O Tesouro
    • Cineweb
    • Rubens Ewald

Critikat.com

por Arnaud Hée

Como em cada filme de Porumboiu encontra-se uma tensão entre a lei e a liberdade, a regra e o jogo, a verdade e a mentira, entre as raízes no passado e a possibilidade de ressurgir no presente.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

New York Times

por A.O. Scott

A sequência final, acompanhada por uma trilha sonora improvável, mas perfeita, é um gesto cinematográfico surpreendente [...] Este é um filme que faz jus ao seu nome.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Chronic'art.com

por Yal Sadat

A mecânica de Porumboiu chega a sua fase terminal. Nos filmes anteriores do diretor, a conversa cotidiana se transformava em maiêutica absurda sobre o olhar impassível de um neon ou uma máquina de café. Desta vez, o humor acaba dominando a história e aniquilando toda possibilidade de discurso.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Enquanto tudo que se vê carrega a marca do realismo, de mínima distância entre a ficção e a banalidade da vida, os acontecimentos arrastam os personagens para uma perda de sentido que costumamos chamar de absurdo.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Marcelo Janot

O filme traz uma narrativa de viés realista permeada por um toque de fábula [...] O diretor subverte expectativas com bom humor e um desfecho poético e significativo ao som da banda iugoslava Laibach, numa cena que vale o filme inteiro.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Dono de um discurso forte e contundente, porém exposto de forma leve e sem catequeses, é um filme que promete pouco, mas entrega nas suas entrelinhas muito mais do que o esperado após um contato inicial.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Screen International

por Dan Fainaru

"O Tesouro" demonstra que mesmo que exista pouca chance que este filme chegue à programação das maiores salas, o seu diretor é, certamente, um dos cineastas mais autênticos e originais dos últimos tempos.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Jordan Hoffman

A trama de "O Tesouro", esta comédia romena, se desenrola como a história de um homem velho e bêbado, mas aqueles que a seguirem até o fim, serão recompensados...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Kenneth Turan

Nos filmes de Porumboiu, o que você vê e espera nunca o que você terá - e haverá coisas maravilhosas se você continuar procurando.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

The Playlist

por Eric Kohn

Partindo da comédia explícita, na qual o uso de um detector de metais de transforma num conflito hilário digno de Jacques Tati, "O Tesouro" transforma-se num suspense bizarro sobre a burocracia na Romênia...

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Samuel Douhaire

Nesta odisséia absurda de dois homens comuns no campo romeno, o senso de humor frio de Corneliu Porumboiu, seus diálogos acelerados e o espírito de seriedade levado ao ridículo transformam-se numa nova maravilha...

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Scott Foundas

Rodado em um belo widescreen (particularmente as cenas da noite) [...] , com a maioria da ação em longas tomadas de câmera fixa que adicionam ao cinema uma sensação de inércia cuidadosamente conjurada.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Guilherme Bakunin

O sacrifício, a entrega, a obstinação. O valor simbólico da aventura de "O Tesouro" só pode ser traduzido nesses termos. O filme está longe de ser perfeito (na verdade ele é apenas bom), mas sai desse lugar de ternura para contar uma história cheia de coração.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Preview

por Suzana Uchoa Itiberê

O final é tão ingênuo que o espectador se questiona se acabou de assistir a um conto de fadas. Mas não se engane, pois o que está em pauta aqui são graves problemas sociais e econômicos que, bom seria, fossem resolvidos com um toque de mágica.

A crítica completa está disponível no site Preview

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O argumento original é excelente em sua simplicidade, porém a execução deixa um pouco a desejar. Talvez auto embevecido pelo minimalismo de filmar, três quintos do filme se vão apenas na redundante procura pelo tesouro...

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Neusa Barbosa

Os três homens parecem três patetas, envolvidos numa empreitada duvidosa e secreta [...] Não é o melhor filme deste diretor mas, de vários modos, comenta também a crise econômica que varre a Europa com ironia peculiar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Não preciso contar mais porque o filme é primário, sem graça, atores ruins, situação medíocre e final que se pretende irônico e parece mais bobo. Não recomendo. Prêmios, como a gente bem sabe, não querem dizer grande coisa.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald