Ventos de Agosto
    • CineClick
    • Cinemascope

Almanaque Virtual

por Bruno Giacobbo

Sua simplicidade é tão desconcertante, que chega a evocar semelhanças com a ficção-científica sensação de 2014, “Sob a Pele”. Não é apenas o difícil que confunde e desnorteia, o fácil também embota o pensamento de quem está esperando sempre algo mais.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

[... o] conteúdo é todo tratado de forma contemplativa. [Gabriel] Mascaro nos trás um filme extramente rico para o debate, não somente pelos temas universais abordados nele, mas pela forma interessante e intrigante pelo qual decide contar a sua trama.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

A todo momento uma imagem forte, original e bela – como os relâmpagos que iluminam o mar revolto [...], ou os corpos nus dos jovens amantes filmados do alto sobre os cocos do caminhão – impacta a retina e incendeia a imaginação do espectador. É o que se costuma chamar de epifania.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

The Hollywood Reporter

por Boyd van Hoeij

Esta estreia na ficção do artista visual e documentarista Gabriel Mascaro funciona como uma contemplação lânguida e decididamente artística de vida e morte na costa norte do Brasil, assolada em agosto pelos graves vendavais do título.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Zero Hora

por Daniel Feix

À beleza da fotografia soma-se um ótimo trabalho de captação e edição de ruídos, que faz do som ao redor a trilha perfeita para acompanhar as reações daquela gente às mudanças que se apresentam.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

A Tarde

por Adalberto Meireles

Sensível, "Ventos de Agosto" talvez ainda precise de um tempo para ser decifrado em seus múltiplos sentidos e signos. Mas desde já está inscrito entre os melhores filmes brasileiros do ano.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cinema com Rapadura

por Diego Benevides

A atuação de Dandara de Morais é magnética, principalmente quando está sozinha em cena. Ao lado de Geová Manoel dos Santos, que interpreta o personagem Jeison, os dois estabelecem uma química sedutora meio aos conflitos do vilarejo.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Diário de Pernambuco

por Érico Andrade

O filme mostra que não há beleza para os olhos que são ofuscados por tanta miséria. Não existe beleza na pobreza para a pobreza. Cada cena bonita é seguida de um estrondo para que nosso olhar não se fixe na beleza do cenário, mas na pobreza. Trata-se de uma forma de treinar nosso olhar...

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Diário de Pernambuco

por Guilherme Carréra

O cinema de Gabriel Mascaro parece se equilibrar entre elementos ficcionais e documentais. Em "Ventos de Agosto", o primeiro longa de ficção, a equação se repete.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Papo de Cinema

por Robledo Milani

A fotografia muito bem selecionada e o incrível trabalho de som executado são outros pontos fortes da produção, que no entanto de nada serviriam se não fosse o olhar aguçado do realizador e sua total segurança em relação ao que pretendia expor.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Mark Adams

Um drama episódio atraente e incrivelmente belo, "Ventos de Agosto" de Gabriel Mascaro é um filme pequeno, mas um tanto encantador [...] A natureza simples da vida e da morte, da juventude e da velhice, [...] do mar e da terra são gentilmente contemplados no filme.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Cineplayers

por Pedro Tavares

"Ventos de Agosto" parte de dicotomias muito simples que exigem a interpretação do micro como eixo de expansão de um sentimento mútuo, ainda que seja de um mundo particular, muito afastado, onde nem a polícia consegue chegar.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinepop

por Raphael Camacho

O filme chama a atenção pelas imagens [...] Isso por um lado é bom, por outro é ruim. O lado bom é mais uma vez acompanhar a competência de Mascaro com a câmera nas mãos. O lado ruim é que isso acaba se tornando maior que a própria história.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

Só a organicidade explica como Mascaro conseguiu inserir, tão naturalmente, numa história à primeira vista tão minimalista, tantas questões como finalmente surgem na tela: o sexo, a vontade de fugir de um local isolado, com limitadas opções de vida, o trabalho braçal, as relações familiares...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Josué Morel

O filme traça um caminho singular, entre o desfile sensual, a crônica social e mesmo certa abstração. Ele trata de usar as forças invisíveis que circulam o vilarejo costeiro, fazendo do vento o motor sensorial (essencialmente para o som) do filme.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Omelete

por André Zuliani

Somos apresentados para a forma mais natural e humana do homem, com uma oposição da vida e a morte, do jovem e do velho [...] A forma de como juntar as peças de todas as reflexões que o filme traz, Mascaro deixa para o espectador.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Télérama

por Nicolas Didier

Algumas imagens fortes (o cemitério submerso) marcam esse filme sem futuro, quase punk. [...] A Terra é filmada como uma criatura monstruosa, adormecida, que o homem acredita, erroneamente, dominar.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Os ventos do título são uma metáfora, um símbolo da inexorável erosão da mente, da vida e da terra. Embora não deva chamar muito a atenção, "Ventos de Agosto" é uma primeira ficção respeitável, belamente fotografada.

A crítica completa está disponível no site Variety

CineClick

por Gustavo Assumpção

Apesar do impacto visual, "Ventos de Agosto" parece perdido na tentativa de criar sentido em torno de suas metáforas. Falta um maior empenho na construção de seu roteiro...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinemascope

por Luciana Ramos

Caminhando entre o comercial e o artístico, o retrato íntimo de um casal e o contraste entre a figura do homem simples do vilarejo e do captador de som [...] "Ventos de Agosto" impossibilita a criação de uma conexão entre público e o conteúdo...http://cinemascope.com.br/criticas/ventos-de-agosto/

A crítica completa está disponível no site Cinemascope