Aniquilação
    Muito bom
    Aniquilação

Ciência e fé

por Lucas Salgado

Após escrever o roteiro de obras bem interessantes como ExtermínioNão Me Abandone Jamais e DreddAlex Garland fez sua estreia como diretor no final de 2014, com a ótima ficção Ex_Machina: Instinto Artificial. Estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac, o longa é uma obra extraordinária e original, com poucos personagens, um cenário restrito e muita reflexão sobre avança da tecnologia e humanidade. Agora, pouco mais de três anos depois, o cineasta chega com seu segundo trabalho como diretor: Aniquilação

Assim como no projeto anterior, Garland usa o gênero da ficção científica para discutir temas sérios, como criação, evolução, ciência, religião e, mais uma vez, humanidade. Contando com mais dinheiro, o cineasta aproveitou para desenvolver uma produção mais ousada, sem tantas limitações. Foram US$ 40 milhões de orçamento, contra US$ 15 milhões de Ex_Machina.

Produzido pela Paramount, o longa foi idealizado para os cinemas, contando com tomadas amplas e muitos efeitos especiais. O péssimo resultado de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell nas bilheterias, no entanto, fiz com que o estúdio tivesse receio em lançar a ficção. O resultado acabou sendo a venda para a Netflix, que incomodou o próprio diretor.

Por mais que seja bom saber que o filme encontrou uma casa, é realmente triste que o espectador seja privado dessa experiência na tela grande. São inúmeras cenas claramente pensadas para o cinema, um longa realmente ousado, com forte impacto visual. Ainda que prejudicada, a experiência visual ainda deve ser valorizada, uma vez que traz efeitos de destaque e cenas bem originais.

Natalie Portman vive Lena, um bióloga conceituada que tem passado como militar. Um ano após o desaparecimento do marido (Oscar Isaac), ela se junta a uma missão na misteriosa Área X, que abriga um misterioso fenômeno que se expande pela costa americana. Um grupo de cinco cientistas e especialistas (Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez, Tessa Thompson e Tuva Novotny além de Portman) tentam entender o que acontece, se é algo alienígena, religioso etc. Elas se deparam com um cenário que é ao mesmo tempo encantador e ameaçador, com claras amostras de mutação.

Aniquilação é uma obra completa e sempre interessante. O elenco é talentoso e os personagens complexos, principalmente no que diz respeito a de Natalie Portman. Alex Garland se mostra um diretor e roteirista realmente especial. Pena que o público não tem tido muita chance de perceber isso. Ex_Machina nem teve lançamento comercial no Brasil, e agora o novo longa chega direto na Netflix.

Adaptação de livro homônimo (e complexo) de Jeff VanderMeer, o filme conseguiu transportar bem as páginas para as telas, o que era um desafio pra lá de complicado. Destaca-se ainda a fotografia de Rob Hardy e a trilha sonora de Geoff Barrow e Ben Salisbury.

A montagem de Barney Pilling (O Grande Hotel Budapeste) é problemática, principalmente pelo uso desnecessário de cartela. Mas, pelo menos, não compromete no que diz respeito ao ritmo da produção, o que é positivo para um filme de 115 minutos.

O longa deve ser assistido de mente aberta. Não oferece muitas respostas e deixa muitas perguntas. Ao mesmo tempo, abre um espaço para reflexão sobre o homem e sobre a vida. Isso tudo conseguindo contar uma história de ficção bem fechadinha.

