrantes e às novas culturas, e nos ajuda a relembrar que a gentileza, o amor e a felicidade podem ser encontrados nos lugares mais inesperados.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Ccine10

por Pedro Vieira

“Um Homem Chamado Ove” tem sua dose de pieguice, e sua indicação ao Oscar de Longa Estrangeiro parece indicar um certo apreço da academia por longas com cargas sentimentais altas. Porém, a trama bem alinhada com um humor sarcástico é capaz de superar o piegas e torna o filme uma obra apreciável.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinema com Rapadura

por Vinícius Volcof

Desde Ingmar Bergman (1918-2007) associados a um cinema pesado, densamente reflexivo e filosófico, a comédia de Holm é um sopro de vitalidade à visão sobre o cinema produzido naquela região e apresenta novas possibilidades àqueles realizadores.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Juliana Mangorra

Embora a trilha sonora sobrecarregue os momentos tristes, o diretor desenvolve uma comicidade que evita da história cair num melodrama. Vale ressaltar que o filme também propõe uma abertura a imigrantes e às novas culturas na Suécia.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Preview

por Suzana Uchoa Itibere

Nesse ínterim, a pacata rotina de Ove é abalada pela chegada de novos vizinhos, e a partir daí o cineasta Hannes Holm usa toda a delicadeza do mundo para mesclar passado e presente e fazer aflorar a ternura escondida embaixo da rígida carapaça.

A crítica completa está disponível no site Preview

Boston Globe

por Peter Keough

Há uma cena em que Ove chora sem conseguir parar perante a magnitude de sua solidão e que trará lágrimas aos olhos de qualquer um que sofreram uma perda.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Cineweb

por Neusa Barbosa

De todo modo, a narrativa se nutre da inusitada amizade entre Ove e Parveneh, que de quebra dá um toque sutil sobre as possibilidades de trocas entre culturas diferentes [...] Há bons momentos de humor, mas emoção para o público não irá faltar, entre nascimentos, mortes, chegadas e partidas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Simone Zuccolotto

A adaptação é do diretor Hannes Holm, que conta com ótimas performances do sueco Rolf Lassgård (Ove) e da iraniana Bahar Pars (Parvaneh). A passagem para as telas é fidelíssima e talvez aí que more o pecado, muita história para pouco tempo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Bruno Pinheiro

"Um Homem Chamado Ove" nada mais é do que um filme cordial que aborda um tema muito comum, utilizando-se de recursos simples mas funcionais. Chamando mais a atenção por meio da própria interpretação do ator Rolf Lassgård do que propriamente através da natureza do personagem.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Papo de Cinema

por Rodrigo de Oliveira

Como de praxe na Academia, um dos indicados a Maquiagem e Cabelo precisa mostrar um trabalho mais naturalista. E nisso, "Um Homem Chamado Ove" é louvável.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] este filme sueco mesmo que não seja nada de especial, é razoável e bastante humano, ainda que previsível (será impressão minha de que já vimos muita coisa parecida?). [...] Enfim, pelo menos é bem melhor que o Toni Erdmann.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

Todos os flashbacks têm um brilho evocativo, mas só as memórias de Ove, o protagonista, tem de seu pai são realmente afetivas e revelam muito sobre o personagem.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Gary Garrison

Apesar de toda a sua honestidade, "Um Homem Chamado Ove" ainda assim é dolorosamente previsível, e a maior parte de sua sentimentalidade pode ser telegrafada a um quilômetro de distância.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

No páreo para melhor maquiagem/penteado e melhor filme estrangeiro, o sueco "Um Homem Chamado Ove" tem uma história que, mesmo não sendo muito original, agrada.

A crítica completa está disponível no site Veja

Washington Post

por Stephanie Merry

Às vezes, a trama é um pouco exagerada. Ove, o personagem principal, afasta as pessoas o tempo inteiro, mas elas voltam a se aproximar dele, apesar de tudo.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

New York Times

por Glenn Kenny

De certa forma, "Um Homem Chamado Ove" é o tipo de filme-mensagem [...] O filme tem um bom coração e boas intenções, mas principalmente para aquela parte do público que gosta de um conforto cinematográfico.

A crítica completa está disponível no site New York Times