Manchester à Beira-Mar
    • The Guardian
    • Veja

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O cineasta consegue demonstrar a imprescindibilidade de sua direção segura se fazendo presente em momentos cruciais, pela já elogiada direção de atores, advinda da sua experiência com teatro, já que este é apenas seu terceiro longa, como também na montagem fora de ordem cronológica.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Boston Globe

por Ty Burr

[...] “Manchester à Beira-Mar" é uma experiência que vale a pena; nem tanto pela magnitude de seu impacto ou pela exótica grandeza de seu cenário, mas pela forma como o filme ilumina e faz brilhar a quietude e a realidade com que nós e nossos vizinhos lidamos com a vida, e também como não lidamos.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

[...] há algo shakesperiano no escopo da trama e nas emoções universais que são retratadas. "Manchester à Beira-Mar" é o melhor filme que vi neste ano.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Humanidade, aliás, é a palavra-chave para definir "Manchester à Beira-Mar", que não obriga seus personagens a se comportarem de forma artificial em busca do drama fácil...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cinepop

por Pablo R. Bazarello

Os envolvidos, em especial o diretor Kenneth Lonergan, estão de parabéns pela tamanha sensibilidade, e a criação de um produto artístico que não nos deixará mais, ressoando para sempre em nossas mentes e corações.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Collider

por Adam Chitwood

O diretor Kenneth Lonergan retrata os efeitos da perda e do luto de maneira ao mesmo tempo muito particular e universal, apoiando-se numa ótima atuação do elenco e numa espetacular performance de Casey Affleck.

A crítica completa está disponível no site Collider

Critikat.com

por Damien Bonelli

Uma direção extremamente atenta, que entrelaça as temporalidades e os gêneros (drama e comédia), com um domínio excepcional tanto do trabalho do roteiro quanto da direção.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Observatório do Cinema

por Bruno Pinheiro

Um filme que, desde o início, procura realizar um profundo mergulho dentro de cada personagem da trama, realizando assim, um estudo do sujeito e de sua maior angústia, a morte.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Screen International

por Fionnuala Halligan

O retorno extremamente emocionante de Kenneth Lonergan aos cinemas depois das tribulações de "Margaret" demonstra como ele é um narrador de raro talento, ritmando sua narrativa em um mundo que respira vida e guiando a magnífica performance de Casey Affleck, a melhor de toda a sua carreira.

A crítica completa está disponível no site Screen International

ScreenCrush

por Mike Sampson

"Manchester à Beira-Mar" deve seu sucesso, em parte, ao intenso realismo dos diálogos. Os personagens gaguejam e falam um por cima do outro. Não existe didatismo e o filme nunca sente a necessidade de explicar demais.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Playlist

por Noel Murray

"Manchester à Beira-Mar" é o tipo de filme que não parece estar caminhando para lugar nenhum durante a maior parte do tempo. E então, quase inesperadamente, ele chega.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Justin Chang

A eternidade do luto e a esperança de redenção são temas tão antigos quanto a própria dramaturgia, mas eles raramente são apresentados através do turbilhão extraordinário de amor, raiva, ternura e humor seco que é "Manchester à Beira-Mar"...

A crítica completa está disponível no site Variety

Washington Post

por Ann Hornaday

“Manchester à Beira-Mar” é um filme de beleza e coração transcendentes. Mesmo em suas profundezas mais melancólicas, este filme transborda uma vida direta, honesta e infatigável.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Screen Rant

por Sandy Schaefer

"Manchester à Beira-Mar" é um raro filme que explora plenamente os efeitos devastadores que uma tragédia pode ter não apenas na vida de uma pessoa, mas nos outros ao redor dela, ao invés de usar um evento trágico como reviravolta barata para um drama superficial.

A crítica completa está disponível no site Screen Rant

CineClick

por Iara Vasconcelos

Casey Affleck convence na pele desse sujeito "esquisitão", de olhar morto, mas seu personagem não lhe permite avançar em termos de atuação. Mas sejamos justos, a ideia de Lee é justamente que suas emoções sejam contidas ao extremo.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemação

por Daniel Cury

Casey Affleck, de fato, atua de maneira primorosa, e consegue dar a carga dramática necessária ao personagem, passando sempre a impressão de uma bomba prestes a explodir – e quase explode em uma forte cena na delegacia.

