La Sapienza
    • Zero Hora
    • Rubens Ewald

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Esse tipo de encenação destaca o valor do texto, da palavra, e propõe uma forma diferente de apreensão por parte do espectador, que jamais é ludibriado pela engrenagem narrativa.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Hollywood Reporter

por Eric Kohn

"La Sapienza" não é nem um pouco familiar. Pelo contrário, o diretor e roteirista cria um trabalho que é tão profundo em pesquisa acadêmica quanto marcado por uma potência jamais vista.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O rigor visual imposto pelo cineasta, com seus enquadramentos simétricos, milimetricamente elaborados, assim como as atuações não naturalistas do elenco, formam as ferramentas para potencializar as palavras de seu texto. Palavras que surgem em profusão...

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Variety

por Scott Foundas

A tensão irresolúvel entre lógica e sentimento anima o filme, uma requintada reflexão sobre vida, amor e arte que agrada coração e mente em igual medida.

A crítica completa está disponível no site Variety

Almanaque Virtual

por Samantha Brasil

Com estilo antinaturalista, sem improvisos, correto, reto e com planos frontais estáticos, [Eugene] Green nos faz achar a todo momento que estamos diante de uma peça de teatro. Mas não é. É cinema e dos bons.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineplayers

por Heitor Romero

A clara declaração de amor à arte em sua essência move Green a negar qualquer característica naturalista e realista em função de uma valorização da farsa e da encenação, de modo a deixar o espectador o tempo todo consciente da condição da história enquanto ilusão, sonho.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cineweb

por Alysson Oliveira

A ação se concentra na falta de habilidade do protagonista em conciliar sua curiosidade intelectual e a vida prática. Esse duelo encontra momentos de humor sutil, mas também investiga o lugar da arte e da intelectualidade num mundo pautado pela urgência.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Raphaëlle Pireyre

Esta é a segunda matéria que Green injeta em seu próprio filme: a teoria sobre a forma. A língua dos especialistas, psicólogos ou arquitetos, cede espaço ao palavreado articulado próprio ao cinema e suas conexões.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Críticos.Com.Br

por Octavio Caruso

A antinaturalidade bressoniana dos trabalhos de Eugène Green me encanta mais a cada projeto. Esse [...] consegue injetar emoção e densidade intelectual em uma trama comum, que poderia facilmente se tornar um ótimo sonífero em mãos menos capazes.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

New York Times

por A.O. Scott

"La Sapienza", calmo e debatível como se apresenta, é uma defesa apaixonada - ou talvez uma elegia - de um velho, ultrapassado e digno ideal de civilização, assim como é também uma fuga do mundo moderno.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Alessandro Giannini

As duas narrativas correm em paralelo, com os mesmos padrões de falas mecânicas, planos simétricos e movimentos de câmera econômicos. Mas é o ponto de vista de Alexandre, em visita às igrejas construídas por Borromini, que realmente importa.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Jacques Morice

A arquitetura permite ao cineasta reunir a matéria e a espiritualidade, evocar a felicidade ou tristeza de pertencer ao mundo, dependendo da crença (ou descrença) pessoal em uma forma de transcendência da arte.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Marcelo Perrone

Green, como se vê em "La Sapienza", não busca um hermetismo conceitual para deixar o espectador sem chão. [...] O diretor cria um ambiente de sedutora intimidade com seus personagens e cenários para compartilhar beleza e conhecimento.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] dá a impressão de estarmos diante daqueles filmes amadores feitos no interior do Brasil, por gente ingênua que não tem noções técnicas e colocam seus atores (horrendos) falando diretamente para a câmera, sempre centrados...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald