Brincante
  • Papo de Cinema

6 críticas da imprensa

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O que bate na tela é uma explosão em cores e sons da cultura popular brasileira, mas que jamais cede à tentação do folclórico. Pelo contrário, seguindo a inspiração de Antonio Nóbrega, o filme bota cultura erudita e cultura popular em situação de diálogo...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

As cores exuberantes, o forte contraste, a luz noturna irreal das cenas de Tonheta estão em perfeito acordo com o tom fabular da narrativa, bem como, no outro extremo, o monocromatismo da extraordinária sequência de dança...

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Folha de São Paulo

por Nelson de Sá

O melhor de Nóbrega [ator homenageado] aparece no contraste com os corredores do metrô e, mais até, com o ponto de ônibus sob o Minhocão – e não em cenários coloniais. Quando a Paraíba do próprio Carvalho surge, nada tem de turística: é terra batida, estrada vazia.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

O filme evidencia a corajosa opção de não explicar. A jornada de artistas populares que percorrem o Brasil [...] não ganha abordagem didática. As falas não dizem respeito ao universo cotidiano. Permanecem restritas à esfera da composição dos personagens

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Nayara Reynaud

[O longa] faz uma grande homenagem e usa a ficção – sem recorrer à cinebiografia – e o musical para trazer à tela o espetáculo Brincante (1992), utilizado aqui como pretexto para mostrar o lado mais importante da persona documentada: sua própria arte.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Raquel Andrade

Elementos da cultura e folclore popular brasileiros assumem a narrativa do filme "Brincante", que mistura a ciranda, o frevo, o caboclinho, o reisado [...] Tudo isso se entrelaça para biografar o artista Antônio Nóbrega, numa declaração de que a vida só faz sentido se dedicada à arte.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema