A Cidade Onde Envelheço
    • Folha de São Paulo
    • O Globo

Ccine10

por Kadu Silva

"A Cidade Onde Envelheço" a princípio me despertou repulsa, saí da sessão com a sensação de perder de tempo [...], mas depois ao digerir a história e o formato, fui entender que o filme vai muito além da trama da primeira camada sobre a saudade da terra natal.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Além de um roteiro muito bem estruturado, [...] "A Cidade Onde Envelheço" apresenta como um dos seus mais fortes méritos as atuações de suas duas protagonistas.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Quarto Ato

por Gabriel Amora

[...] Marilia cria em suas cenas despretensiosas inúmeros significados pessoais para as protagonistas e público, algo que constrói o riso com os diálogos naturais e envolventes da juventude que sabe o que quer fazer no hoje; mas que não pensa no amanhã.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Preview

por Edu Fernandes

Enquanto Teresa é mais aventureira e social, Francisca tem uma postura reservada e ambições menos tresloucadas. Apesar de algo que possa sugerir um caminho tortuoso, o resultado é um filme afetuoso.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cinemação

por Lucas Albuquerque

Tecnicamente não possui grandes destaques – talvez o sonoro ao explorar um boa diegese na trilha. [...] Choque cultural, amizades, amor,  pertencimento, saudade são temas abordados. Leve, até demais, tem um verniz muito água com açúcar.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineweb

por Neusa Barbosa

[O roteiro] cria atritos, compartilhamento de sensações, melancolia, também pela iminência da chegada dos 30 anos e da maturidade na vida das duas. E disto o filme tira sua delicadeza, seu modo de existir.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Com uma estrutura livre, provavelmente inspirada no cinema de John Cassavetes, o longa nos mostra como a amizade se fortalece, apesar de leves desentendimentos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Marília Rocha [...] retrata em tom intimista a vidinha provisória das moças, sem grandes desejos ou projetos. Não há por que se comprometer a longo prazo com pessoas ou lugares. Tudo passa.

A crítica completa está disponível no site O Globo