O Lamento
    • The Hollywood Reporter
    • Variety

The Guardian

por Phil Hoad

[...] o diretor evidentemente toca em um ponto essencial na natureza do mal, e também parece estar em processo de invocá-lo diante de nossos olhos. Uma invocação incrívelmente perturbadora.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

Desde a locação, num vilarejo simples entre as montanhas da Coréia do Sul, aos planos tortos e angulares, o filme formata suas imagens percorrendo o horror clássico, o noir, o zumbi e o suspense contemporâneo com destreza e convicção.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Collider

por Brian Formo

O que é mais interessante em "O Lamento", e nos melhores filmes sul-coreanos, é o humor clássico que acompanha o terror. Na domina perfeitamente a arte de surpreender o espectador nos momentos em que ele normalmente esperaria um susto.

A crítica completa está disponível no site Collider

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Hong-jin conduz a narrativa como uma série de episódios em que o enigma se torna mais complexo a cada passo. A razão e a lei representadas pela polícia são confrontadas com surtos de violência que podem ser de origem sobrenatural, química ou mental.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Glenn Kenny

[...] o filme não me deixou só com medo, mas também com o coração partido [...] Como um todo, no fim das contas, "O Lamento" é um filme pesado. Manuseie com cuidado.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

A diversão do começo dá lugar gradativamente a uma sensação de perigo e tragédia iminentes, e o absurdo se apresenta como instância determinante num universo em que convivem demônios, xamãs, policiais atrapalhados, mortos-vivos, etc.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Jason Bechervaise

Tanto "O Caçador" quanto "The Yellow Sea" são suspenses impressionantes, mas o que Na Hong-jin consegue alcançar em "O Lamento" é algo de outro nível.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Playlist

por Nikola Grozdanovic

"O Lamento" te mantém sempre tenso, usando o medo do desconhecido e explorando emoções reais num mar obscuro e tumultuoso de imprevisibilidade. É deliciosamente divertido.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Samuel Douhaire

Entre mortos-vivos estilo George A. Romero e um fantasma feminino de cabelos longos digno de "O Chamado", esta mistura sobrenatural pode parecer excessiva. Mas Na Hong-jin nunca perde o controle de suas influências e de sua imaginação delirante.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A duração é exagerada e o diretor faz uma mistura um tanto desordenada de elementos do gênero – de zumbis e demônios a fantasmas. Só que seu caldeirão é bem temperado e deixa o espectador no suspense de que pedaço virá em cada garfada.

A crítica completa está disponível no site Preview

Chronic'art.com

por Yal Sadat

É só porque Hing-jin consegue estabelecer um equilíbrio perfeito entre o grotesco, que remete aos irmãos Coen, e o medo visceral, que conseguimos nos interessar pelas investigações arrastadas dentro de uma floresta mergulhada nas trevas.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineweb

por Alysson Oliveira

Com 156 minutos, esse é um épico que cumpre suas aspirações e promessas mergulhando sem medo nas entranhas do horror psicológico e físico. Não é um filme para os facilmente impressionáveis, a bem da verdade.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Damien Bonelli

Existe algo monstruoso nesta saturação de subgêneros e de tons que se acumulam até a saciedade [...]: o suspense policial, a história de fantasmas, a crônica de costumes, o filme de sobrevivência no apocalipse zumbi, o melodrama familiar, a fábula de vingança...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Daniel Schenker

O diretor Na Hong-jin evidencia domínio das ferramentas cinematográficas, mesmo quando se arrisca fora do terreno do bom gosto. O modo de filmar parece superior à trama em si, centrada em misteriosos e macabros assassinatos num vilarejo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Tão sombrio e pessimista como o resto do trabalho de Na Hong Jin, um dos mestres do suspense da Coréia do Sul, "O Lamento" [...] é longo e envolvente, quase como um pressentimento ruim...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Maggie Lee

Por um lado, o filme é um mistério policial muito interessante [...] Ao mesmo tempo, o longa caminha por um território sobrenatural onde sequências sobre pesadelos são perturbadoras e realistas...

A crítica completa está disponível no site Variety