Agnus Dei
    Você assistiu Agnus Dei ?

Enviada em 19 de julho de 2016
    Excelente filme sobre um convento na Polônia, invadido por alemães e depois por russos, deixando um rastro de violência, traumas, freiras e noviças grávidas e casos de sífilis. As freiras escondem o fato para evitar o fechamento do convento e a expulsão delas. Uma jovem médica francesa irá se compadecer e ajudá-las de diversas formas. A madre superiora comete desatinos em nome da providência divina e pelas próprias circunstâncias da sua doença que a debilita física e mentalmente. Um tratado sobre a fé, a dúvida e a ação. Uma frase marca bem o filme, quando uma freira diz para a médica que "viver no convento são 24 horas de dúvidas e um minuto de esperança". Filme duríssimo, mas com um final de esperança.
    Rosangela Machado
    Rosangela Machado

Enviada em 19 de junho de 2016
    O filme traz à tona mais uma perturbação que parece não ter época certa: a violência contra a mulher em vários ângulos, desde o ocorrido com as freiras até a subordinação da mulher às instituições (representada pela Igreja, pela Cruz Vermelha, pelo Exército russo). A miséria humana representada pelo machismo tem no filme uma faísca de esperança. A luta nasce de uma minoria que desvenda tantos mistérios femininos, sociais , capaz de levar ao caminho da libertação.
    Crismika
    Crismika

Enviada em 7 de agosto de 2018
    Um filme com tema tenso, abordando o estupro coletivo de freiras durante a guerra. O filme aborda o tema de forma delicada com um roteiro bem amarrado com a fotografia e a frieza do lugar, permeando cenas com tons obscuros que passam esse sentimento. Um filme tenso, mas belo de se assistir. Vale a pena as duas horas de filme. RECOMENDO.
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 18 de dezembro de 2016
    Agnus Dei - baseado na história real e chocante das freiras polonesas que foram estupradas na Segunda Guerra Mundial pelos alemães e pelos russos deixando várias grávidas, Achei um grande filme com uma história bem forte mas muito bonita
    gianpaulo
    gianpaulo

Enviada em 16 de julho de 2016
    Excelente direção em que roteiro, atuações e iluminação dão o exato tom das cenas. Mai surpreendente que o final (genial) é saber que se trata de uma história real.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 4 de setembro de 2016
    Ótimo. Excelentes atuações e construção de personagens. História forte sobre um convento invadido por estupradores, e a repercussão devastadora, a partir da gravidez de várias freiras. Culpa, desespero, perda da fé, e a detenção do poder de qualquer decisão na mão de uma atormentada madre superiora.
    Mário Sérgio P.Vitor
    Mário Sérgio P.Vitor

Enviada em 28 de outubro de 2018
    Disponível na Netflix, só vi o filme anteontem. Imaginava-o pesado, chato, já que o tema tratado é tão avassalador - em 1945, na Polônia, uma jovem médica francesa, descobre que freiras moradoras de um convento foram estupradas por soldados e muitas delas engravidaram. Mas, estava enganado. Sim, é circunspecto, mas há profunda humanidade. Diálogos econômicos, interpretações elaboradas a partir de expressões faciais, olhares dizendo um mundo.
    Um filme necessário, retrato dos horrores da guerra e da radicalidade de dogmas norteando a fé. Meu único senão vai para o final arranjadinho, luminoso (na fotografia e na resolução da trama) demais para um filme tão austero.
    Mary M
    Mary M

Enviada em 11 de julho de 2021
    Agnus Dei é um filme com uma boa premissa e, para mim, que amo filmes relacionados às guerras, prendeu meu interesse, não somente por sua sinopse e sim por conta de sua nacionalidade, pois estou procurando assistir mais filmes europeus. Admito, no entanto, que, em muitas partes, o filme se tornou extremamente entediante. Parecia que nada acontecia e que ele não ia para lugar nenhum. Não consegui me envolver com a história, com os personagens, mas, no geral, foi uma experiência interessante. O filme tem seus pontos bons: boa ambientação, bons atores e uns personagens legais, mas nada envolventes. A ideia é muito boa, e esse é um tipo de cinema que muitas pessoas gostam: de qualidade, mas não meu estilo. Se você gosta de um filme mais parado e sem muita emoção, pode assistir que esse filme é para você.
    Victor Mendes
    Victor Mendes

Enviada em 1 de janeiro de 2022
    É uma obra prima sobre a inocência e a virtude. Proporciona uma profunda reflexão sobre a culpa, onde todos são vítimas das mazelas sociais e dos acontecimentos.
    Thaynan Saldanha
    Thaynan Saldanha

Enviada em 4 de julho de 2021
    Que filme, que filme!! Maravilhoso. O que mais me chama atenção neste filme além da violência sofrida pelas freiras polonesas foi como o filme retratou bem o encontro entre mulheres tão diferentes e como elas reagiram aquelas situações. A médica que tinha um estilo de vida avançado pra época e no início não conseguia entender os pudores que as frieiras tinham até mesmo para serem examinadas, começou a tratar as gravidezes dos estupros de forma clínica somente até passar pelo mesmo e compreender melhor aquelas mulheres. Freiras que entraram no convento por vários motivos e com a chegada da médica testaram sua fé, algumas descobrindo-se mães outras descobrindo que jamais se sentiriam mães e outras mesmo que abandonaram sua fé. O contraste entre a irmã Maria e a Madre Superiora também é muito interessante.