Remanescente
    3,1
    Você assistiu Remanescente ?

Victor D.
    Victor D.

Enviada em 30 de janeiro de 2015
    Tudo que é bom no Céu e na Terra é feito de amor. Talvez esse não tenha sido o seu plano quando criou o universo, o amor talvez era apenas um aspecto de um mundo complicado e brutal. Mas o amor foi a melhor coisa que você fez, e tornou-se a única coisa que vale a pena salvar. Lauren Kate, Rapture (Arrebatamento

Remanescentes – que fica do todo após a retirada de uma parte

O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como o orvalho das manhãs que vem de Yahweh, como a chuva sobre a relva; não depositará sua confiança no homem nem dependerá dos seres humanos. Miquéias 5:7

Seria complicado falar de um filme supostamente, adoro essa palavra, inspirado na Bíblia sem falar nos erros e acertos sobre o que está escrito lá. Obviamente que com tantas diferentes associações religiosas julgando-se as únicas detentoras das verdades divinas é difícil falar no que elas acreditam.

Vou falar então do filme por aquilo que ele é e então sobre como ele pode se encaixar em algo que possa ser chamado de cristianismo.

Não sou nada fã de filme de terror e esta é a única classificação para este Remanescente. Ele lembra um pouco A Bruxa de Blair, pelo fato de haver câmeras sendo filmadas pelos personagens e pelo fato de que eles não sabem quem ou o que os está perseguindo.

Tudo acontece depois de um casamento quando a maior parte das pessoas cai morta no chão. Aqueles que então entre os remanescentes, ou seja, os que sobraram vivos, tentam então procurar um por que de tudo aquilo ter acontecido sendo que outras coisas mais assombrosas começam a acontecer. Chuva de granizo, monstros capturando pessoas e tudo sempre numa neblina e na escuridão da noite.

E desgraça após desgraça vai acontecendo enquanto as pessoas vão mostrando suas verdadeiras personalidades umas para as outras.

O que há de mais bacana neste filme é exatamente estas descobertas que as pessoas fazem quando pensam que o mundo está acabando.

Um deles confessa que é apaixonado pela namorada do melhor amigo e afirma que seu amigo não merece a namorada que tem.

O, agora esposo, confessa que traiu sua noiva e é por ela perdoada antes de morrer.

O pastor confessa que o modo como ele vivia era uma fraude.

E assim vai.

E enquanto isto seres misteriosos vão trazendo mais desgraças do que já aconteceram.

O que este filme trás de interessante em relação aos ensinamentos “cristãos” mostrados, por exemplo, em filmes como Deixados Para Trás e Arrebatamento? Neste as pessoas não desaparecem, elas simplesmente morrem.

A doutrina do arrebatamento é uma peça de ficção filosófica cristã que não tem a menor sustentação para quem sabe que a Bíblia não é um livro. O povo para quem Paulo escreveu sua carta aos Coríntios não fazia a menor idéia de que existiria um livro de Mateus, ou uma carta de Pedro. As cartas de Pedro são endereçadas aos que estão dispersos em vários lugares, portanto estes cristãos não faziam idéia da existência da igreja de Corinto ou menos que havia uma igreja na casa de Cesar (Nero, imperador romano). Então querer pegar fragmentos de tais textos e juntá-los com outros, como o livro de Daniel escrito milhares de anos antes, é simplesmente uma tentativa de imitar as profecias referentes ao nascimento do senhor Jesus.

Então o “fato” de que um dia pessoas “melhores que as outras” serão “esquecidas por Deus” em um mundo cheio de catástrofe só pode ter como objetivo deixar os cristãos “apavorados” com a idéia de que eles podem não ser dignos se alguém for para o céu inesperadamente e deixar um mundo sem Deus.

Neste quesito este filme quase hollywoodano tem uma verdade mais clara sobre como Deus age. E esta verdade é que a morte é um ato de amor de um Deus que não pretende deixar seus filhos sucumbirem a um filme de terror, como o que vivemos em um governo cada vez mais corrupto como o Brasileiro. Não tem por que eu ter medo de ser deixado para trás por que isto já aconteceu dois mil anos atrás. Se isto de fato acontecesse minha reação certamente seria como o rapaz que acabou de perder sua esposa antes mesmo de uma lua de meu. Ele então vai para a frente de um hospital e começa a berrar com Deus:

Eu odeio você!

E a parte mais interessante neste filme está em duas explicações sobre por que Deus permitiu tudo aquilo:

Eu não os deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o coração de vocês muito há de se alegrar.

E lhes dou a vida eterna, nunca hão de perecer e ninguém nunca os arrancará das minhas mãos.

A morte é então o maior ato de amor de Deus para seus filhos e é a fé que a atrai. Não tem por que Ele nos deixar sofrendo em um mundo que está cada dia mais tenebroso que um filme de terror.
    Bryan M.
    Bryan M.

Enviada em 17 de janeiro de 2015
    Um filme incrível, ele tem algo que acaba deixando o filme interessante, não sei se é pelo fato de falar um pouco do apocalipse bíblico, coisa que ainda não tinha visto dessa forma. Ele tem algumas partes "Found footage" que são usados na hora certa, oque deixa mais interessante o filme.
    Filme recomendadíssimo!
    Gustavo M.
    Gustavo M.

Enviada em 28 de abril de 2015
    Filme bagunçado, atores não convincentes e um tema forte muito mal utilizado.
    Mariane D.
    Mariane D.

