O Matador
    Fraco
    O Matador

Excesso de personagens (e de tramas) prejudica empatia do primeiro longa brasileiro com o selo Netflix

por Renato Hermsdorff
    Cercado de expectativas, o primeiro longa brasileiro de ficção produzido pela Netflix poderia também ser a segunda série original do tipo da plataforma no país (depois de 3%). Baseado na história criada pelo roteirista e diretor Marcelo Galvão (Colegas), O Matador traz um sem número de subtramas e, principalmente, de personagens, aos quais fica difícil se apegar neste faroeste do sertão.

Há um protagonista (ou quatro), que virá a ser conhecido como Cabeleira (o ator português Diogo Morgado, num registro esquisitíssimo). Abandonado à sorte árida do mondo cane do sertão ainda quando bebê, ele é adotado, de forma meio torta, por aquele que sustenta a fama de "o matador dos matadores", Sete Orelhas (Deto Montenegro).

Depois que o pai some, o moço, praticamente um selvagem, parte em busca do paradeiro dele, e vai dar nas terras do todo-poderoso Monsieur Blanchard (Etienne Chicot), um francês carregado nas cores, o que destoa do tom, que assume o clichê do coronelismo. E Cabeleira acaba trabalhando para o vilão.

Esse, no entanto, é um resumo muito em linhas gerais, porque para dar conta de contar o caráter rocambolesco da trama seria algo que exigiria muito da paciência de quem aqui lê. Para se ter uma ideia, o longa já se apresenta com uma peculiaridade: não apenas um, mas dois créditos de abertura - com alguns nomes, inclusive, repetidos.

O primeiro, mais demorado, expõe a platéia a uma quantidade de atores (não deu para contar, mas chutaria mais de 20, entre eles Maria de Medeiros, subaproveitada; Igor Cotrim, um gay caricato, apesar do sadismo; e Daniela Galli, a melhor da turma), que suscita uma pergunta irresistível: como é possível dar espaço a tantos papéis? E a resposta que o filme mesmo dá é: não é possível. Sem poupar o espectador do ambiente violento, personagens vêm e vão (morrem mesmo) de um jeito que faria corar até os produtores de Game of Thrones (anunciada como uma das "estrelas", por exemplo, Thaila Ayala tem duas ou três cenas; creditada, Mel Lisboa não dura nem 10 segundos de tela).

Quando Sete Orelhas é apresentado como "o matador dos matadores", a reação imediata é "uau!". Até que se descobre que há um segundo "matador de matadores", um terceiro... e, assim, a obra advoga contra si própria. Por que, afinal, acreditar? O excesso de personagens (e de tramas) prejudica (e muito) a possibilidade de empatia nesse primeiro longa brasileiro com o selo Netflix.

A opção pelo "tiro pra todo lado" leva à impressão de que se trata de uma obra retalhada. Embora seja possível notar um componente de segurança a respeito de onde Marcelo Galvão quer chegar (e, mérito, ele chega), o fio condutor é confuso, que só. Ironicamente, quando o eixo muda da história do Cabeleira para a do oficial da lei Quatro Olhos (papel de Marat Descartes) - e depois para a do sertanejo "Tenente" vivido por Paulo Gorgulho -, alguém pergunta, em cena: ", mas e a história do cabeleira?"

Alguém, no caso, é um dos interlocutores que ouve a(s) história(s) de um "contador de causos" - sim, o filme (também) usa de um narrador, presente, no que desemboca para uma quarta (!) linha narrativa.

Tecnicamente, há um claro esforço, positivo, por parte de Galvão, de fugir do lugar comum, usando de planos filmados de cima para baixo ou investindo no contraluz da paisagem. Porém, o que é projetado soa às vezes inacabado, especificamente nas cenas de efeitos inseridas na pós-produção. Não foi dessa vez.

Filme visto no 45º Festival de Gramado, em agosto de 2017.

