Osvaldão
  • O Globo

4 críticas da imprensa

Cineweb

por Neusa Barbosa

São do período tcheco as imagens de arquivo mais curiosas do documentário, mostrando Osvaldo, único negro entre estudantes de várias partes do mundo, em 1961, nas aulas do idioma local e dançando ritmos brasileiros com colegas.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Carolina Braga

Com 78 minutos, o longa apresenta um panorama cronológico do personagem. [...] Entre os entrevistados estão amigos de infância, familiares e colegas guerrilheiros. A estrutura é bastante convencional, formada por imagens de arquivo e depoimentos.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

O principal mérito do documentário é resgatar a história de um personagem ainda pouco conhecido [...] Mas o filme não tem musculatura nem colorido maior. Costura uma série de entrevistas com familiares, amigos e companheiros políticos numa esperada sequência.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Imagens aleatórias da época e enxertos dramatizados pouco contribuem para entendê-lo. O que nos enchem os olhos são as imagens do documentário tcheco, nas quais Osvaldão surge em carne e osso, falando, dançando e exibindo seus dotes de ex-lutador de boxe.

A crítica completa está disponível no site O Globo