O Outro Lado do Paraíso
    Legal
    O Outro Lado do Paraíso

Olhar juvenil

por Lucas Salgado

Independentemente dos problemas que o filme possui, que serão retratados adiante, há de se reconhecer que O Outro Lado do Paraíso é uma produção muito importante para o Brasil de 2015. No momento em que algumas pessoas chegam a pedir por um golpe militar e que outras falam em marchar pela família e pela liberdade, é de grande importância uma obra que retrate o breve período que antecedeu o golpe militar de 1964.

Baseado em obra de Luiz Fernando Emediato, que é produtor do filme e inspiração para o personagem Nando (Davi Galdeano), o longa conta a história de Antônio (Eduardo Moscovis), um homem religioso e trabalhador que sonha em dar uma vida melhor para sua mulher e três filhos no interior de Minas Gerais. No ano de 1963, ele está sempre viajando em busca de novas soluções e determinado dia decide se mudar com todos para Brasília, terra de novas oportunidades, onde morra o presidente.

Chegando lá, ele percebe que nem tudo está perfeito. Ele mora em uma casa simples e consegue um trabalho numa construção, em que vários de seus colegas são explorados. Apesar das dificuldades, consegue dar estudo aos filhos, é otimista com relação ao futuro do Brasil e é um admirador do presidente João Goulart.

Antônio é uma figura central na família, mas o filme é protagonizado por Nando. Filho do meio do casal, ele demonstra um grande interesse pela leitura e com o tempo vai se interessando por política. Por sinal, o debate político da época é inserido de forma inteligente através de imagens de arquivo e matérias da TV. Ao retratar o golpe através dos olhos de uma criança, o filme lembra um pouco o belo O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

Delicado ao retratar o dia a dia do menino e sua relação com duas garotas, O Outro Lado do Paraíso falha ao inserir uma narração off, que acaba sendo autoexplicativa e exagerada. O filme dirigido por André Ristum também erra um pouco a mão na trilha sonora, que acaba levando para o melodrama algumas situações.

Dentre os principais méritos da produção estão a direção de arte e figurino, além do elenco, que traz ainda boas participações de Simone Iliescu, Jonas BlochFlavio BauraquiCamila Márdila

Filme visto no 43º Festival de Cinema de Gramado, em agosto de 2015.

• Andries Viljoen
      Pois é, é um tema que conquista todo mundo. Então, se você é que nem é fã de cinema - ou do signo de Escorpião - e adora assistir histórias com esse tema, é bem provável que esteja amando o filme O Outro Lado do Paraíso.