Minha conta
    O Tesouro
    Média
    3,8
    publicações
    • Critikat.com
    • New York Times
    • Chronic'art.com
    • Folha de São Paulo
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Hollywood Reporter
    • The Playlist
    • Télérama
    • Variety
    • Cineplayers
    • Preview
    • Almanaque Virtual
    • Cineweb
    • Rubens Ewald

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Critikat.com

    por Arnaud Hée

    Como em cada filme de Porumboiu encontra-se uma tensão entre a lei e a liberdade, a regra e o jogo, a verdade e a mentira, entre as raízes no passado e a possibilidade de ressurgir no presente.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    New York Times

    por A.O. Scott

    A sequência final, acompanhada por uma trilha sonora improvável, mas perfeita, é um gesto cinematográfico surpreendente [...] Este é um filme que faz jus ao seu nome.

    A crítica completa está disponível no site New York Times

    Chronic'art.com

    por Yal Sadat

    A mecânica de Porumboiu chega a sua fase terminal. Nos filmes anteriores do diretor, a conversa cotidiana se transformava em maiêutica absurda sobre o olhar impassível de um neon ou uma máquina de café. Desta vez, o humor acaba dominando a história e aniquilando toda possibilidade de discurso.

    A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

    Folha de São Paulo

    por Cássio Starling Carlos

    Enquanto tudo que se vê carrega a marca do realismo, de mínima distância entre a ficção e a banalidade da vida, os acontecimentos arrastam os personagens para uma perda de sentido que costumamos chamar de absurdo.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por Marcelo Janot

    O filme traz uma narrativa de viés realista permeada por um toque de fábula [...] O diretor subverte expectativas com bom humor e um desfecho poético e significativo ao som da banda iugoslava Laibach, numa cena que vale o filme inteiro.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    Dono de um discurso forte e contundente, porém exposto de forma leve e sem catequeses, é um filme que promete pouco, mas entrega nas suas entrelinhas muito mais do que o esperado após um contato inicial.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Screen International

    por Dan Fainaru

    "O Tesouro" demonstra que mesmo que exista pouca chance que este filme chegue à programação das maiores salas, o seu diretor é, certamente, um dos cineastas mais autênticos e originais dos últimos tempos.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Jordan Hoffman

    A trama de "O Tesouro", esta comédia romena, se desenrola como a história de um homem velho e bêbado, mas aqueles que a seguirem até o fim, serão recompensados...

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Hollywood Reporter

    por Kenneth Turan

    Nos filmes de Porumboiu, o que você vê e espera nunca o que você terá - e haverá coisas maravilhosas se você continuar procurando.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    The Playlist

    por Eric Kohn

    Partindo da comédia explícita, na qual o uso de um detector de metais de transforma num conflito hilário digno de Jacques Tati, "O Tesouro" transforma-se num suspense bizarro sobre a burocracia na Romênia...

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    Télérama

    por Samuel Douhaire

    Nesta odisséia absurda de dois homens comuns no campo romeno, o senso de humor frio de Corneliu Porumboiu, seus diálogos acelerados e o espírito de seriedade levado ao ridículo transformam-se numa nova maravilha...

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Scott Foundas

    Rodado em um belo widescreen (particularmente as cenas da noite) [...] , com a maioria da ação em longas tomadas de câmera fixa que adicionam ao cinema uma sensação de inércia cuidadosamente conjurada.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cineplayers

    por Guilherme Bakunin

    O sacrifício, a entrega, a obstinação. O valor simbólico da aventura de "O Tesouro" só pode ser traduzido nesses termos. O filme está longe de ser perfeito (na verdade ele é apenas bom), mas sai desse lugar de ternura para contar uma história cheia de coração.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Preview

    por Suzana Uchoa Itiberê

    O final é tão ingênuo que o espectador se questiona se acabou de assistir a um conto de fadas. Mas não se engane, pois o que está em pauta aqui são graves problemas sociais e econômicos que, bom seria, fossem resolvidos com um toque de mágica.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    O argumento original é excelente em sua simplicidade, porém a execução deixa um pouco a desejar. Talvez auto embevecido pelo minimalismo de filmar, três quintos do filme se vão apenas na redundante procura pelo tesouro...

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Os três homens parecem três patetas, envolvidos numa empreitada duvidosa e secreta [...] Não é o melhor filme deste diretor mas, de vários modos, comenta também a crise econômica que varre a Europa com ironia peculiar.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Não preciso contar mais porque o filme é primário, sem graça, atores ruins, situação medíocre e final que se pretende irônico e parece mais bobo. Não recomendo. Prêmios, como a gente bem sabe, não querem dizer grande coisa.

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top