Permanência
    • Cineweb
    • Folha de São Paulo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Irandhir, como sempre, está ótimo. As atrizes Rita Carelli e Laila Pas surpreendem. "Permanência" é exemplo de um cinema brasileiro contemporâneo focado nos sentimentos, mas sem voltar as costas para a dimensão do social.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Primeiro longa de Leonardo Lacca, “Permanência” é mais um filme da excelente safra do cinema pernambucano. Utilizando como premissa a hospedagem de um fotógrafo na casa da ex-namorada casada, o filme nasce na tela como prolongamento de um projeto anterior do cineasta, o curta “Décimo Segundo”.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

Ainda que tenha poucos diálogos representativos e apostando em gags cômicas que nem sempre funcionam, o filme fala muito por meio de gestos e olhares. Lacca consegue imprimir a angustia, conflito e solidão interna de seus personagens através de câmeras estáticas e frios tons fotográficos.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Raphael Camacho

É um filme bem sincero com o público, não há clímax, apenas lembranças de um passado amoroso, a descoberta de novas possibilidades e as conseqüências de assuntos mal resolvidos. O roteiro, muito interessante por sinal, navega na linha dos bons diálogos.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de Minas

por Mariana Peixoto

Lacca leva para este longa um elemento muito presente em seus filmes anteriores: o silêncio. [...] Não são poucos os silêncios que surgem quando Ivo e Rita se encontram. Em cada situação, seu significado muda.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

O eixo dramático, como o título sugere, é o que fica dos sentimentos e o que desaparece ou muda de natureza. Mas em torno dessa linha central há uma observação arguta dos descompassos geográficos e culturais.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Omelete

por Marcelo Hessel

Assim como Ivo, [...] Leonardo Lacca concentra também seus esforços em reunir imagens-sínteses que sirvam a construir uma visão de mundo e não se percam simplesmente em sacadas efêmeras de cinema de simbolismos.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Roberto Cunha

É possível perceber a assinatura pernambucana em obviedades como valorizar sotaque, comida ou clima da região, mas também na sua “conexão urbana”.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

Uma estreia insegura, tateante, simples (por vezes até simplória) e de grande entrega. Está, de certo modo, na contramão do cinema pernambucano atual, porque pensa em dramaturgia...

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Zero Hora

por Roger Lerina

A qualidade principal de "Permanência" é o investimento na sutileza: os ânimos dos personagens são revelados mais pelo olhar do que pela fala; as frases banais, os diálogos claudicantes e os silêncios constrangedores são mais eloquentes do que qualquer enunciação explícita...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineweb

por Alysson Oliveira

É no trio de atores centrais que Lacca deposita boa parte da força de seu filme – e acerta. Santos, Rita e Restiffe são precisos em seus personagens e os desconfortos de cada um deles. Encontram, paradoxalmente, nos vazios, o apoio para progredirem...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Leonardo Lacca escolheu um caminho de risco para sua estreia [...]: fazer um filme todo em tons rebaixados. [...] Ainda que tenham de amadurecer até resultarem num filme satisfatório, as ideias de Lacca são promissoras o bastante para deixar o espectador curioso sobre seu devir.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo