A Última Lição
    • Preview
    • Veja

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Eu disse que era um tema difícil e complicado, porque deve mexer com crenças e sentimentos pessoais das espectadoras, mas nunca cai num meloso ou ridículo. Se presta a debates e polêmicas, mas também é uma experiência ousada e bastante bem sucedida.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

A trama parece um tanto demonstrativa, o que às vezes a enfraquece. Nesse tipo de situação-limite, o da morte voluntária, espera-se que sentimentos conflitantes aflorem com mais força e sem tanta racionalidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Marina Galeano

Permeado por um contexto tão comovente, o filme não consegue se livrar do exagero. [...] Apesar dos deslizes, "A Última Lição" transmite uma mensagem tocante, especialmente àqueles que convivem com pessoas de idade avançada.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

O Globo

por Susana Schild

A premissa envolve questões éticas e morais de amplo espectro, mas a diretora Pascale Pouzadoux, a partir de relato biográfico, decide mostrar o lado bom, digamos assim, da situação. E utiliza o método de alternar drama e cenas edificantes nem sempre convincentes.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Frédéric Strauss

Uma cena triste, uma cena alegre, um momento luminoso, um momento sombrio se sucedem com regularidade. Mas esta banalidade da direção acompanha fragmentos intensos do roteiro.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Ccine10

por Kadu Silva

Pouzadoux usa o melodrama além da conta para narrar os últimos dias de Madeleine e toda a proposta de discutir a aceitação ou não da eutanásia acaba perdendo a importância diante do tom exagerado do discurso.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cineweb

por Alysson Oliveira

Há um carinho muito grande da diretora, além de sua busca pelo que há de mais humano nessas figuras – especialmente suas contradições –, mas um excesso extravagâncias parece destoar, como a cuidadora negra...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

"A Última Lição" flerta constante e perigosamente com o piegas. A flagrante necessidade de apresentar motivos pelos quais devemos, de certa forma, aderir totalmente à causa da idosa, às vezes é excessiva.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

"A Última Lição" é sensível, mas não dá para dizer agradável. Nesse sentido, o do entretenimento, o recente "A Viagem de Meu Pai" faz uma mescla mais equilibrada de drama e humor para falar da delicada relação entre filhos e pais idosos.

A crítica completa está disponível no site Preview

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Embora traga à tona um tema oportuno e atual, a adaptação apela para o sentimentalismo, tem diálogos rasteiros e atuações insossas. Em vez de comoção, tende a provocar rejeição.

A crítica completa está disponível no site Veja