• Jackson A L
      Um filme psicodélico de ficção científica com criaturas estranhas, com muitas perguntas sem respostas. Tem algumas boas cenas com belo visual, nada mais. Roteiro confuso e problemático.
    • Silvia S.
      sim, sim lembra muito isso kkkk
    • Silvia S.
      kkkeu pensei a mesma coisa
    • Norelod
      Não perca seu tempo com esse filme. Me arrependi. O roteiro tem problemas incríveis. As atuações são terríveis. Natalie Portman faz o que pode e como é basicamente chorar pelo marido não precisa de muito em termos de interpretação. O enredo é inverosímil. Não é por conta da neblina colorida. Você imagina que se envia um grupo de pessoas com um pouco de experiência militar que acabaram de se conhecer para investigar uma área de onde nunca ninguém voltou vivo. SPOILER no primeiro contato com força hostil elas largam as armas e vão salvar a amiga na mão. Nenhum militar homem ou mulher se comportaria como elas. Elas não levam 1 câmera sequer para documentar as coisas sem sentido que encontram SPOILER e não aparece justificativa para nada. Usando um microscópio comum no meio do nada a heroína consegue analisar o sangue em nível celular. Não há conectividade entre os eventos, apenas clichês de assombro em sequência. Para não sair do padrão, o filme se segura na trama de um casal, sem filhos, formado por pessoas que têm emprego, o famoso público alvo de plataformas como a netflix. Se não foi feito para o netflix, o filme parece que adere 100% à qualidade dos demais filmes com o mesmo selo.
    • Clayton Queiroz
      Apesar do orçamento de Ex_Machina ter sido bem inferior, achei muito melhor que este Annihilation!
    • Clayton Queiroz
      O cara quando escreveu e dirigiu, estava na maior viagem, sob efeito de ácido, só pode.É bem psicodélico!
    • Walter José
      achei o filme fraco, não explica o que seria o brilho, não há embasamento científico, não explica do por quê que no farol começou o fenômeno, não conclui se há relação com algo alienígena, é só suposição, coletaram amostras mas não houve nenhuma pesquisa a respeito das amostras, ok houve metamorfose, alguma mutação, mas ocasionada pelo que? o elenco perdido, usando rifle sem saber manipular... assim... não há nenhum assunto aprofundado para que vc possa pensar... diferente de prometheus de ridley scot (fantástico filme) , interstellar que tem física quantica pesada no filme, enfim... filme pra criança assistir.
    • Raiza E
      Talvez o ideal seja você ver documentários, que tem a intenção de ser didáticos/informativos. Já o cinema não carrega essa obrigação de ser realista, principalmente no gênero ficção científica.
    • Viviane B
      Ok, isso eu saquei no filme, pessoas q não queriam continuar sua jornada, pessoas depressivas se mutilam, ok!! Mas essa coisa d Lavoisier q nada acaba TD se transforma...alienígenas e blá blá blá... não dá!! Respeito, mas prefiro algo mais realista. Minha nota d 0 à dez é 3.
    • Viviane B
      Pra mim o filme é pra gente nóia, coisa q eu decididamente não sou hehehe...Ou pelo menos acho que não...enfim, um monte de baboseiras sem sentido algum. Boa sorte p quem se aventurar a assistir.
    • Michell Lima Oliveira
      Achei o filme perfeito! Pra quem consegue fazer uma analogia para além do óbvio, vai conseguir enxergar que a forma alienígena que veio à Terra não veio para invadir, veio pra socializar tudo e a todos para dentro de um só sistema orgânico onde cada indivíduo tem o poder de ser o que quiser ser. Muito complexo, beirando o divino, além da nossa compreensão. A maioria não entende a temática do filme e fica falando que é ruim pq o diretor não seguiu o óbvio. Pra mim foi nota 10! Obs: Parece muito com o filme Interestelar
    • Power Guido
      Caramba... ESSA É SUA RESPOSTA? Realmente, EMPOBRE-Cido: Nem estou surpreso com a falta de originalidade: Até porque vocês adoradores do Luladrão ficam com a bundinha em chamas muito facilmente e não possuem bom repertório, por ser limitado pela própria inteligência baixa...Fico surpreso de você bancar o pastor... Essa eu pagava pra ver:Não é todo dia que a gente vê um idiota enganado uma multidão de imbecis. O que difere um de outro é apenas o mal caráter como pré requisito.Desapontado, mas não surpreso...
    • Cido Marques
      Melhor nem falar em metáfora por aqui, o Power Mole pode pensar que é uma loja de roupas.
    • Power Guido
      Primeiro: Não vai ser um imbecil de gosto péssimo pra filmes que vai me dizer pra vazar de qualquer lugar. Vá se fornicar.Segundo: Olha o LIXO de filme que você, com sua parca inteligência e falta de percepção do óbvio está venerando:A) Natalie Portman? SÉRIO MESMO? Péssima atriz em qualquer filme que atuou. Consegue convencer apenas pessoas rasas em Q.I. com sua parca atuação. De gente sem talento que fez teste do sofá, esse mundo tá cheio. Desde a Globo até Hollywood.B) Uma zona de exclusão com equipes paramilitares mortas previamente e você manda 5 vagabundas suicidas? Que diabo de lógica é essa? Cadê o MÍNIMO de consenso com a realidade? VOCÊ É RETARDADO?C) Filme que te faz pensar, com uma boa lógica e realmente bons atores é The Machinist com Christian Bale e Fight Club. <-- NENHUM FILME OS SUPEROU NESSE QUESITO ATÉ ENTÃO.D) aquaman eu deixo pra idiotas como você, que pelo visto adoram filmes rasos de contos da carochinha com péssimos atores e péssima atuação.E) Cloverfield: Paradox é um lixo completo e só ilustra a pobreza da sua inteligência e seu péssimo gosto para filmes. Vá tentar discutir sobre qualquer outra coisa... Pois de cinema você não entende porcaria nenhuma.
    • Cido Marques
      Power Guido, alguém com esse nome não pode cobrar inteligência das pessoas. E vá assistir Aquaman, vaza.
      Para retardados mentais.
    • Henrique A
      esse filme é horrível, por favor, não percam tempo, sem falar que não tem o The Rock...em alguns momentos tem homenagens ao Michael Jackson.
    • Thayna Nunes
      cores
    • Thayna Nunes
      Não. A Lena que sobreviveu claramente tem DNA mais humano que extraterrestre. E o Kane tem mais DNA extraterrestre do que humano. Isso não impede da cruzação pq no fim os dois tem o mesma DNA. São imortais agora, de fato.Mas Lena é a Lena, e Kane não é o Kane.Quanto o desenho no braço da Lena, é do DNA da meninaque foi morta pelo urso, e passou pela refração.É possível claramente ver em uma cena a tatto no braço dela
    • joao
      Gente, ficou bem óbvio que quem morreu foi o clone da lena. A lena original entregou a bomba na mao do clone e o clone ficou pegando fogo. Se fosse a lena original, ela iria explodir(igual o marido dela que ficou so a caveira la) e não pegando fogo, até mesmo pela forma metalica dela(clone)Outra, ela nao ficou infectada, pq se fosse infecçao iria acabar quando o farol pegou fogo. O olho dela mudou pq ela abraçou o clone do marido. Era como se o clone do marido estivesse transformando ela também.Tudo aquilo era como um câncer que estava lutando pra sobreviver e se espalhando pela terra.