Brincante
    3,3
    Você assistiu Brincante ?

F. V. Fraga
    F. V. Fraga

Enviada em 6 de dezembro de 2014
    Brincante - O Filme (2014) é um documentário sobre Antonio Nobrega, construído sem uma narrativa convencional, abordando o trabalho do artista, através das suas diversas criações. Como ele mesmo afirma, "o filme é uma viagem sobre meu universo artístico". Dirigido por Walter Carvalho, que é conhecido por incontáveis trabalhos como diretor de fotografia, roteirista, diretor de documentários e longa-metragens.

A arte de Nóbrega é espontânea, circense e ao mesmo tempo regional e universal. Ele mesmo se define como multi-artista, já que cria peças de teatro, danças e músicas. É uma expressão folclórica e moderna, que nasceu em meio à paisagem desértica de sua terra natal, no nordeste do país, influenciada por Ariano Suassuna, onde Antonio fez parte do Quinteto Armorial e foi artista mambembe. Mas é também urbana, ambiente onde o artista vive atualmente, mais precisamente na Cidade de São Paulo.

O contraste mais interessante do filme está exatamente nas intervenções que o artista faz em lugares como o minhocão ou a estação de trem, principalmente com sua dança que mistura ritmos como Frevo, Capoeira e com alguns passos que podem lembrar até o Street Dance (Dança de rua). Em seu texto também reside uma miscelânea de referências à ícones culturais, da literatura e da história. Sua sonoridade harmoniza a música clássica com a música popular brasileira, principalmente do nordeste. Seus personagens, que às vezes espelham sua personalidade, são a encarnação da figura quixotesca.

Carvalho é experiente em documentar artistas para o cinema, seja na pintura com Moacir Arte Bruta (2005), na escultura como diretor de fotografia de Francisco Brennand Filme (2012) ou até mesmo de músicos como em Raul - O Início, o Fim e o Meio (2012). O público desacostumado com docudramas e/ou que tenha assistido apenas filmes do diretor, como o de ficção Budapeste (2009) e/ou o biográfico Cazuza - O Tempo não Para (2004) pode sentir um pouco o peso das suas 1 h e 32 min. do longa. Entretanto, o fato de o filme não apresentar um enredo com início, meio e fim explícitos, não diminui em nada a qualidade da obra e o seu poder de narrativa e comunicação artística.

Nota: 8 (Excelente

"A gente não pode ficar somente na Orquestra Sinfônica. O Brasil precisa ser Brasil".

Em Porto Alegre o filme encontra-se em cartaz no Espaço Itaú de Cinema.
    ____________________________

Para que quiser conhecer um pouco mais sobre Antonio Nóbrega e Walter Carvalho, recomendamos as entrevistas dos dois no programa Roda Viva..

Roda Viva - Walter Carvalho - 16/04/2012

Roda Viva | Antonio Nóbrega | 24/11/2014
    Luiz L.
    Luiz L.

Enviada em 22 de outubro de 2014
    Assisti este filme na mostra...uma alegria para a alma ver a riqueza da música...da dança..do universo de Antônio Nobrega retratado de maneira tão deliciosa na tela...com destaque para a dança e os ritmos que são interpretados nas ruas de São Paulo....fui dormir mais feliz....
    Airlan C.
    Airlan C.

Enviada em 27 de outubro de 2014
    Uma linguagem que, no cinema, não me causou contentamento. Arte dos palcos
    Eduardo L.
    Eduardo L.

Enviada em 20 de janeiro de 2015
    Alguns bons momentos, mas roteiro fraco. O filme fica no meio do caminho entre fazer uma biografia do Antônio Nóbrega e contar uma história.