O Cidadão Ilustre
  • Veja

13 críticas da imprensa

O Globo

por André Miranda

O personagem é vivido por Oscar Martínez [...], ótimo ator que conseguiu imprimir bem em Mantovani a ideia de um homem afetuoso por seu passado, mas consciente de sua grandiosidade.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cinepop

por Raphael Camacho

O roteiro, assinado por Andrés Duprat (do ótimo "O Homem ao Lado"), é cirúrgico. Consegue prender o espectador do primeiro ao último minuto. A história está longe de ser um show de simpatia dos personagens, pelo contrário...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineplayers

por Francisco Carbone

Por dentro do que mostram sinopse, trailer e pôster, jaz um homem que literalmente não encontra saídas. Seus sorrisos parcos não encontram eco no olhar, um quase deserto sem luz. É nos ombros de Martinez que o filme encontra reverberação, se propaga e emana seu lirismo na terra infértil que pode vir a ser o futuro.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O mais divertido e melhor filme da dupla de diretores Gastón Duprat e Mariano Cohn. [...] Martínez dá a dose de ambiguidade exata ao tipo que interpreta: simpatizamos com ele em detrimento da cafonice e primarismo dos provincianos...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Critikat.com

por Nicola Brarda

O filme se recusa a retratar um mártir da liberdade de expressão. Aos poucos, a direção nos lembra as falhas do protagonista, nos casos em que seu comportamento mistura o egoísmo e a intransigência moral, a honestidade e a falta de educação.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Ainda que o estilo de "O Cidadão Ilustre" seja um dos pilares de sua qualidade e relevância, [...] o grande destaque do longa-metragem é o trabalho brilhante de Oscar Martínez.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Lee Marshall

Há muito potencial cômico na premissa de "O Cidadão Ilustre" [...] Mas nas mãos da dupla de diretores Mariano Cohn e Gaston Duprat, este filme se torna algo mais profundo, mais sombrio e mais forte...

A crítica completa está disponível no site Screen International

Télérama

por Jacques Morice

Com um fundo de diferenças culturais, de rancor social e sentimental, o sucesso desta sátira cruel porém terna se deve à mistura de generosidade e covardia do herói. Antipático, vaidoso mas cansado de sê-lo, ele se expõe à fragilidade de sua condição.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cineweb

por Alysson Oliveira

Cinematograficamente, "O Cidadão Ilustre" não é muito empenhado. Sua imagem [...], mais parece uma produção para a TV. Sua discussão sobre autonomia da arte é superficial e parece um tanto deslocada aqui. Ainda assim, é inegável que há bons momentos de humor e uma grande interpretação de Martínez.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

["O Cidadão Ilustrado"], uma comédia dramática leve sobre a arte, a fama e sobre a inveja em uma cidade pequena, que se beneficia de um roteiro cheio de piadas...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Jay Weissberg

["O Cidadão Ilustre" é] uma história agradável, ainda que totalmente previsível, que joga a sofisticação das ideias do mundo contra estereótipos do povo rural.

A crítica completa está disponível no site Variety

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] anuncia-se como comédia, mas seu tom é amargo, no máximo provoca um sorrido irônico e afetado, como se houvesse um prazer enorme em humilhar um escritor e intelectual famoso. Na verdade, o cinema americano e europeu já contou esta história inúmeras vezes e com melhor resultado.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Covenant, porém, não tem a vivacidade do primeiro filme nem traz renovação ao gênero. Trata-se de uma sequência dispensável de "Prometheus" (2012), com novos personagens e a volta de Michael Fassbender, agora no papel de outro androide.

A crítica completa está disponível no site Veja