Extraordinário
    • Screen International
    • The Guardian

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

É fascinante a forma como o roteiro se mantém fiel à essência infanto-juvenil da obra, sem resvalar no melodrama piegas que o tema sugere, transpondo com inteligência e muita sensibilidade as agruras diárias do pequeno Auggie, vivido pelo impecável Jacob Tremblay...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Preview

por Roberto Cunha

É lógico que o foco é o menino, mas ao procurar desviar a atenção do espectador para histórias dos parentes, paralelas aos percalços do pré-adolescente, o roteiro ganha frescor e deixa de soar piegas.

A crítica completa está disponível no site Preview

Cinepop

por Renato Marafon

O diretor Stephen Chbosky, que já havia nos entregado o sensacional "As Vantagens de Ser Invisível", sabe mesclar o humor e o drama de maneira eficiente e extraordinária. Sua direção nos leva para uma jornada pelos sentimentos dos personagens, enquanto consegue tirar sensações dos espectadores.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

New York Times

por Glenn Kenny

Dirigido por Stephen Chbosky, [...] o filme tem um elenco maravilhoso do início ao fim. [...] "Extraordinário" é aquela coisa rara, um filme de família que se emociona e diverte...

A crítica completa está disponível no site New York Times

CineClick

por Iara Vasconcelos

Com um elenco talentoso e entrosado e performances cheias de emoção, o longa não mede esforços para provocar comoção na platéia, mas isso não é demérito nenhum quando temos em nossa frente uma trama com mensagens tão positivas e importantes para a atualidade.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema com Rapadura

por Diogo Rodrigues Manassés

O que há de melhor em “Extraordinário” é que ele atinge um dos principais objetivos almejados por qualquer manifestação artística: gerar reações em seu público. É possível sorrir, rir, chorar, se enraivecer, se indignar e assim por diante.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinemascope

por Katia Kreutz

​Todas as atuações são excelentes, em especial a do pequeno protagonista (apesar da verdadeira máscara de próteses no rosto) e de certa forma a solidez do elenco ajuda a disfarçar um pouco o teor de melodrama de algumas cenas.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

"Extraordinário" deve muito ao elenco reunido pelo diretor Chbosky. Owen Wilson traz um pouco da gravidade do humor de "Marley e Eu" […] Julia Roberts tem algo de contagiante na sua persona cinematográfica. Aquela risada. Você sabe que ela virá, apesar da dor, do sofrimento, e espera por isso.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

The Playlist

por Will Ashton

É certamente afetuoso, e seria difícil acusar o filme de não ter compaixão e honestidade. No entanto, ao mesmo tempo, ele nunca parece totalmente verdadeiro. Mais benevolente do que comovente, o filme não é memorável, mas funciona como um leve melodrama para todos os públicos.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Owen Gleiberman

É um filme emocionante de muito bom gosto - um drama de empatia nivelada com um charme que se desliza com inteligência, segurança e graça, e tem algo emocionante e ressonante para dizer sobre o clima atual de bullying americano.

A crítica completa está disponível no site Variety

Ccine10

por Kadu Silva

O grande acerto foi não vitimizar o protagonista. Ainda que o texto apresenta seus clichês para um filme de superação, e as famosas frases de efeito e seus momentos piegas e de manipulação da emoção, tudo acontece sem exageros.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

O que eleva a adaptação de Stephen Chbosky [...] é a miríade de maneiras em que "Extraordinário" nos pega um pouquinho desguardados e coloca nós em nossa garganta mesmo quando Auggie está fora da tela, e estamos aprendendo sobre os personagens de apoio que raramente recebem suas próprias seções em filmes como este.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinemação

por Daniel Cury

O carisma dos atores e a história bem contada são pontos fortes do filme [...]. Jacob Tremblay traz emoção e simpatia mesmo com a pesada maquiagem, e o restante do elenco infantil é acima da média.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Cineweb

por Neusa Barbosa

Em alguns aspectos, o filme é bem eficiente – como a forma como retrata a maneira como a escola lida com o bullying a Auggie e também na composição de pelo menos dois personagens afro-americanos importantes.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Stephen Chbosky costura as diversas facetas narrativas com habilidade. Saindo ligeiramente do habitual, "Extraordinário" tenta expandir a mirada aos personagens periféricos, às testemunhas da trajetória de Auggie.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen Rant

por Chris Agar

Embora a adaptação caia em alguns clichês típicos do gênero à medida em que a história avança, ela obtém sucesso na maior parte de seus objetivos. "Extraordinário" é uma comovente fábula de amor e amizade, beneficiada pelas ótimas atuações de Jacob Tremblay e do resto do elenco.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

The Hollywood Reporter

por Sheri Linden

"Extraordinário" é um filme sobre conexão, não sofrimento. Dramatizando o efeito de um garoto sobre as pessoas ao seu redor, convida o espectador a entrar nessa história.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Washington Post

por Stephanie Merry

"Extraordinário" ocasionalmente sofre de armadilhas de filmes infantis, esforçando-se para ser fofo ou extrair a risada de alguns pequenos ridiculamente precoces. Mas, principalmente, não consegue contar uma história complicada, nem passar a experiência de ser um jovem confuso, solitário ou assustado como o caso merece.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Boston Globe

por Mark Feeney

É Tremblay quem faz Auggie tão crível, tão afetador, tão humano. Também tão freqüentemente engraçado. [...] [Porém], "Extraordinário" tem pontos positivos e negativos proporcionalmente. [Ainda que] emocionalmente, o filme raramente pareça falso.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

O Globo

por Daniel Schenker

O lugar-comum também pode ser detectado na preocupação em sublinhar mensagens. Os conteúdos transmitidos são louváveis, mas o procedimento de frisar lições de vida limita as possibilidades de apreciação do filme. Há ainda frases que soam artificiais.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Observatório do Cinema

por Giovanni Rizzo

É bom ver como o trabalho de atuação contorna bem situações que poderiam cair no puro e simples melodrama exagerado. Assim, "Extraordinário" é um filme alinhado em fugir de um retrato simples dessa criança com suas diferenças enfrentando um mundo hostil.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Omelete

por Camila Sousa

Com temas tão interessantes e atuais, o longa poderia ir mais fundo na questão do preconceito, provocando os que assistem ao longa a um questionamento interno. Ao escolher o caminho simples, o filme se torna agradável de assistir, mas perde a oportunidade de ser mais do que isso.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Tim Grierson

Por causa da qualidade das performances e da sinceridade delas, "Extraordinário" não precisa extrair artificialmente nossas emoções. Por isso mesmo é uma pena que Chbosky deixe o tom se afastar dele, torcendo os espectadores com seus pontos ao invés de simplesmente deixar o material falar por si.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Debruge

[Owen] Wilson fala devagar, Julia Roberts sussurra e a audiência ronca neste filme emotivo [...] sobre as provações de um menino desfigurado e sua família.

A crítica completa está disponível no site The Guardian