Junho - O Mês que Abalou o Brasil
    3,7
    Você assistiu Junho - O Mês que Abalou o Brasil ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 15 de maio de 2016
    Nesta semana, o Brasil viu o processo de impeachment contra a Presidenta Dilma Rousseff ser aprovado no Senado Federal, com 55 votos a favor, 22 contra e 2 abstenções. É certo dizer que o processo que levou ao afastamento da Presidenta começou em junho de 2013, quando brasileiros de vários Estados se reuniram em manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público, naquilo que ficou conhecido como as Manifestações dos 20 Centavos (em alusão ao valor de aumento nas passagens de ônibus).

O documentário Junho: O Mês que Abalou o Brasil, de João Wainer, se dedica a analisar estas manifestações, os grupos que foram os idealizadores do movimento, a cobertura da imprensa durante o evento, bem como as implicações que as manifestações tiveram num país que estava às vésperas de sediar um grande evento como a Copa do Mundo FIFA 2014.

Na atual conjuntura política e social que nosso país vive, seria interessante que o diretor João Wainer pudesse fazer uma sequência deste documentário - desta vez enfocando os diversos movimentos sociais, como o Movimento Brasil Livre, o Vem Pra Rua Brasil, dentre outros, de forma a tentar perceber como os movimentos populares evoluíram ao ponto de conseguirem apoio das instituições para o impedimento da Presidenta da República.
    Enviada em 12 de novembro de 2014
    O que tem que ser mostrado de verdade sobre aquela verdadeira "revolução" brasileira,será mostrado nesse ótimo documentário.E olha que o diretor João Wainer explora todos os lados.Não somente o lado dos manifestantes ou de quem não era.Aqui tem espaço para todos analisar,ou até mesmo se explicar daquele fato ocorrido em Junho de 2013.São imagens e histórias impressionantes.Cada pessoa entrevistada é fundamental ao documentário.As imagens são realistas,onde mostram tudo que a mídia não mostrou,e nem nunca vais mostrar.É um documentário pra ficar pra história realmente.Pois valoriza o momento em que o Brasil realmente acorda de fato,e tanta resgatar um pouco daquilo que se via em épocas passadas sobre a política.