A crítica completa está disponível no site Cinemação

Críticos.Com.Br

por Hamilton Rosa Junior

O passado é um novelo que vai acumulando mal-entendidos e equívocos e, de uma forma sempre elegante, jogando com uma espécie de fora de campo do som e das palavras, Kenneth Lonergan vai nos alertando para o que ficou por dizer.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Essa estrutura em espiral pede certa paciência ao espectador. Atitude que será recompensada pela delicadeza e profundidade dedicadas ao tema central - o que fazer de uma dor que não passa, como levar a vida adiante após um trauma sem possibilidade de assimilação?

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

Casey Affleck, em uma das mais corajosas e disciplinadas performances cinematográficas dos últimos anos, retrata tanto a avalanche interior de emoções de Lee quanto o decoro entorpecido que a interrompe.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

Sem oferecer respostas fáceis para os questionamentos complexos propostos, Lonergan faz um filme bonito, com destaque à organicidade do transcorrer análogo ao comportamento do mar, ou seja, alternando agitações e calmarias.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Casey Affleck [...] vai muito longe psicologicamente e leva o público junto em uma jornada dura e inesquecível. O elogio se estende à Michelle Williams, que tem poucas cenas como a ex-mulher do protagonista, mas se entrega de corpo e alma em cada uma delas.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Paulo Cavalcanti

O diretor e roteirista, Kenneth Lonergan, não usa de melodrama – nada de epifania, grandes discursos ou redenção. Mesmo com temas pesados, o longa tem um humor que aparece na hora certa. "Manchester à Beira-Mar" mostra vidas banais e rotineiras.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

[...] Casey Affleck se aprofunda, aqui, mais do que nunca, com sua postura esquisita, suas hesitações e seu discurso rascante sendo uma expressão significativa da complexidade de seu personagem...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Louis Guichard

A beleza quase clássica de "Manchester à Beira-Mar" evoca os dramas destinados ao público adulto que Hollywood costumava produzir nos anos 1980, com Al Pacino, Dustin Hoffman, Robert De Niro...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinemascope

por Guilherme Franco

"Manchester À Beira-Mar" não cutuca a ferida do luto que a maioria das pessoas têm dentro de si, ele arranha discreta e friamente deixando tudo em dormência.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cineweb

por Neusa Barbosa

Nada, aliás, em "Manchester à Beira-Mar" é derramado ou excessivo – basta a realidade da tragédia na vida de Lee e Randi. É aí que Lonergan exerce sua afinação de dramaturgo que também é, desfiando com sutileza o impasse de seu protagonista, sem visar sua redenção.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cineplayers

por Pedro Tavares

Se o melodrama é um gênero de exatidão e não de subjetividade, Kenneth Lonergan consegue o balanço necessário para que o filme seja, antes de tudo, o fim do abismo e ode à observação.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

O Globo

por Daniel Schenker

A sensibilidade do diretor, com experiência acumulada no teatro, aparece especialmente na relação protetora que Joe estabelece com Lee [...] O filme, porém, bate na tela de maneira previsível, impressão acentuada pela alternância entre passado e presente.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] para quem gosta de um bom filme baseado na construção de personagens e revelações, cada uma a seu ritmo, se trata de um belo filme, sensível e até emocionante.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Lanre Bakare

"Manchester à Beira-Mar" é um estudo sobre uma família disfuncional e sobre a pior perda imaginável na vida de uma pessoa, mas cuja potência é diluída pelo fato de ser filtrada pela performance comedida de Casey Affleck.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Embora abuse da duração e apele para o tristíssimo (e manjado) Adágio, de Albinoni, para pontuar a sequência mais trágica da história, o realizador mostra pulso firme no enfoque do drama de seu protagonista sem cair na tentação do sentimentalismo

A crítica completa está disponível no site Veja