Agnus Dei
Você assistiu Agnus Dei ?

Rosangela Machado
Rosangela Machado

Enviada em 19/06/16
O filme traz à tona mais uma perturbação que parece não ter época certa: a violência contra a mulher em vários ângulos, desde o ocorrido com as freiras até a subordinação da mulher às instituições (representada pela Igreja, pela Cruz Vermelha, pelo Exército russo). A miséria humana representada pelo machismo tem no filme uma faísca de esperança. A luta nasce de uma minoria que desvenda tantos mistérios femininos, sociais , capaz de levar ao caminho da libertação.
Nelson M
Nelson M

Enviada em 19/07/16
Excelente filme sobre um convento na Polônia, invadido por alemães e depois por russos, deixando um rastro de violência, traumas, freiras e noviças grávidas e casos de sífilis. As freiras escondem o fato para evitar o fechamento do convento e a expulsão delas. Uma jovem médica francesa irá se compadecer e ajudá-las de diversas formas. A madre superiora comete desatinos em nome da providência divina e pelas próprias circunstâncias da sua doença que a debilita física e mentalmente. Um tratado sobre a fé, a dúvida e a ação. Uma frase marca bem o filme, quando uma freira diz para a médica que "viver no convento são 24 horas de dúvidas e um minuto de esperança". Filme duríssimo, mas com um final de esperança.

Enviada em 18/12/16
Agnus Dei - baseado na história real e chocante das freiras polonesas que foram estupradas na Segunda Guerra Mundial pelos alemães e pelos russos deixando várias grávidas, Achei um grande filme com uma história bem forte mas muito bonita
Mário Sérgio P.Vitor
Mário Sérgio P.Vitor

Enviada em 28/10/18
Disponível na Netflix, só vi o filme anteontem. Imaginava-o pesado, chato, já que o tema tratado é tão avassalador - em 1945, na Polônia, uma jovem médica francesa, descobre que freiras moradoras de um convento foram estupradas por soldados e muitas delas engravidaram. Mas, estava enganado. Sim, é circunspecto, mas há profunda humanidade. Diálogos econômicos, interpretações elaboradas a partir de expressões faciais, olhares dizendo um mundo. Um filme necessário, retrato dos horrores da guerra e da radicalidade de dogmas norteando a fé. Meu único senão vai para o final arranjadinho, luminoso (na fotografia e na resolução da trama) demais para um filme tão austero.
Crismika
Crismika

Enviada em 07/08/18
Um filme com tema tenso, abordando o estupro coletivo de freiras durante a guerra. O filme aborda o tema de forma delicada com um roteiro bem amarrado com a fotografia e a frieza do lugar, permeando cenas com tons obscuros que passam esse sentimento. Um filme tenso, mas belo de se assistir. Vale a pena as duas horas de filme. RECOMENDO.
Bruno Campos
Bruno Campos

Enviada em 04/09/16
Ótimo. Excelentes atuações e construção de personagens. História forte sobre um convento invadido por estupradores, e a repercussão devastadora, a partir da gravidez de várias freiras. Culpa, desespero, perda da fé, e a detenção do poder de qualquer decisão na mão de uma atormentada madre superiora.
gianpaulo
gianpaulo

Enviada em 16/07/16
Excelente direção em que roteiro, atuações e iluminação dão o exato tom das cenas. Mai surpreendente que o final (genial) é saber que se trata de uma história real.