• Luís Felipe Silva
      Com certeza!!! crítica ridícula do caralho, chupa bola de gringo quem escreveu esse texto. O filme é sensacional
    • Luís Felipe Silva
      que bosta de critica, o filme é excelente e envolvente!! paga pau de gringo
    • Bosco
      Cara, venho aqui ver valores filosóficos do filme que me intrigou, como os Jesus(2), as joias orelhas, usadas tb em O Xango de back Street, o numeral 7 muito simbólico, e a maior pergunta que o filme tenta responder quem somos nos?. A historia é bem contada, só vi uma vez, e vou ver novamente. Quero entender tudo, principalmente as questões políticas
    • Rafael Campos
      Entrou no Hall dos melhores filmes brasileiros de ação...Tropa de Elite 1 e 22 CoelhosMatadorQuem escreve saporra não entende nada!
    • André
      Quem que escreveu essa crítica mds, o filme é muito bom, melhor que muitos filmes americanos, na boa muito bom mesmo. 10 estrela nesse filme. Brasil deveria fazer mais filme desse jeito muito boa a história a reviravolta do filme... muito bom mesmo o filme.
    • Darth V
      Filme bom ⭐⭐⭐⭐⭐
    • marcio waluce
      mano, vc nao viu o filme todo?o narrador faz parte da propria trama! não vejo outra forma de contar a historia, aliás, o narrador-personagem nunca se encaixou tão bem quanto nesse filme, impecavel, digno de oscar!
      fui lá procurar e a critica foi 4.0 kkk
    • marcio waluce
      haha e quem acredida hoje em dia nos famosos especialistas? eu sempre procuro o filme pela critica média dos leitores, filmes de 3.9 acima eu assisto!
    • marcio waluce
      O excesso de personagens (e de tramas) prejudica (e muito) a possibilidade de empatia nesse primeiro longa brasileiro com o selo Netflix. ???vai assistir caverna do dragão amigo, lá não tem tantos personagensO Filme é ótimo, assistir com o pé atras por causa da critica, achei que seria um filme dificil de entender, mas é muito pelo contrário, o filme te envolve do inicio ao fim!há dois personagens principais, o contador de historias e o personagem da história (o matador)
    • Max Motta
      O excesso de tramas faz o filme perder um pouco do fôlego da metade pro final, mas a transformação do cangaço em faroeste rendeu um ótimo filme.
    • Jorge R.
      bom filme, uma história digna de cangaço com belas imagens cenário de um certo investimento da ficção não sei o valor desse filme mas pelas riquezas de cenas e figurinos acho que não foi barato.. sobre o critico: em um pais onde nada é levado a sério, esse critico também ninguém ira leva-lo a sério não é mesmo!..(eu até noto que o diretor o sr, Marcelo Galvão faz uma critica construtiva quando um dos bandidos que ouve a história narrada pelo o ultimo matador onde esse bandido pergunta: e o cabeleira não entra mais na história? e ele responde: calma que ele voltará sim! á unica observação que eu faria era mudar o tema de o matador para os matadores começando com o sete orelhas, depois o tenente, o gringo e próprio cabeleira e por ultimo o contador de histórias que na verdade também é um matador profissional e o ultimo ainda vivo da saga dos grandes matadores ( filme excelente!
    • Zilah
      Realmente tem muitos personagens e ás vezes a trama fica um pouco confusa. Mas o filme no geral é muito bom. Foge do lugar comum e é um alívio no meio de tantos besteróis americanos.
    • Cl?udia P.
      Senhor crítico leia: Grande Sertão Veredas, Capitães de Areia... afins, meu filho e depois venha me falar de muitos personagens... Se não consegue acompanhar vai assistir a Pepa! Fez jus ao Brasil filme me lembrou muito literatura brasileira além dos detalhes do sertanejo!
    • Jirombo
      O filme é muito bom.Vale à pena.
    • Observatório automobile
      Bom mesmo deve ser ver os trapalhoes fazendo parodia de faroeste né meu amigão!!!
    • Observatório automobile
      é o que eu sempre disse..filme que critico fala mal é simplesmente sensacional e vice versa...esses caras não gostam de absolutamente nada...raça descartável...
    • Observatório automobile
      Não vão na onda desse critico..o filme é EXCEPCIONAL..a historia se desenrola muito bem e não tem dessa de muitos personagens..todos fazem seu papel ( e muito bem) na historia o que, mais uma vez, corrobora a seguinte LEI: TODO FILME QUE UM CRÍTICO FALA MAL, PODEM ASSISTIR QUE É SENSACIONAL...E VICE-VERSA..
    • calil santos
      sinceramente achei a crítica ridícula, de certa forma ela acerta em algumas partes como o fato de serem muitas histórias, mas dizer que o filme não é bem desenvolvido é piada, o filme não se trata de bala pra todo lado, e sim mostra as facetas d cada lado da história enbarcando num ritmo q não se trata só de balas pra todo lado, enfim os usuários deram uma crítica de 4 estrelas o site só deu duas, mas no filme dos oito odiados deu uma crítica de 4 estrelas, filme de enredo semelhante e ainda mais facetado, crítico prepotente e preconceituoso com filmes nacionais
    • Marcel B.
      Crítica fraca, de um crítico fraco, e que vive no mundo dos super-heróis.