A História do Homem Henry Sobel
  • Estado de São Paulo

5 críticas da imprensa

Cinema com Rapadura

por Wilker Medeiros

[...] em uma esquemática e inteligente forma documental, o diretor nos apresenta minuciosamente a biografia do rabino norte-americano Henry Sobel, desde seu nascimento em Portugal até sua passagem, cidadania e formação estadunidense, como também a erradicação brasileira.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Almanaque Virtual

por Emmanuela Oliveira

Não foram somente glórias que pavimentaram a trajetória de Sobel e o filme, ainda que propositadamente parcial, revisita o lado obscuro de sua vida. [...] Por menos estimulante que o filme seja em seu formato comum, difícil ignorar a relevância da mensagem de que o fundamentalismo religioso é um perigo...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Rodrigo Zavala

O documentário, afinal, não procura contrapontos ao seu ponto de vista favorável ao personagem. Mesmo quando Sobel se despe de orgulho para esmiuçar o episódio das gravatas, suas origens e consequências, o documentarista mantém o tom laudatório, apoiado por seus entrevistados.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Numa costura de imagens de arquivo e depoimentos — fórmula narrativa pouco inventiva, mas de eficácia comprovada —, o diretor estreante em longas André Bushatsky traça a trajetória por vezes polêmica do rabino Sobel investindo no distanciamento crítico.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

A mesmice visual soma-se ao tom monocórdio dos depoimentos, produzindo uma impressão de monotonia. Personagem tão multifacetado como o rabino Henry Sobel mereceria tratamento cinematográfico mais inovador e ousado.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo