A Lição
    • Cineweb
    • Rubens Ewald

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Vestígios de maniqueísmo perpassam a sólida estrutura narrativa de "A Lição", jogando o espectador contra o agiota malvado, o pai devasso, a madrasta frívola. [...] Mas isso não diminui a potência do filme, uma vez que o importante é a transformação que se opera no espírito e na atitude da protagonista.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Simone Zuccolotto

Traz ecos dos irmãos Dardenne e do movimento dinamarquês Dogma 95, numa parábola moral da vida contemporânea, que nos leva o tempo todo a julgar as atitudes alheias, munidos de honestidade, justiça e certa crueldade.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Nayara Reynaud

A espiral de desgraças que recaem sobre a personagem é de deixar qualquer mocinha de novela no chinelo. Mas, diferente do exagero no melodrama, a direção adota um estilo mais naturalista, que remete ao neorrealismo, ao cinema romeno contemporâneo e aos irmãos Dardenne.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não há maior preocupação com fotografia, enquadramentos ou criatividade. Limita-se a contar uma história bastante interessante e universal, a que alguns críticos chamaram de moralista.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald