Sem Pena
    • Cinema com Rapadura
    • Papo de Cinema

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Que algo anda mal nos sistemas judiciário e penal do Brasil é coisa que já se sabe há muito tempo. Mas talvez essa realidade nunca tenha sido esmiuçada de forma tão contundente - e original - quanto neste "Sem Pena"...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Eleonora de Lucena

Bem costurado e impactante. [...] Merece ser visto. Dá densidade ao necessário debate numa sociedade eivada de injustiça e vingança.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Almanaque Virtual

por Filipe Pereira

A fita de Eugênio Puppo é esmeradíssima em verificar as declarações de quem convive dentro desse inferno, desde pessoas instruídas e que fazem bom uso da língua e de suas experiências, até o sujeito incauto, que mal tem noção dos seus direitos.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Neusa Barbosa

"Sem Pena" [...] felizmente não se propõe a esgotar seu tema, um labirinto de dramas e fracassos de abordagem. [...] O documentário vale também por isso, por procurar quebrar o círculo infernal das frases feitas que contaminam o imaginário popular em torno do assunto.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Não há redundância entre o que se diz e o que se mostra, mas sim atrito, fricção, descompasso. Frequentemente as imagens são parciais, fragmentadas, numa composição que alude ao sistema por meio da metonímia.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Daniel Schenker

Em certos momentos, o filme constata o que já se sabe (a cadeia é uma escola do crime, ex-presos enfrentam muita resistência na busca por uma chance de reinserção na sociedade). Mas dificilmente haveria como deixar de fora dados relevantes como esses.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineplayers

por Júlio Pereira

Puppo dá voz aos que nunca a tiveram, buscando, além de mostrar como funciona as prisões do Brasil, compreender o processo socioeconômico que levou aqueles sujeitos a cometerem tais atos.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

O roteiro funciona como serviço e questiona a empregabilidade da justiça. É uma experiência bem mais humana, sempre preocupada em informar mais do que construir, tanto que os deboches são pontuais e nem sempre tão inteligentes.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"Sem Pena" bate em teclas pertinentes, porém sem que consiga se sustentar de forma independente, como algo próprio e diferenciado. Qualquer pessoa habituada a se manter minimamente informada [...] irá encontrar na tela apenas uma confirmação daquilo que já conhecia...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema