Casamento Grego 2
    3,7
    Você assistiu Casamento Grego 2 ?

Enviada em 3 de junho de 2016
    Em 2002, uma comédia dirigida por Joel Zwick conquistou crítica e público por conseguir adaptar o formato de uma série de TV familiar para o cinema, com um roteiro agradável, trazendo personagens diferentes em uma família grega bem exótica. Nisso tudo, a protagonista Toula é uma mulher beirando os trinta anos, cujo sonho do pai era o de que ela se casasse com um grego para manter as tradições familiares. No entanto, como ninguém manda no coração, Toula (Nia Vardalos) acaba se apaixonando por um inglês chamado Ian (John Corbett). E é aí que reside o problema, pois o relacionamento terá que ser aceito em uma cultura completamente diferente.
    O filme é bem leve, fez um sucesso impressionante de bilheteria. O que é curioso, já que suas falas não o tornam um longa exatamente engraçado e em nada justificou sua indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original (!).

Catorze anos depois, agora morando em Chicago, é a vez da filha do casal principal, Paris (Elena Kampouris), entrar na adolescência e começar a se incomodar com a pressão familiar em vários sentidos, como escolher uma faculdade, arrumar um namorado e conseguir sua independência dentro de uma família que é unida para tudo. Essa é basicamente a trama principal desta continuação, que desenvolve tanto a personagem de Paris como filha quanto a de Toula como mãe, coisas que não tínhamos visto no filme anterior. É importante ressaltar, porém, que há muitos ‘subtemas’ nos quais o filme toca ou tenta abordar durante sua projeção.

Dirigido por Kirk Jones ( de ‘O Que Esperar Quando Você Está Esperando’), um dos pontos positivos de 'Casamento Grego 2' é que ele é bem fiel à essência do filme anterior, como uma espécie de agradecimento aos fãs por ter conquistado seu sucesso. Há muitas referências feitas para seu público-alvo, como o limpa-móveis, o restaurante, uma ligação com a informática, além da excentricidade da família, é claro. Só que o tom deste filme é diferente, aqui deixamos de ver uma comédia ingênua e estamos diante de praticamente um filme screwball, ou seja, uma comédia bem mais maluca e excêntrica que a original.

Entretanto, logo esse laço de nostalgia com o público se dissipa, deixando bem nítido o quão desnecessária torna-se essa continuação. A tentativa de humor é, basicamente, calcada em estereótipos e piadas que, mesmo ditas de forma simplória, especialmente pelo avô Gus (Michael Constantine), são ofensivas e ultrapassadas - pois vale lembrar que estamos em 2016, mais de uma década depois do filme original. O que fazia rir naquela época não necessariamente continua sendo engraçado hoje em dia. Na tentativa de aumentar a amplitude da confusão do filme, o roteiro da estrela da franquia, Nia Vardalos, "trai" seus personagens em prol do suposto humor do filme.

De excêntricos, fofos e interessantes, as atitudes irrealistas da família dão a entender que gregos são estranhos, não sabem se comportar em público e não se adequam ao ambiente no qual se encontram. É certo que podemos alegar que, por ser uma comédia, tudo precise ser exagerado. Mas isso funcionaria se as piadas fossem realmente engraçadas. Ao invés disto temos, por exemplo, a piada que Paris precisa de um namorado grego pra se casar logo - embora a garota esteja preocupada com seu futuro e qual faculdade iria cursar, coisa que a família não está nem aí. Na primeira vez que isso é dito no filme, naturalmente o espectador pode achar engraçado, mas essa mesma piada se repete mais de oito vezes durante o filme, apenas pelo personagem de Gus (sim, eu contei!). Alguns roteiristas subestimam o fato de que fazer comédia é muito mais difícil do que parece...

Outro problema do longa é seu excesso de tramas paralelas. Gus tem um problema com o irmão que mora na Grécia, no meio do filme surge do nada um problema no casamento de Toula e Ian, além da questão da filha estar se mudando de casa, etc. Para justificar o título de "Casamento Grego", surge também um problema no casamento de Gus e Maria, que é o que basicamente move o filme do meio para o final. Todos esses direcionamentos não chegam nem a ser pontas soltas, porque não há profundidade nem relevância na maioria dessas questões e elas não servem para fazer o filme caminhar rumo a uma resolução aceitável.

Basicamente, o tema do filme é um drama familiar, que usa o tema do casamento e algumas situações cotidianas para tentar retratar como é a vida de uma família imigrante em outro país, lutando interna e externamente para não perder suas raízes e as características que lhes diferenciam das demais famílias vizinhas. Entretanto, é um tema de pouca relevância pela forma com a qual foi apresentada, visto que o mesmo é fundamentado em estereótipos, onde não há um drama real. Tudo se resolve automaticamente e, apesar das confusões, os personagens não conseguem aprender com seus erros.

A direção e o roteiro são tão fracos que não sugerem uma solução realista para nada no filme, nem um sequer dos problemas abordados. Há atitudes que não entendemos, como por exemplo, uma adolescente "rebelde" que quer distância da família, se isolaria no quarto ou iria passear à noite com o cachorro acompanhada das tias e a avó? O que seria mais plausível? Mas logo percebemos que ela precisaria estar ali para pegar os pais numa situação completamente clichê mais a frente. O segredo de um filme é que os personagens não pareçam que estão em um filme.

Há melhorias com relação ao seu antecessor na questão estética, na direção de arte mais caprichada e figurinos – o que é compreensível pelo maior investimento no projeto. A trilha sonora também é boa, remetendo ao clima do filme original. Mas além do fato de gerar bilheteria, resgatando um sucesso antigo e apostando na fidelidade do seu público-alvo, 'Casamento Grego 2' não justifica o por quê de ter sido feito. É muito semelhante ao que a franquia 'American Pie' fez recentemente com 'American Reunion' (2012), e as semelhanças são tantas que até a personagem da Tia Voula se torna uma espécie de Stifler, desbocada e fazendo menção a sexo em quase todas as suas falas (até porque falta de sexo no casamento é um tema pouquíssimo explorado no cinema e televisão, não é?).

Com um misto de 'Sex And the City' com 'American Pie 3', 'Casamento Grego 2' perde completamente o foco do drama familiar para se tornar uma comédia de situação genérica, que aposta no elenco original para levar fãs nostálgicos às salas de cinema. Certamente irá agradar a alguns, mas mesmo aqueles que gostarem perceberão que é um humor bem raso e momentâneo, resultando em um filme completamente esquecível. O que resta torcer é que a franquia pare por aqui para não estragar ainda mais o legado de uma boa história e de bons personagens escritos lá atrás, em 2002.
    Luís Felipe B.
    Luís Felipe B.

Enviada em 9 de abril de 2016
    Um Filme Gostoso de Se Ver, Tem Partes Inúteis Porém Tem Muita Comédia Envolvendo Os Gregos, Eu Gostei Muito do Filme Porque Involve A Escolha é Claro "O Casamento Grego".
    Átila N.
    Átila N.

Enviada em 8 de abril de 2016
    Filme engraçado de humor leve , no qual mostra a valorização da família, gostei muito da atuação de Michael Constantine .
    Anderson F.
    Anderson F.

Enviada em 6 de abril de 2016
    humor leve sem forçação de barra com um linda mensagem de valorização da família e do casamento
    usar o mesmo elenco mesmo depois de tantos anos foi um perfeita sacada
    Gidalva C.
    Gidalva C.

Enviada em 5 de abril de 2016
    Como vou criticar se ainda não assistí, para dar nota também, ninguém pensou nisso? Acorda pessoal, peçam nota e crítica depois
    Carlos O.
    Carlos O.

Enviada em 4 de abril de 2016
    O filme surpreende, fui assistir certo de que me arrependeria pois, houve um longo intervalo para o lançamento da sequência. Se assistires ao filme livre de pensamentos críticos e conseguir captar a mensagem de valorização da família, retornará para casa bem satisfeito.
    Luciano Franco Ramos ..
    Luciano Franco Ramos ..

Enviada em 4 de abril de 2016
    Um filme que mostra um humor leve, sem apelos, mas muito engraçado no seu romantismo, com ênfase no alicerce que é a FAMÍLIA, alicerce da sociedade, mostrando a importância do AMOR, que é o dá sentido a vida, dá um objetivo seguro para a caminhada na vida, mesmo com os exageros normais e engraçados de uma comédia romântica, passa uma mensagem de alegria de viver, mesmo com problemas que todos nós temos, com conflitos de convivências, opiniões diferentes, várias gerações, mostrando a necessidade de se atualizar as realidades sociais sem perder a base, ou seja, A FAMÍLIA, O AMOR. Trata de maneira discreta e respeitosa o homossexualismo, também mostra o respeito e importância do idoso (momento tão sutil que, mesmo na confusão e agitação dos preparativos do casamento, não esquecem de chamar para se arrumar no salão de beleza a matriarca muito idosa da família), demonstra a tentativa de manter o equilíbrio em pais de adolescente, pois nesta fase da vida em que os conflitos existenciais são tão difíceis e, ao mesmo tempo, tão normais, tão naturais.

😀🤔
    Maria Clara M.
    Maria Clara M.

Enviada em 3 de abril de 2016
    Um filme relativamente fraco comparados a filmes lançados atualmente. Mas cumpre o seu papel de filme comercial.
    Ric Brandes
    Ric Brandes

Enviada em 4 de abril de 2016
    Romance, drama e emoção em família: 14 anos depois, Casamento Grego 2está de volta aos cinemas para provar que as boas histórias familiares sempre rendem bons frutos!

Após o estrondoso sucesso de público e critica em 2002, e a indicação ao Oscar de melhor roteiro original, a atriz Nia Vardalos retorna no papel de Toula, agora casada e com uma filha adolescente, em uma divertida comédia romântica sobre tradições em família.

O mote principal do filme está no casamento não oficializado dos pais de Toula, que provocará muitas confusões (e uma grande festa grega!) na família Portokalos. O destaque do filme com certeza está na família grega de Toula, que traz atores muito competentes em seus papéis que fazem rir e emocionar a platéia. Os personagens são muito bem construídos, e transitam entre gerações com Bisavós, avós, pais, filhos e agregados, que unidos lutam para seguir sua cultura e tradições.

E o ator destaque que rouba a cena neste filme, claro, é o noivo inesperado da melhor idade: Gus Portokalos, o pai de Toula. Com um possível parentesco com Alexandre o Grande, muitas cenas divertidas e bem humoradas surgem, junto com momentos românticos e dramáticos. Gus é capaz de arrancar risadas dos espectadores, e também emocionar com seu jeito único de ver a vida, sempre com seu limpa vidros mil e uma utilidades.

spoiler: (A cena do pai de Toula, tentando usar o computador, é um dos melhores e mais divertidos momentos do filme, sem contar os momentos do tradicional casamento grego, claro...)

Com produção de Tom Hanks, Casamento grego 2 traz uma excelente trilha sonora com músicas tipicamente Gregas e também clássicos do pop mundial, e certamente terá um espaço garantido no coração dos fãs que aguardaram para essa tão esperada seqüência.

E como em toda boa história de família sempre há algo a mais para contar, o gancho para a seqüência foi muito bem selecionado. E muitas surpresas virão nas próximas histórias da divertida família Portokalos! E como todo bom casamento pede uma boa festa, recebemos um convite eletrônico para o casamento dos pais de Toula (Uma excelente ação de marketing dos produtores, que merece os parabéns!

Assista Casamento Grego 2 nos cinemas e sinta-se parte da tradicional família Portokalos! Opa! (saúde!

Por Ricardo Brandes
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 1 de abril de 2016
    Apesar de um bom elenco, o filme não se sustenta e Universal Studios investiu em uma comédia fraca !