Lion - Uma Jornada Para Casa
    • The Playlist
    • Variety

Observatório do Cinema

por Bruno Pinheiro

"Lion: Uma Jornada Para Casa" é um filme comovente, que do primeiro ao último minuto prende a atenção do telespectador com uma história singular.

A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

"Lion - Uma Jornada Para Casa" é uma trama belamente narrada, uma história que inspira coragem e determinação. E também é uma ótima propagada do Google Earth.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Omelete

por Érico Borgo

A jornada de Saroo é uma que tem muito a dizer sobre o que significa pertencer a algum lugar. Fala de família, ligações afetivas e de sangue. Mais do que isso, porém, tem nas figuras dos pais adotivos uma incrível lição sobre o verdadeiro lar em questão.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Screen International

por Fionnuala Halligan

Se a história de Saroo parece ser de outro mundo, a equipe de cineastas conseguiu encarar o desafio posto pela adaptação. Pode existir um sentimento de inevitabilidade sobre fim do caminho de Saroo, mas o que conta aqui é a jornada em si.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por David Rooney

[...] esta é uma contemplação sóbria e, ainda assim, profundamente empolgante sobre temas como a família, as raízes, identidade e lar, em uma abordagem que se eleva durante o curso das duas horas de duração do filme.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Ccine10

por Juca Claudino

É sim aprazível e de valer o ingresso, porém dentro da sua proposta de cinema não é o filme que mais se destaca nos últimos anos – mas de longe não é o mais desagradável.

A crítica completa está disponível no site Ccine10

Cinemascope

por Juliana Mangorra

O drama fica praticamente focado no Google Earth. Apesar disso, o diretor não manteve essa busca presa ao computador, conseguindo trazer as emoções de Saroo. As lembranças de sua infância, de sua mãe e seu irmão ajudam a preservar a força na história do personagem.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Boston Globe

por Ty Burr

"Lion - Uma Jornada Para Casa" não tem vergonha e tem muito coração e o espectador provavelmente chorará lágrimas felizes e boas no final do filme.

A crítica completa está disponível no site Boston Globe

CineClick

por Daniel Reininger

"Lion - Uma Jornada Para Casa" apresenta uma história poderosa, mas é a sua primeira metade que realmente merece toda a atenção dada ao filme. Apesar dos problemas, sua história universal possui elementos suficientes para emocionar...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Evitando o melodrama que tantos outros diretores abraçariam, Davis se recupera no ato final do longa, que, encenado sem maniqueísmos excessivos, surpreende pelo impacto emocional que revela.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

New York Times

por A. O. Scott

Como uma experiência puramente emocional, o filme sucede sem parecer muito fraco ou manipulador. Quero dizer, o filme é fraco e manipulador de uma forma justa e transparente.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

A fragilidade de "Lion - Uma Jornada Para Casa" surge nessa construção prolongada do trauma do menino. A insistência em retratar sofrimento atrás de sofrimento é cansativa. Um tom abaixo faria muito bem ao filme.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rolling Stone

por Caio Delcolli

Apesar de narrar tudo com bastante honestidade, a direção de Davis é só competente. [...] Baseado em fatos reais, "Lion" aborda a concepção de família e faz um apelo a respeito das mais de 80 mil crianças que se perdem na Índia anualmente.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Rodado em locações o filme tem uma trilha musical grandiloquente mas que funciona e traz uma interpretação muito boa da estrela Nicole Kidman [...] a soma de tudo isso faz com que o filme seja fácil de ver e por vezes emocionante.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

The Guardian

por Benjamin Lee

Em grande parte graças à performance extremamente afetiva do estreante Sunny Pawar, o primeiro ato de "Lion - Uma Jornada Para Casa" funciona muito bem.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Bastante habilidoso na condução da primeira fase, o diretor estreante Garth Davis consegue, felizmente, resgatar a emoção na meia hora final. Fica até difícil conter as lágrimas.

A crítica completa está disponível no site Veja

Washington Post

por Stephanie Merry

"Lion - Uma Jornada Para Casa" é um filme complexo, abordando temáticas profundas como o lar e a identidade em duas metades tonalmente distintas entre si.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Cinema com Rapadura

por Rogério Montanare

Com uma história rica e interessante, que por si só já é praticamente um roteiro de um filme de sucesso, “Lion: Uma Jornada Para Casa”, apesar do final lacrimejante, não consegue suplantar o próprio plot e escorrega no aspecto que deveria ser o mais importante em sua concepção: empatia.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Raphael Camacho

O filme não é ruim, longe disso. Algumas cenas são comoventes e exploram com muita eficiência toda a emoção que transborda, principalmente nas diálogos entre mãe e filho. [...] Mas falta ao roteiro um pouco mais de informação ao público sobre algumas lacunas que ficam sem respostas.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

Uma boa dose de fofura pós-colonial combinada com outra da pós-modernidade espacial do Google Earth dá o tom ao oscarizável "Lion: Uma Jornada Para Casa"...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

Aparentes boas intenções cinematográficas que carregam não só uma possível leitura simbólica do Primeiro Mundo como salvador dos oprimidos – sem querer entrar nos méritos do altruísmo dos pais adotivos – como também a vontade de capitalizar sobre o drama, com direito a oportunidade de merchandising.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Collider

por Matt Goldberg

Não odeio "Lion - Uma Jornada Para Casa", mas também não gosto do filme. Levando em consideração a inspiradora e emotiva jornada de Saroo, o filme me deixou pouco emocionado.

A crítica completa está disponível no site Collider

Críticos.Com.Br

por Marcelo Janot

Parece um vídeo de luxo da UNICEF, com atores famosos e uma equipe técnica competente para contar uma história edificante, de superação e que sirva de exemplo e inspiração. [...] Nada muito diferente do que o filme brasileiro “Pequeno Segredo” tentou fazer mirando uma indicação ao Oscar...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

The Playlist

por Kevin Jagernauth

E apesar de "Lion - Uma Jornada Para Casa" não ser o tipo de drama que demanda uma narrativa arriscada, é um drama cuja topografia emocional é pouco detalhada ao invés de ser justamente mapeada.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Peter Debruge

Felizmente, o diretor Garth Davis tem em mãos um elenco formidável, liderado pelo par de carismáticos atores que dividem o papel principal [Sunny Pawar e Dev Patel]...

A crítica completa está disponível no site Variety