Enviada em 10 de novembro de 2015
    Bom primeiramente, vi muitos reclamando porque o filme era um filme Religioso, na minha opinião a gente antes de assistir o filme devemos ver do que ele se trata. Apesar que pelo título que aborda o filme já da para ter uma ótima noção do que se trata o tema.
    O filme na minha visão é um filme ótimo, que aborda um tema forte e trás isso de uma forma interessante e surpreendente. Já assisti filmes que falavam do mesmo assusto, que também tinham base no livro do Apocalipse, filmes como por exemplo "Apocalipse" ou até mesmo "Deixados para trás", mas ambos os roteiros tratam uma parte da história (Como remanescentes em especial) de uma maneira diferente dos livros biblícos de onde geralmente estes roteiros são inspirados. Estou falando da parte onde os "SALVOS" são arrebatados e os "ÍMPIOS" são deixados para trás, assim começam a viver a perseguição do Apocalipse que significa (Fuga) E abrindo uma observação a esta mera palavrinha que segundo o dicionário significa: retirada em desordem e com precipitação de um local. E seguindo nesta mesma percepção, o filme abordou uma visão totalmente diferente da visão cristã ensinada nas igrejas. O filme mostra o ARREBATAMENTO onde Deus leva a ALMA e deixa o corpo terrestre (Talvez com a visão de que essa nossa carne é impura para entrar na glória) Pois bem continuando ambos os filmes que eu assisti mostram os "deixados para trás" morrerem durante a Grande Tribulação porém minha biblia mostra em Apocalipse 9:6 ►"Assim, naqueles dias as pessoas procurarão a morte, todavia não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles." Minha visão é que antes da segunda chance de salvação para os que ficarão não haverá morte.
    Aproveitando gostaria de comentar a um post que vi logo que entrei na página onde alguém ressaltou o ponto tratado no filme onde um Marido que acabou de se casar perde a esposa, ele corre para fora do hospital e grita irado com Deus. Todos nós seres humanos nos iramos contra Deus alguma(s) vezes na vida. Ao desencadear do filme nota-se que só morre aqueles que começam a acreditar em Deus de coração e ter fé na palavra que trás a biblia. Portando nota-se também que logo após a raiva passar ele se arrepende e morre(Recebe a morte carnal para viver a Vida Eterna).
    Não acredito que Deus tenha nos abandonado a Dois Mil Anos Atrás neste mundo "Cheio de corrupção", acredito que Deus na sua infinita misericórdia mesmo depois do primeiro pecado (Adão e Eva) nos permitiu o dom da vida e assim também recebemos o direito ao famoso Livre Arbítrio. O ser humano escolheu ser livre e praticar coisas erradas, com suas decisões mesquinhas e egoístas, e como se já não bastasse são hipócritas o bastante para colocaram a culpa em todos que não seja eles mesmo. Culpam Deus por permitir tantas maldades, mas na hora de seguir os conselhos do Pai (Já notou que os 10 mandamentos são princípios de convivência humana?) batem no peito e se justificam por terem Livre Arbítrio. Pelo menos uma vez vamos reconhecer que a culpa de tudo é toda nossa. Deus nos diz não caia em adultério, respeite a mulher do seu amigo (e as antas não respeitam nem a si mesmo, traem e como sempre digo ao magoar alguém é impossível prever a reação alheia, as vezes morrem pela mão das pessoas traídas e a culpa é de Deus?) deus nos aconselhou antes de acontecer, quer errar? Você tem liberdade para isso, porém se para errar tu é Homem, seja homem e não culpe a Deus nem a ninguém. culpe você, quem erra e não assume , procurando culpados é um real infeliz que vive uma vida de aparências pensando em si próprio e não reconhecendo o amor de ninguém... nem das pessoas que vivem com ele, muito menos o amor de um Deus que ele nunca viu.
    Selma M.
    Selma M.

Enviada em 24 de janeiro de 2015
    Muito real. Uma boa interpretação do livro de Apocalipse. Uma das melhores que já vi. Vale a pena ver.
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 6 de julho de 2015
    Fraco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Monique C.
    Monique C.

Enviada em 18 de maio de 2015
    Remanescente não chega a ser um filme de terror, tem um andamento esquisisto e aborda questões complicadas de forma superficial.
    Talvez trate um pouco da "verdade" que (não) existe na vida das pessoas, e que só aparece em momentos de crise. Mas, se a intenção do roteiro era tratar disso, vamos combinar, tá muito mal escrito!!!
    A dinâmica visual do filme nos leva a uma comédia romântica no começo, passa por um trailer de terror e termina como fanatismo religioso, mas isso fica só na impressão visual, uma vez que o roteiro nao trabalha nada de forma profunda ou interessante. spoiler:

Não tem absolutamente nada mais interessante para fazer? Só tem esse filme para assistir? Então se abraça no travesseiro e dorme por 1h e meia, vai ser mais proveitoso!
    Dannyela S.
    Dannyela S.

Enviada em 22 de janeiro de 2015
    ow sou fã de filmes de terror, ficção, suspense e quando acho que estamos bem a frente em tecnologia para fazer filmes bons me vem um trem desse, ta bom inicio bom meio mais ou menos mais o final pelo amor de dada ....até O Apocalipse é melhor....ai na espera de filmes bons .....
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 27 de maio de 2015
    O filme tem seus bons momentos, mas chega uma hora que cansa, e o final deixou a desejar, as cenas filmadas com a câmera na mão também são bem cansativas.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 13 de outubro de 2018
    Um filme que busca te fazer refletir. O apocalipse ocorrendo, mas ainda te dando tempo de escolhas. Tendencioso, mas legal.