Jia Zhangke, um Homem de Fenyang
    • O Globo
    • Zero Hora

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

O objetivo ali é descobrir as motivações criativas que se escondem na imensa genialidade do diretor, o que não exclui suas fragilidades. Inclusive, é o mal-estar dos personagens, compartilhado com a população conterrânea, que funciona como matéria-prima nos filmes de Jia.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

O filme de Walter, se em parte refaz o mesmo trajeto, conta com uma cumplicidade bem maior de Jia, o que lhe permite um acesso mais penetrante na personalidade do realizador de "Plataforma".

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Essa mera divisão evidencia a virtude capital deste documentário: dar voz (e imagem) ao artista; permitir que ele mostre a si mesmo, suas experiências, seu país e sua obra. Permitir ao espectador que conheça o artista a partir da China e a China a partir do artista.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

Acumulando o papel de entrevistador, ao lado do crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon, o diretor assume uma “invisibilidade” quase oriental nesta missão (fotografia de Inti Briones). No percurso, Zhang-Ke revisita a casa em que cresceu, percorre cidades e locais de filmagens.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Zero Hora

por Daniel Feix

"Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang" é um filme de afetos. [...] É um projeto de cinéfilos para cinéfilos, perfeito para quem não o conhece recuperar o tempo perdido e adentrar em um universo do qual é difícil não sair seduzido.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora